.
Eclipse lunar 2018: datas e curiosidades do fenômeno

Eclipse lunar 2018: datas e curiosidades do fenômeno

Os eclipses que acontecem no céu são eventos muito comentados pela mídia e pelas pessoas. A sua fama se deve à beleza do acontecimento e, também, por ser um evento astronômico raro. Uma dúvida que sempre rodeia a nossa cabeça é sobre a diferença entre o eclipse lunar e o eclipse solar. Muitas pessoas ainda pensam que ambos são o mesmo evento, porém, com nomes diferentes. Hoje vamos tentar desvendar o que é e como será o esperado eclipse lunar 2018.

O processo pelo qual se formam os eclipses é geralmente descrito como o alinhamento dos astros. Neste caso, o alinhamento do Sol, da Terra e da Lua. Como a Lua, nosso satélite natural, gira em torno da Terra, muitas vezes ambos se alinham em relação ao Sol. Isto pode criar o eclipse solar ou o lunar.

O eclipse lunar 2018 se formará da seguinte maneira: a terra estará alinhada com o Sol e com a Lua, por sua vez, alinhada à Terra, posteriormente. Com isto, o Sol emitirá seus raios para a Terra que, por seu tamanho, criará uma sombra na Lua. Este efeito torna-se mais visível conforme a visibilidade da Lua. É por isso que um dos tipos de eclipse lunar consegue deixar a Lua com uma coloração próxima ao vermelho.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Eclipse lunar 2018: os tipos de eclipse lunar

Os tipos mais comuns desta forma de eclipse são dois, vamos a eles:

Eclipse Lunar Parcial

Neste caso, a Terra cria na Lua uma sombra irregular, visto que, ou os astros não se encontram perfeitamente alinhados, ou a Lua não está em sua fase de lua cheia. O eclipse lunar parcial é formado pela penumbra, esta sendo caracterizada por escurecer parcialmente apenas um lado do corpo celeste.


Eclipse Lunar Total

Este eclipse, diferente do primeiro, é muito mais raro de acontecer. Nele, o bom alinhamento com a fase cheia da Lua produz uma umbra, efeito que faz escurecer por minutos toda a Lua. Assim, durante o ápice do momento, o astro celeste, conhecido por clarear a noite, se reveste de um manto castanho-avermelhado. Sua visão é muito instigante e alvo de várias fotografias.


Leia também: Eclipse solar 2018: datas e curiosidades do fenômeno


Eclipse lunar 2018: quais serão as datas?

eclipse lunar 2018

Para o ano de 2018, o eclipse lunar terá duas datas. A primeira em 31 de janeiro e a segunda em 27 de julho. Lembrando que em julho, o hemisfério sul estará tão bem alinhado que será possível ver, do Brasil, um eclipse lunar total. Para este maravilhoso evento, deixamos como sugestão que tomem cuidado com a visão, sempre. O olhar contínuo para eventos com interferência de raios solares pode ser prejudicial à saúde ocular.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!