.
Entenda a ligação entre os santos católicos e os orixás

Entenda a ligação entre os santos católicos e os orixás

A religião predominante no Brasil é – e sempre foi – o catolicismo, e por isso é muito comum que as crenças que fujam dessa doutrina, em especial as de matizes africanas, ainda sofram com o preconceito e ignorância. Infelizmente não faltam casos de intolerância religiosa, nos quais terreiros de umbanda são queimados e praticantes do candomblé são hostilizados por suas vestes e costumes.

Curioso, porém, é que as entidades cultuadas no candomblé tem seus equivalentes na religião católica. A ligação entre os santos católicos e os orixás vem de longa data, mais especificamente do período colonial brasileiro.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

O que os orixás têm em comum com os santos católicos?

Para entender essa ligação entre santos católicos e orixás é preciso voltar no tempo, quando a escravidão era legal e cerca de quatro milhões de negros africanos foram trazidos pelos europeus à força para trabalhar no Brasil.

A maioria dos africanos eram de origem iorubá, povo que ocupava a região onde hoje ficam localizadas a Nigéria, Benin e Togo, e sua religião oficial era o candomblé. Com isso, os escravos tinham suas crenças e costumes, completamente diferentes daqueles adotados pelos europeus, que logo foram repreendidos e proibidos de serem exercidos em solo brasileiro.

A solução foi “adaptar” os cultos, danças e cantos para poderem exercer sua religião livremente, e aí começa a ligação entre os santos católicos e os orixás. Os orixás são as entidades cultuadas no candomblé e na umbanda, que passaram a ser associados com divindades católicas como forma de burlar a proibição e seguir com a tradição e costume adotados em seu local de origem.

Essas práticas deram origem ao início das religiões africanas em solo brasileiro e à criação da umbanda, genuinamente brasileira, em solos cariocas na década de 30.


Leia também: As lições dos orixás


Divergências na associação entre santos e orixás

O candomblé e a umbanda são muito fortes especialmente na Bahia e Rio de Janeiro, além de algumas regiões de São Paulo. Como o número de santos católicos é grande, alguns orixás podem ser associados com mais de um santo, dependendo da região do país.

  • Exu, orixá mensageiro – Santo Antônio
  • Ogum, orixá guerreiro – São Jorge
  • Oxossi, protetor das matas – São Sebastião
  • Ossaim, orixá das ervas medicinais e plantas – São Roque
  • Obaluaiê e Omulul, orixá das pestes e doenças de pele – São Lázaro e São Roque
  • Oxumaré, orixá da sorte, da fartura e da fertilidade – São Bartolomeu
  • Ewá, orixá das chuvas, mistérios e magia – Nossa Senhora das Neves
  • Xangô, senhor da justiça – São Jerônimo, Santo Antônio, São Pedro, São João Batista, São José e São Francisco de Assis
  • Oxum, rainha dos rios, cachoeiras, ouro e amor – Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora das Candeias
  • Iansã, deusa guerreira, senhora dos ventos, das tempestades e dos raios –  Santa Bárbara
  • Logun-Edé, filho de Oxum com Oxossi – São Miguel Arcanjo e Santo Expedito
  • Obá, uma das esposas de Xangô – Santa Catarina, Santa Marta e Santa Joana D’Arc
  • Iemanjá, orixá da harmonia em família, a rainha dos mares e a mãe dos orixás – Virgem Maria, em especial Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora da Conceição
  • Nanã, orixá feminino mais velho, mãe de Oxumaré e Obaluaiê, protetora dos doentes desenganados – Santa Ana, mãe de Maria
  • Ibeji, orixás gêmeos, protetores das crianças e da família – Cosme e Damião.
  • Oxalá, pai de todos os orixás, responsável pela criação do mundo e dos seres humanos – Jesus Cristo

Entre as diferenças mais conhecidas na ligação entre os santos católicos e os orixás, São Sebastião é Ogum e São Jorge é Oxóssi na Bahia, enquanto no Rio de Janeiro é o contrário.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!