.
Doshas: conheça os elementos que definem um biotipo na Ayurveda

Doshas: conheça os elementos que definem um biotipo na Ayurveda

Como princípios da Ayurveda – terapia alternativa que visa o equilíbrio do corpo físico e mental – os cinco elementos básicos da natureza, espaço (éter), ar, fogo, terra e água (chamados panchamaha-bhutas), são aplicados na forma de doshas, ou seja, humores biológicos que definem o ser como um todo.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!
Veja também:  Teste de Ayurveda - Descubra se você é Vata, Pitta ou Kapha
 

Como objetivo, a ciência visa estudar as influências destes elementos da natureza no ser humano, pois, dentro desta filosofia o Homem é um microcosmo do universo: o macrocosmo. Para isso, a Ayurveda une estes elementos dois a dois, atuando tanto na nossa fisiologia quanto na formação dos desequilíbrios psicofísicos. Saiba mais sobre cada um deles e encontre o seu dosha regente, bem como o que possa estar desequilibrado.

Os Doshas


Espaço e ar formam o dosha Vata, fogo e água geram o dosha Pitta e água e terra formam o dosha Kapha. Estes, representam as expressões fisiológicas com cinco elementos envolvidos quando existe o equilíbrio do indivíduo, porém, quando algum destes doshas encontra-se em desarmonia, torna-se uma expressão patológica. É neste ponto que a ayurveda atua: reequilibrando os doshas, trazendo o equilíbrio.

Os Sub Doshas


Já os Sub Doshas, esta outra segmentação dos doshas na Ayurveda, permitem ao terapeuta determinar em que ponto exato do corpo há um desequilíbrio e tratá-lo com terapias especificas para o Sub Dosha em questão e regulando também o dosha de origem, obtendo assim uma grande eficácia no seu tratamento.

Se não se realizar a avaliação dos Sub Doshas e se tratar apenas o dosha da pessoa os resultados não serão tão expressivos.

Leia Também: Ayurveda na mesa: receitas para o dosha Vata

O Dosha Vata


Quando a proporção dos elementos Espaço e Ar estão em maior quantidade na constituição de um organismo em relação aos outros elementos, o biótipo é denominado Vata.

| O físico de Vata: de estrutura corporal leve e longilínea, metabolismo e fome instáveis, tendem a perder peso com facilidade. Externamente, apresentam pele, mucosas e cabelos secos, podendo desenvolver rugas precoces. Também sentem bastante frio.

| O psicológico de Vata: adaptáveis como o ar e criativos como o espaço, as pessoas vata são inspiradoras, possuindo forte veia artística e, devido a sua sensibilidade, tornam-se apreciadores das artes e das práticas espirituais. São ágeis e tendem a fazer muitas coisas ao mesmo tempo, tornando-se, muitas vezes, dispersos ou superficiais, sabendo pouco de muita coisa, sem que se aprofundem num mesmo assunto.

Também variam repentinamente de humor, possuem a fala rápida, confusa e, muitas vezes incoerente. Apesar do seu espírito alegre, seu humor pode ser instável, o que muitas vezes torna-a desconfiada e reservada.

| Patologias com Vata em desequilíbrio: pode ocasionar ansiedade e depressão. É muito comum que as pessoas deste dosha relatem insônia, constipação e dores pelo corpo, principalmente na coluna, tendo inclinação para doenças como fibromialgia, doenças neurológicas, perda de memória, escoliose e rigidez articular. Energeticamente, seus corpos e mentes funcionam em explosões repentinas, por esta razão se cansam facilmente.

Os sub doshas de vata


  • 1

    Prana Vata


    Tem funções na região da cabeça, pescoço e peito. O pensamento, a criatividade, o aprendizado e absorção de novas informações são alguns exemplos de atividades governadas por Prana Vata.

  • 2

    Udana Vata


    Com funções na região da garganta e no peito, porém em direção oposta às de Prana, regulam atividades como cantar, espirrar e espirar.

  • 3

    Vyana Vata


    Irradia do coração para todo o corpo através do sistema circulatório. O bater do coração, a transpiração e o sentido do tato são exemplos de Vyana, atividade de Vata.

  • 4

    Samana Vata


    Opera na área do estômago e rege o fluxo de alimentos através do trato digestivo.

  • 5

    Apana Vata


    Trabalha na área de cólon e a região pélvica e governa tais funções como a menstruação e a eliminação de resíduos.

