.
Florais de Bach no tratamento para compulsão alimentar

Florais de Bach no tratamento para compulsão alimentar

Você sabe definir o que é uma compulsão alimentar emocional? Tratável também com o auxílio de florais e outros elementos da terapia alternativa, essa compulsão acontece quando o indivíduo usa o alimento como válvula de escape para seus sentimentos imediatos. Neste caso, ela pode envolver obsessões não somente com a comida, mas com o controle do peso e seguir determinadas dietas.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Geralmente, pessoas com essa tendência à compulsão alimentar veem o alimento como forma de suprir, abafar ou recompensar determinado sentimento. Alguns exemplos de emoções que podem ser gatilho para o problema são o tédio, a ansiedade, o ciúme, a tristeza e até mesmo a alegria – são muitos os motivos que levam o indivíduo a comer, e depois se arrepender pelo feito. Veja as frases a seguir:

“Quando supero ou realizo algo difícil, sinto-me na obrigação de comer como forma de recompensa – afinal, eu mereço!”

“Se estou muito nervoso, tendo a comer mais que o normal.”

“Em momentos onde estou tenso ou ansioso por qualquer motivo, me sinto impulsionado a comer o que tiver pela frente.”

“Sempre que me sinto triste ou solitário, vejo a comida como uma forma de consolo.”

Você se reconhece em algum desses cenários? Todos nós temos um pouco de compulsão em determinado momento da vida – como os de ansiedade, por exemplo -, mas isso se torna uma patologia quando o indivíduo utiliza a comida como forma de escape para diversas situações da vida, comendo em grandes quantidades, várias vezes em um mesmo dia, sem ao menos estar sentindo fome. Durante o momento de compulsão, o indivíduo claramente sente a perda do controle sobre a situação – o que desencadeia a culpa e, em casos mais graves, episódios de bulimia e depressão.

Compulsão alimentar é assunto sério, e mesmo que a medicina alternativa seja capaz de auxiliar no tratamento, como acontece com os florais, àquele que se identificou com os sintomas deve sim buscar auxílio alopático com um nutrólogo, endocrinologista ou mesmo psiquiatra para conseguir um diagnóstico mais preciso e imediato.

 

Florais para controlar a compulsão alimentar

Se você já se identificou com algumas das características acima, este é um primeiro indício de que possivelmente sofre de compulsão alimentar. Diante desse pré-diagnóstico, podemos recomendar o uso de alguns florais capazes de domar o impulso de atacar a comida e fazê-lo pensar com mais clareza, acalmando os ânimos e aprendendo com os erros e eventuais insatisfações sobre seu próprio corpo ou comportamentos.


Leia também: Florais de Saint Germain: um guia das 89 essências


  • Chestnut Bud
    Chestnut Bud: diante da compulsão, este é um floral capaz de fazê-lo observar com objetividade seus comportamentos e erros, conseguindo seguir em frente. Também atua para que você não repita os mesmos equívocos em outras dietas e também absorva o conhecimento a partir de suas experiências.

  • Crab Apple
    Crab Apple: o ajudará a aceitar suas eventuais insatisfações físicas, fazendo-o se sentir melhor sobre a maneira como realmente é. Basicamente, quando você se sente mal por alguma característica sua, este floral atuará no processo de aceitação pessoal.

  • Cherry Plum
    Cherry Plum: quando estiver prestes a perder o controle, Cherry Plum entra em ação auxiliando-o a agir de forma mais racional, pensando claramente já com a mente equilibrada e calma. Durante uma dieta, quando estiver com medo de perder o controle sobre ela, o floral também pode ajudá-lo a pensar sobre as suas escolhas.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: