.
Florais de Bach no tratamento auxiliar à dependência química

Florais de Bach no tratamento auxiliar à dependência química

Os Florais de Bach são algo cada vez mais presente e conhecido por toda a população, isso é algo muito bom e positivo para todos, a notícia nada positiva que a acompanha aqui é que a dependência química, infelizmente, está igualmente cada vez mais presente na sociedade de hoje, tão presente que é difícil para qual quer um ignorar esse problema.

A dependência química é não somente um problema devastador para o círculo familiar dos dependentes, já que todas as pessoas próximas acabam sofrendo com o vício, mas é também um gravíssimo problema de saúde pública. A dependência química abrange um leque muito amplo de drogas, e tanto o álcool como a nicotina estão inseridos nesse grupo; todas elas são capazes de fazer alterações no Sistema Nervoso Central (SNC) dos usuários e levar a sensações de prazer que tornam o abandono do uso algo realmente custoso.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Se observarmos alguns dados ainda de 2013 quando tínhamos níveis mais baixos, a Organização das Nações Unidas (ONU) já apresentava em seus relatórios que mais de 185 milhões de pessoas consumiram algum tipo de droga apenas naquele ano. Somente no Brasil, contabilizando somente o uso de maconha ou haxixe, o número de usuários já era de 1,7 milhões. A nível mundial esse número salta para 146 milhões, sem considerar que muitos desses usuários também fizeram uso de algum outro entorpecente, como heroína, morfina e ópio.

Outro grande problema é que muitas vezes o consumo de drogas mais leves também pode facilitar o caminho a outras mais pesadas. O álcool é um exemplo, pois mesmo sendo uma droga permitida por lei, as estatísticas apontam que jovens que consomem grandes quantidades de álcool tem ao menos cinco vezes mais chances de se tornarem dependente químicos de outras drogas.

Além das questões unicamente relacionadas ao emocional do usuário, o consumo de drogas gera custos exorbitantes ao estado com problemas de saúde relacionados diretamente à utilização de agentes químicos e outros, tendo como consequência um organismo fragilizado pelo consumo destas substâncias.

Outro importante efeito colateral da dependência química é a maneira como atingem e desestruturam toda uma organização familiar. Com sorte, o dependente consegue mobilizar toda a família para que o ajude com tratamentos e internações. Em últimos casos, a dependência química torna-se questão de segurança pública, uma vez que o consumo alimenta o tráfico, e a falta de recursos para conseguir novas doses também leva a delitos.

Como os Florias de Bach podem ajudar com a dependência química

florais

Os Florais de Bach podem ajudar de muitas maneiras as pessoas que sofrem com a dependência química, condição essa que está relacionada a uma série de fatores: um psicológico instável, fragilizado ou desestabilizado por algum evento, um grande trauma, problemas domésticos, entre tantos outros.

Ainda é possível completar que segundo Raíssa Palhano, psicóloga e supervisora pedagógica dos cursos de Saúde Mental e Dependência Química da UNA-SUS/UFMA, as pessoas mais propensas a ter problemas com o uso de drogas em geral são aquelas que já possuem outro familiar com problemas similares, o que só contribui para aumentar o problema.

Os Florais de Bach, por sua vez, podem ajudar os dependentes químicos de maneiras diferentes, atuantes tanto para frear o avanço do vicio quanto para apoiar uma recuperação em progresso. Como o fator emocional está diretamente relacionado à maioria dos casos de dependência química, os Florais de Bach que servem para tratar e equilibrar estado emocionais e mentais confusos podem se tornar uma poderosa ferramenta na recuperação dessas pessoas.

Se indicados de maneira correta oferecerão mais suporte para superar os desafios emocionais, buscando tratar o problema diretamente na raiz. Podemos dizer que os florais tratam o indivíduo e não a doença, o que no fim é muito efetivo.

Pensando nisso, confira a relação com os Florais de Bach mais indicados para estes casos de dependência química, com uma breve explicação de seus objetivos. Lembrando que o uso dos florais consiste em uma terapia auxiliar, e não substitui o acompanhamento psicoterapêutico, medicamentos prescritos pela medicina tradicional e, em casos extremos, a internação.


Rescue

Era esperado que essa lista iniciasse com um dos soberanos dos Florais de Bach. O Recue é provavelmente o mais famoso e também o mais consumido entre todos os Florais de Bach; o motivo para isso é bem claro: ele é muito eficiente no tratamento de uma quantidade bem ampla de situações e crises.

Na realidade, o Rescue Remedy é a combinação de cinco essências diferentes que resultam em uma fórmula emergencial poderosa, sendo elas Rock Rose, Impatiens, Clematis, Star of Bethlehem e Cherry Plum. Ele é indicado para praticamente toda a situação de ansiedade intensa, pânico, choque emocional e até mesmo entorpecimento mental. Sua formulação faz com que ele seja muito eficiente em situações semelhantes às enfrentadas por um dependente químico.

Os sintomas de ansiedade enfrentados por um dependente químico são semelhantes aos enfrentados por quem tem algum trauma, como os de acidentes de trânsito e avião e mesmo assim precisam viajar. Entretanto, no caso dos dependentes químicos é tudo muito mais intenso. Nesse momento o Recue funciona como um kit de primeiros socorros, amortizando estes sentimentos negativos e proporcionando uma maior harmonia emocional, o que acaba levando o dependente a raciocinar com mais clareza e ver que é possível lutar contra essa dificuldade.


Agrimony

A dependência química muitas vezes é uma doença silenciosa e que demora a ser descoberta pelas pessoas próximas ao dependente, o que acaba sendo um grande problema pois a ajuda demora a chegar, e quando chega a situação pode já estar grave e muito avançada. Atrás de um rosto de aparência alegre e cheio de jovialidade pode haver um problema sério se desenvolvendo, o que pode ser esperado, já que dependentes químicos acabam buscando abrigo nas drogas justamente por não conseguirem se abrir com outras pessoas.

Estes dependentes em geral são ótimos amigos e companheiros, estão sempre cercados de outras pessoas ao seu redor e parecem estar sempre alegres, fazendo piadas de seus próprios problemas. Por baixo dessa fachada se esconde outra realidade, a realidade de alguém que não suporta ficar sozinho pois então terá de encarar seus problemas; alguém que faz piada para quem ninguém veja sua expressão de tristeza.

O floral Agrimony visa trabalhar diretamente nesta questão. Ele foi desenvolvido para reverter a fachada criada para esconder pensamentos dolorosos e a inquietação interior; a energia contida neste floral estimula a sinceridade do indivíduo e o aumento da alegria. Ele fará com que pare de ignorar brigas e discussões deliberadamente todas as vezes em que sentir seus sentimentos verdadeiros expostos ou se achar que irá desagradar as pessoas que ama.

Com o Agrimony o indivíduo se sente mais estimulado a relaxar e apagar esse personagem, criando a coragem necessária para partilhar seus problemas e encarar a realidade da vida aceitando que até mesmo as partes mais tristes de nós precisam ser divididas.


Leia também: Florais Joel Aleixo: o sistema floral baseado na alquimia


Centaury

Um dependente químico tem como característica fundamental ter dificuldades em dizer “não” a algo ou alguém, fazendo com que sejam mais facilmente dominados pelo vício e pela necessidade de se esconder atrás das drogas. Provavelmente você já deve conhecer aquela velha história do “não precisa se preocupar, eu paro quando eu quiser”. A verdade é que essas pessoas não sabem reconhecer que não tem vontade suficiente para lutar contra o vício, de modo que se deixam levar pela ilusão de que estão consumindo os entorpecentes por vontade própria. Elas só irão perceber seu erro quando for tarde demais e já estiverem completamente submersas no problema.

