.
Erês e seu significado religioso na umbanda e no catolicismo

Erês e seu significado religioso na umbanda e no catolicismo

Energia, inocência alegria paz e o futuro, essas são algumas das palavras que associamos toda vez que ouvimos o barulho no intervalo das escolas quando passamos pela rua, as crianças são sempre associadas a figura da esperança e da inocência, a infância é a fase da vida humana onde mais nos aproximamos do divino, pois, ainda estamos encobertos com a inocência e, ao mesmo tempo possuímos uma sabedoria natural para ver o mundo sem julga-lo e aproveitar o que ele pode nos oferecer de bom.

CONSULTA DE TAROT

Escolha uma carta e comece a consulta de Tarot 100% personalizada!

Na umbanda, uma religião de matriz africana trazida para as Américas pelos povos escravizados vindos de diversas nações do continente africano, a umbanda é a religião africana mais conhecida e praticada no Brasil, possuindo um grande número de adeptos desde Roraima, no norte do país, até o Rio Grande do Sul, sul do país, sendo responsável por carregar uma grande parte da cultura e religiosidade afro brasileira.

Nesta rica religião podemos encontrar uma quantidade enorme de divindades que possuem vários níveis de hierarquia entre deuses e seus comandados, entre esses mensageiros entre deuses e homens estão os Erês, entidades que representam a alegria felicidade a harmonia nos terreiros da umbanda.

Erês – A personificação da alegria

Representados como crianças gêmeas, os Erês são divindades que fazem o ambiente se encherem com alegria e felicidade no ritmo da música, tanto que quando uma sessão de terreiro muito contagiante e alegre, diz-se que estava povoada de Erês. Em nosso país, onde o sincretismo religioso sempre foi grande e as religiões cerimonias sempre se misturam, principalmente o sincretismo entre as religiões de matriz africana e a religião católica, pois, como forma de manter sua própria religiosidade de disfarçar perante os senhores de engenho, seus cultos africanos, houve uma transmutação de figuras da umbanda e do candomblé em figuras de santos católicos. Uma desses misturas religiosas mais conhecidas e que representam os Êres na religião católica são as figuras de cosme e damião, duas crianças pastoras que protegem e guiam crianças. Porém, o não se pode confundir os Êres (guias ou entidades) com Ibeji, o orixá que é representado na crença católica com Cosme e Damião.

A festa mais popular para a entidade dos Êres é o dia de Cosme e Damião, que ocorre no dia 27 de setembro é uma festividade concorrida em todos os terreiros do país, os Êres são tão puros que podem manipular o amor puro, Êres são o equivalente aos nossos querubins, anjos que trazem amor e alegria as pessoas.


Clique Aqui: Erês e seu significado religioso na umbanda e no catolicismo


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

David Fregate David Fregate

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: