.
Florais de Bach como auxiliares no tratamento da gagueira

Florais de Bach como auxiliares no tratamento da gagueira

A presença de terapias alternativa como o uso dos florais é cada vez mais presente e expressivo em uma sociedade que busca longevidade. Devido a baixa ou ausência incidência de efeitos colaterais, é comum a adoção do mundo holístico para o tratamento de problemas de saúde – seja de ordem física, mental, emocional ou mesmo espiritual.

Existem motivos muito variados para uma popularidade tão crescente, e um dos principais, no caso dos florais, é a grande versatilidade destas essências energéticas. Elas podem ser utilizadas para os mais variados fins e até mesmo para tratar ou amenizar disfunções como a gagueira.

Florais como auxiliares no tratamento da gagueira

Segundo dados coletados, aproximadamente 70 milhões de pessoas sofrem de desordem de fluência da fala ao redor do mundo; somente no Brasil podemos encontrar cerca de 2 milhões delas.

A gagueira, como é popularmente conhecida, é uma desordem de fluência da fala que tem o nome de “disfemia” no meio acadêmico, podendo se apresentar de formas diferentes em cada indivíduo, onde cada um apresenta um tempo de intervalo na produção e repetição de sílabas, palavras e frases.

Essa mudança entre indivíduos depende da região onde a fala é produzida, e tem entre suas raízes um rápido fluxo de pensamentos que acaba deixando a sua interpretação e reprodução confusas. Isso é mais expressivo em crianças, onde a maior imaturidade do sistema fonoarticulatório deixa evidente essa falta de sincronia na comunicação. Sendo assim, aproximadamente 5% das crianças entre dois e quatro anos de idade apresentam algum tipo de episódio de disfemia.

A grande maioria dessas crianças mostra episódios de forma transitória e logo eles vêm a desaparecer conforme. A grande questão é que ao menos 20% delas não mostra a mesma melhora, passando a necessitar de tratamentos para superar a desordem de fluência da fala.

O uso de florais para tratar de problemas relacionados à gagueira, têm como uma de suas grandes vantagens o fato de praticamente não apresentarem qualquer tipo de contraindicação nesse uso. No entanto, você deve sempre comunicar seu médico sobre qualquer outro tratamento que deseje iniciar ou já esteja administrando, que seja alheio ao que está em acompanhamento no momento. Lembrando que os florais podem ser usados em paralelo com outros tratamentos sem causar nenhuma interferência nos mesmos.


Clique Aqui: Florais Joel Aleixo: o sistema floral baseado na alquimia


  • Mimulus

    Mimulus

    Com a íntima ligação da gagueira e o aumento da frequência com que ela aparece com situações de grande tensão, é natural que ela venha a se agravar sempre que o paciente que já sofra desse mal precise enfrentar tais situações.

    Um dos grandes vilões da gagueira, por exemplo, é a timidez; e é aí que o floral Mimulus entra em cena. Ele é extremamente indicado em casos onde a timidez é paralisante e atrapalha a vida do indivíduo.

    Uma pessoa que já sofra de gagueira e seja tímida, possivelmente vai ser acometida por graves crises ao ter de falar em público, por exemplo. Isso se estende por toda a sua vida, onde pacientes reclamam desde de dificuldades na escola e até em entrevistas de emprego.

    O Mimulus é basicamente uma essência destinada a pessoas que tendem a ser mais nervosas, e se esse é seu caso, certamente terá benefícios a extrair desse floral.

  • Larch

    Larch

    Mais uma vez, temos um floral ligado a tensão social, mas que diferentemente do Mimulus, o Larch tem uma maior relação a falta de confiança em si. O Larch ajuda para que o indivíduo recupere de alguma forma sua confiança e sua coragem. As energias presentes nessa essência fazem aflorar o bom humor e gradualmente tornam a pessoa mais hábil em lidar com as dificuldades.

    Não é como se ele retirasse o todos os medos ou desse a certeza do sucesso ao indivíduo. A chance e a sensação de que pode falhar ainda podem existir, mas você se torna mais capaz de enfrentar isso com otimismo e avançar em sua jornada independentemente da ideia de sucesso ou fracasso.

    Isso é algo essencial para se aproveitar melhor a vida sem ter de criar nenhum tipo de ilusão perigosa. Existe a consciência dos perigos à frente, mas a pessoa entende que vale a pena se arriscar, e que não é preciso ter medo, pois isso é uma etapa da evolução de sua vida.  Essa é a consciência que o Larch procura criar nestas pessoas

  • Impatiens

    Impatiens

    A impaciência, assim como a timidez, pode ser um vilão terrível para muitas pessoas, mas ela certamente é ainda pior quando se instala em uma pessoa que sofre de gagueira. A impaciência cria uma aura de tensão e ansiedade muito prejudiciais a quem precisa de um espírito tranquilo para se comunicar melhor.

    Qualquer pessoa pode cair nesse estado, mas para quem sofre de gagueira isso ergue um verdadeiro muro em sua capacidade de fala, surgindo tanto a quem quer resultados rápidos a uma ação, como para quem quer se comunicar de forma rápida, por exemplo.

    Ao tentar se comunicar, sua impaciência e ansiedade fazem com tenha mais dificuldade em controlar a gagueira e, assim, gagueje ainda mais, desencadeando um quadro ainda maior de ansiedade que só tende a agravar o problema.

    O floral Impatiens atua como forma de trabalhar justamente essa ansiedade, usando suas energias florais para criar uma aura de calmaria ao redor de si, fazendo com que fique menos apressado e mais à vontade em relação a situação e aos outros.

Clique Aqui: Rescue Remedy: a fórmula floral para situações de emergência


Informações importantes para um melhor resultado

Existem muitos fatores ligados a gagueira segundo especialistas, mas nem todos causam o problema propriamente dito. Além do fator genético detectado ainda na infância, como mencionamos, existe o fator social, o fator psicológico e algumas condições médicas específicas que podem desencadear a gagueira.

Mas é aqui que temos o ponto mais importante a ser observado na hora de decidir pelo uso de um floral no tratamento dessa desordem. Condições médicas, como um acidente vascular cerebral (AVC) pode ser uma causa da gagueira devido a lesões intracranicanas, ou mesmo outras situações que gerem traumatismo cranioencefálicos.

Mas o fator emocional, ao contrário do que muitos pensam, não é uma causa da gagueira, mas sim um agravante. Isso é muito importante e deve sim ser levado em conta pois, ao optar por um floral que venha a trabalhar esse campo, precisamos saber que ele vai amenizar os sintomas, mas não fará com que desapareçam completamente.

Como fator social e emocional, pode desencadear e agravar alguma predisposição orgânica já existente. Ao controlarmos o emocional, podemos sim diminuir em muito a ocorrência da gagueira, mas apenas se esse for um fator presente que esteja intensificando o problema.

A gagueira causada especificamente por um problema como as lesões de um AVC não irá desaparecer por completo com a administração dos florais. Eles são uma medida de controle auxiliar.


Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar