.
Flor de Lótus - significado e simbolismo da flor sagrada

Flor de Lótus - significado e simbolismo da flor sagrada

A flor de lótus é uma espécie aquática considerada sagrada em muitas culturas, especialmente no Japão, Índia e Egito. Veja no artigo o significado da Flor de Lótus e os simbolismos que ela carrega.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

O significado da Flor de Lótus

significado da flor de lótus

A planta flor de lótus ganhou a conotação de flor sagrada no budismo e no hinduísmo por sua formação física se assemelhar à evolução espiritual humana. Trata-se de um tipo de lírio d’água que sedimenta raízes na lama dos rios e lagos. Ao brotar, essa flor eleva-se à superfície abrindo-se em um espetáculo de rara beleza. Limpa, bonita e pura. Por isso, na cultura oriental e egípcia, a flor de lótus simboliza o nascimento divino e espiritual, a pureza, a evolução e a ressurreição.


A autolimpeza das pétalas

Outro motivo para o simbolismo desta flor é a sua capacidade de se auto limpar. Ela mergulha em uma água repleta de lodo e outras impurezas, entretanto as suas pétalas são limpas e imaculadas pela sua função natural de limpeza. Desta maneira, o lodo e as impurezas são associados ao pecado, apego e aos desejos materiais, e o renascimento e limpeza da flor são ligados à elevação espiritual e ao poder de auto cura pregados pelos ensinamentos budistas e hinduístas.


Leia também: Florais de Saint Germain: um guia das 89 essências


O significado das cores da flor de lótus

  • Branco: simboliza a pureza do corpo, mente e espírito. Em tom de branco, realça a preza espiritual e a paz da natureza. Tem a peculiaridade de manter o seu calor interno sempre a 35 graus Celsius, à semelhança do corpo humano. Suas sementes podem ficar até 5 mil anos sem água, à espera das condições ideais para germinar.

  • Azul: simboliza a perfeição da sabedoria, e também a vitória do espírito sobre as coisas materiais. Representada por um broto parcialmente aberto, simboliza o conhecimento, a inteligência e a sabedoria.

  • Vermelho: simboliza o amor e a compaixão. Todos os sentimentos positivos ligados ao coração são simbolizados por esse tom da flor.

  • Rosa: simboliza a mais alta divindade do budismo, o próprio Buda. Enquanto o branco simboliza os demais deuses, somente o rosa simboliza o verdadeiro Buda.

As lendas sobre o Significado da Flor de Lótus

No Budismo

A lenda diz que Siddhartha, antes de se tornar Buda, deu sete passos na Terra, e de cada passo brotou uma flor de lótus. Cada flor representa uma etapa da evolução espiritual. É comum observar as representações dos budas de meditação sentados sobre uma flor de lótus. A abertura da flor também simboliza a expansão da vida espiritual na meditação, chamado de dhyana. As pétalas podem estar totalmente fechadas, em processo de abertura, ou completamente abertas, dependendo do estágio da evolução espiritual de cada um.


Na sabedoria egípcia

Na cultura egípcia, a flor de lótus está relacionada à criação do mundo, sendo retratada como o umbigo do Deus Vishnu. A partir desta flor de Vishnu, teria nascido outra divindade, o Brahma, criador dos homens e do cosmo. Dentro das pirâmides e dos palácios do Antigo Egito, é comum encontrar a representação destas flores retratando o renascimento. Além disso, há também a retratação da flor como o Deus Ra. Durante a noite, as pétalas da flor se fecham e ela e se recolhe para dentro d’água novamente, tornando a abrir ao amanhecer. Por esse movimento natural, os egípcios associavam esta planta ao Deus Sol, o Deus Ra, que à semelhança da flor renasce a cada manhã e se esconde na escuridão da noite.


Significado da Flor de Lótus no Hinduísmo

Existe uma bela história indiana para a simbologia da flor de lótus. A lenda conta que um dia quatro irmãos estavam sentados à beira de uma árvore a conversar, eram eles o Fogo, a Terra, a Água e o Ar. Como estavam sempre muito ocupados em seus ofícios, raros eram os momentos em que podiam estar juntos, pois precisavam cumprir a lei divina. Todos eles estavam, entretanto, contentes por servir à criação e contribuir com a vida.

Eles lembraram-se do quanto os homens estavam sendo ingratos, por não valorizarem a vida. Mas, ao invés de puni-los, decidiram deixar ao planeta uma recordação deste encontro, algo que trouxesse a essência da contribuição de cada elemento para a harmonia do mundo. Eles olharam para o lago e decidiram conceber uma planta que tinha suas raízes fixas à terra, que crescem em meio à agua e chega à plenitude no ar.  A terra ofereceu o melhor de si para alimentar as raízes. A água colaborou fornecendo a linfa necessária para o crescimento da haste. O vento foi essencial para atrair a brisa à planta, atraindo a flor para superfície e limpando-a. O fogo finalizou oferecendo o calor do sol, que alimenta e desabrocha a flor. Cada um colaborou com cada detalhe dessa bela criação, deixando à humanidade uma lembrança pura da criação e perfeição que o homem pode alcançar.


Leia também: A sabedoria da relação entre as flores e os pássaros


Frase poderosa sobre o significado da flor de Lótus

“ (…) Muitas vezes nós só conseguimos enxergar o lado ruim das coisas, sendo pessimistas, reclamando da vida, porém sem fazer nada para mudar o destino. O segredo é seguir o exemplo da Flor de Lótus, que mesmo em meio ao lodo em que vive, não há nada que a impeça de florescer tão bela e formidável. Portanto, devemos deixar as mazelas de lado e se preocupar em produzir algo puro e belo, assim como a Flor de Lótus faz diariamente e com toda a tranquilidade. ”-  Silvia Kawanami


Tatuagem de flor de lótus

Por causa de todos esses simbolismos de pureza, expansão espiritual, nascimento divino e ressurreição é muito comum vermos pessoas com tatuagens da flor de lótus em seu corpo. Ela simboliza o caminho para a evolução pessoal e espiritual e por isso muitos querem marcar essa mudança em sua vida com uma tatuagem bela, inspiradora e cheia de significado.


Este artigo foi livremente inspirado nas publicações do portal Japão em Foco.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!