Esse é o ponto onde o floral Centaury irá trabalhar, pois sua indicação é feita principalmente para aqueles que já iniciaram ou estão para iniciar um tratamento. Ele estimula a força de vontade do usuário, permitindo que encontre a força necessária para se manter firme e não abandone o tratamento.


Chestnut Bud

Se existe algo muito comum entre todos os dependentes químicos que abandonam o vício são as fases de possível recaída. Estes momentos são muito perigosos pois podem pôr a perder um longo e doloroso trabalho desenvolvido por eles e pelas pessoas próximas; mas não deixam de ser muito comuns.

Os dependentes químicos são indivíduos com um emocional de certa forma frágil, de modo que eles podem ter problemas em aprender com seus erros e com as lições que a vida tenta ensinar. É para isso que o Chestnut Bud foi criado. O floral Chestnut Bud faz com que seja possível elevar sua capacidade de analisar e aprender com seus erros, elevando os níveis de conhecimento e sabedoria.


Cherry Plum

O Cherry Plum vem recomendado especialmente para as pessoas que tem problemas em lidar com situações emocionais intensas, e que ao se verem diante de sentimentos conflitantes ficam de certa forma cegas e perdem o controle sobre si mesmas – seja a nível físico, emocional ou mental.

Esse aliás é um dos grandes motivos destes indivíduos não serem capazes de controlar o consumo de drogas. Basicamente, eles não têm a habilidade necessária para lidar com esses impulsos, o consumo de drogas por exemplo pode ser uma forma de serem agressivas com elas mesmas para que não sejam com os demais.

A energia do floral Cherry Plum procura clarear estas emoções e sentimentos conflituosos, ao proporcionar uma visão mais ampla e promover a paz e serenidade fundamental para que raciocinem de maneira adequada. O Cherry Plum ajuda a retomar o controle sobre si mesmo e agir com lucidez, percebendo a real situação em que se encontram.


Gorse

Esperança: essa é uma palavra e um sentimento que não pode faltar a ninguém, especialmente para quem está lutando para se livrar de um vício, seja ele qual for. O floral Gorse é indicado justamente para isso; ele faz com que a esperança seja trazida de volta à essas pessoas e estimule sua vontade em continuar lutando em busca de sua recuperação e de dias melhores.


Larch

Larch é um floral conhecido por dar o famoso “empurrãozinho”. Quando estamos tentando iniciar um processo de recuperação de um dependente químico, a falta de autoconfiança é um fator determinante no sucesso; muitos não acreditam e si mesmos e pensam não serem capazes de vencer esse obstáculo. O floral Larch usa sua energia para dar aquele ânimo que faltava para ter a determinação de lutar e não se desencorajar diante de nenhum desafio da vida.


Leia também: Aliviando sintomas da TPM através dos florais de Bach


Olive

A indicação do floral Olive é na realidade muito simples, já que ele é recomendado para quem já se encontra em um estado de esgotamento e parece não ter mais forças ou ânimo para lutar. Ao enfrentar essa dura batalha contra o vício, suas energias atingem níveis nunca vistos de esgotamento; o Olive faz com que seja capaz de reunir mais forças para se erguer e seguir com a luta. Ele praticamente renova seu interesse pela vida.


Willow

O floral Willow tem um propósito muito especial no caso dos dependentes químicos, pois trabalha uma noção de realidade e um sentimento chave para a recuperação de qualquer pessoa. Ele é especialmente indicado pois resgata o positivismo da vida, tornando mais clara a verdade de que a sua felicidade na vida depende única e exclusivamente de você mesmo.

Ele mostra que de nada adianta guardar mágoas e ressentimentos, se sentindo injustiçado pela vida e transferindo sua culpa para os outros e para a sociedade. É você quem toma suas decisões, é você quem se torna infeliz e é sua própria vontade que pode leva-lo a sorrir novamente.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: