.
Espiritismo e Umbanda: será que existem diferenças entre elas?

Espiritismo e Umbanda: será que existem diferenças entre elas?

Por terem raízes espirituais, algumas pessoas confundem Espiritismo e Umbanda. Porém, isso é um equívoco, existem consideráveis diferenças entre elas. Em comum, possuem o caráter espírita e procuram trazer o bem para os seus praticantes através do contato com espíritos e entidades sagradas. A Umbanda foi anunciada dentro de um centro espírita, mas hoje são práticas completamente distintas. As principais diferenças entre Espiritismo e Umbanda estão no modo como esta doutrina e religião são celebradas. Saiba mais sobre as diferenças entre Espiritismo e Umbanda.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

A comunicação com espíritos no Espiritismo e Umbanda

espiritismo e umbanda

Na religião Umbanda, existe contato com os orixás, entidades de origem africana com sincretismo religioso com espíritos indígenas e santos católicos.  Acredita-se que os orixás possuem irradiações e características de Deus, que determinam sua força e axé sobre nós, assim como possuem também características humanas. Enquanto isso, no Espiritismo não existe o culto a entidades, existe apenas o contato com espíritos, na busca por mensagens de luz de guias espirituais. No centro espírita, determina-se um espírito como evoluído de acordo com a função que designou em sua vida encarnada e seu papel na sociedade.

O Espiritismo não possui várias linhas, como na Umbanda. Existe a prática de contato com os espíritos comuns, que podem ou não revelar sua vida neste plano e a qual colônia pertencem. Enquanto na Umbanda, existe uma hierarquia dos espíritos, atuações e falanges.


Leia também: Espiritismo é uma religião? Entenda os princípios da doutrina de Chico Xavier


Presença de altar e imagens no Espiritismo e Umbanda

A Umbanda possui altar e imagens de santos católicos por uma questão histórica. Eles foram perseguidos porque os Orixás eram considerados entidades de magia negra. A solução encontrada foi utilizar mártires e santos católicos, de forma representativa, para continuar o culto aos orixás. Atualmente, o sincretismo religioso faz com que os santos, orixás, caboclos e outras entidades se unam dentro dessa religião essencialmente brasileira.

O Espiritismo, apesar de ser uma religião cristã, não incorporou nenhum elemento de outras religiões, não há imagem católica ou africana em seus centros. Os centros espíritas dispõem geralmente de uma mesa, com toalha branca, um copo com água no centro e o livro “Evangelho Segundo o Espiritismo”.


Leia também: Pontos de umbanda – saiba o que são e a importância deles na religião


Os rituais mágicos no Espiritismo e Umbanda

O Espiritismo não aceita qualquer tipo de magia e não faz uso destes recursos. Os espíritas não creem em simpatias, talismãs, feitiços e amuletos. Também acreditam que os espíritos devem vir por boa vontade e espontaneidade, não devem ser invocados. O Espiritismo defende que espíritos que participam de magias são inferiores e já praticaram atos parecidos quando estavam encarnados.

Enquanto isso, na Umbanda, o uso da magia branca é legítimo. Porém, deve ser utilizado para o bem, para atrair prosperidade e qualidade de vida. Isso pode variar de acordo com as práticas de cada terreiro. A Umbanda acredita que a magia é utilizada tanto para o bem quanto para o mal e que a religião tem o dever de proporcionar o equilíbrio, incentivando o uso dessas práticas sempre para o bem.


Leia também: Novos desafios do espiritismo: o poder do conhecimento


As hierarquias, funções e organização no Espiritismo e Umbanda

O Espiritismo não costuma utilizar de hierarquias ou funções sacerdotais. Já a Umbanda, tem “pais e mães de terreiro”, exercícios e funções sacerdotais. A Umbanda utiliza roupas diferenciadas, cargos designados às pessoas do terreiro, tipos diferentes de mediunidade, ritos e oferendas. O espaço do terreiro não tem nenhuma semelhança com os centros Espíritas. Além das imagens e altares, a Umbanda utiliza símbolos, sinais cabalísticos, “pontos riscados”, atabaques, entre outros.

Este artigo foi livremente inspirado nesta publicação e adaptado ao Conteúdo WeMystic.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: