.
Falta de respeito e intolerância: a contribuição da internet para o individualismo

Falta de respeito e intolerância: a contribuição da internet para o individualismo

No mundo moderno em que vivemos o respeito se tornou obsoleto, pouco presente e muito individualizado, onde a palavra é lembrada, mas se faz escassa nas atitudes e discursos. Caminhando na contramão da lógica, o crescente multiculturalismo que deveria nos levar ao desenvolvimento de uma maior tolerância ao próximo e o respeito por suas decisões, acaba nos encaminhando a uma centralização cada vez maior de nossos próprios dogmas.

Faça aqui o seu pedido de oração

O conceito de respeito


O ser humano tem uma dificuldade histórica em lidar com as diferenças, e o mundo globalizado parece não estar colaborando totalmente para que isso mude. O contato com pensamentos cada vez mais diferentes tem feito com que as pessoas acabem por tentar defender mais energicamente aquilo em que acreditam, mesmo que isso implique em invadir o espaço e o direito alheio.

A ideia de respeito está intimamente ligada à tolerância, exprimindo a capacidade humana de aceitar as diferenças existentes entre si. Aceitação essa que também lhe permite ouvir opiniões divergentes, expondo sem impor nada a outro alguém.

Individualização via internet


É preciso reconhecer também o papel da internet nesse momento, uma vez que o meio virtual de comunicação onde todos podem ter acesso ao conhecimento, permite também uma maior noção e compreensão do mundo, adquirindo novos pontos de vista diante da perspectiva daqueles com que antes possuía conflitos. Porém, ainda que a compreensão e o respeito ainda não estejam totalmente descartados neste meio, o que temos observado é um movimento onde as pessoas se fecham em círculos compostos apenas por quem compartilha das mesmas opiniões, reforçando-as e encontrando novas maneiras de impor seus pensamentos; agora em maior número.

Esse é um fenômeno que se manifesta através de uma polarização de ideias, onde os indivíduos se fecham em seus próprios ideais e passam a não respeitar ideias opostas ou divergentes em qualquer sentido. Afinal, é realmente mais fácil e cômodo ao ser humano simplesmente negar a opinião alheia ao invés de respeitar e/ou refletir sobre ela.

Leia Também: Tolerância: como praticar essa virtude que pode nos livrar do ódio

Conviva e respeite 


O respeito deve ser hoje repensado pelo ser humano, sendo avaliado como realmente é: uma convivência harmoniosa com as ideias, as vontades e, principalmente, as necessidades do próximo. Diante de divergências, preze pelo respeito e pela tolerância, entenda que suas próprias verdades não são absolutas e dê o primeiro passo em direção à paz quando o limite de ambos os gostos estiver prestes e ser atingido. Priorize sua discussão para os que compartilham do mesmo pensamento e guarde a intolerância, pois a insistência não levará a lugar algum e ambos serão vencidos pelo cansaço, desencadeando ofensas gratuitas e desfazendo possíveis - e grandes - amizades.


Descubra a sua orientação espiritual! Encontre-se!

Gostou? Compartilhe!