Leia Também: Ayurveda na mesa: receitas para o dosha Pitta

O Dosha Pitta


De acordo com a Ayurveda, dá-se o nome de Pitta a um biotipo quando a proporção dos elementos Fogo e Água estão em maior quantidade na constituição de um organismo em relação a espaço, ar e terra.

| O físico de Pitta: possuem estrutura corporal mediana e boa musculatura. Apresentam metabolismo rápido, sede excessiva e muita fome, perdendo e ganhando peso com facilidade. É comum terem olhos brilhantes, perderem cabelo cedo e ter a pele oleosa e com sardas ou manchas. 

| O psicológico de Pitta: assim como o fogo, as pessoas desta constituição são quentes, de forte magnetismo pessoal, intensos e apaixonados, não suportando temperaturas muito elevadas. São empreendedores, intolerantes, competitivos. De temperamento intenso, tendem a sentimentos como a raiva e desequilíbrios orgânicos inflamatórios. Reagem ao mundo através da visão importando-se muito com a aparência das coisas.
São questionadores, tendem a argumentar muito e gostam de uma boa discussão possuindo uma inteligência muito aguçada.

| Patologias com Pitta desequilibrado: desenvolvem doenças inflamatórias e ligadas ao calor como gastrite, queimação, psoríase, acne, hepatite e artrite. É muito comum relatarem diarreias frequentes, odor forte no suor, irritabilidade quando fica muito tempo sem comer e intolerância a alimentos muito gordurosos ou condimentados.

Os sub doshas de Pitta 


  • 1

    Alochaka Pitta


    Governa funções na região dos olhos e da visão.

  • 2

    Bhrajaka Pitta


    Localizado na pele e regula processos bioquímicos da mesma, regula a firmeza e brilho da pele.

  • 3

    Sadhaka Pitta


    Reside no coração e no cérebro. Rege o equilíbrio emocional, satisfação, inteligência e memória.

  • 4

    Pachaka Pitta


    Situa-se no duodeno e intestino delgado. A transformação dos alimentos em nutrientes e resíduos através do processo da digestão é governado por Pachaka Pitta.

  • 5

    Ranjaka Pitta


    Situado no fígado e no baço, é responsável pela composição do sangue e pela distribuição de nutrientes para as células e tecidos através do sangue.

Leia Também: Ayurveda na mesa: receitas para o dosha Kapha

O Dosha Kapha


Quando a proporção dos elementos água e terra se encontram em maior quantidade no corpo e mente de um indivíduo em relação aos elementos espaço, ar e fogo, dá-se o nome de Kapha a este biotipo. 

O físico de Kapha: pode ser representado pelo peso do barro molhado, matéria pura e forte para todas as estruturas imagináveis. Apesar de resistentes, são vagarosas, mas constantes em suas atividades e apreciam muito desfrutar dos prazeres da vida, principalmente os promovidos pelo paladar.

Dos três doshas, kapha é o de constituição mais forte e sólida. Externamente, apresentam musculatura bem desenvolvida, pele macia, pálida e geralmente oleosa, cabelos, unhas e dentes fortes e grossos e tendem a acumular gordura na barriga, bumbum e coxas. 

O psicológico de Kapha: As pessoas de biotipo kapha têm olhar doce, são amorosas, pacientes e por este ar gracioso apresentam-se muito bonitas. Pegam no sono rapidamente, entrando em sono profundo e prolongado facilmente. Possuem um andar leve e macio e personalidade calma e tranquila. De apetite baixo, mas constante, costumam buscar consolo emocional na comida, especialmente nos doces e por esta razão tendem a engordar com facilidade tornando-se preguiçosos e sonolentos.

Patologias com Kapha desequilibrado: tendem a desenvolver doenças como obesidade, aterosclerose, diabetes, edema e excesso de muco nos pulmões.


Os sub doshas de Kapha


  • 1

    Kledaka Kapha


    Executam suas funções na área gástrica, lubrificando os alimentos ingeridos para tornar mais fácil sua digestão.

  • 2

    Bodhaka Kapha


    Está localizado na língua e na garganta, regendo o paladar. Ainda lubrifica o alimentos, porém, quando ainda estão na boca, tornando-os mais fáceis de engolir.

  • 3

    Avalambaka Kapha


    Reside no coração, tórax e região lombar. É responsável pela lubrificação do tecido do coração e pulmão para diminuir seu desgaste.

  • 4

    Tarpaka Kapha


    Está localizado na cabeça, seios e fluido espinhal, fornecendo a lubrificação aos nervos e ao tecido cerebral.

  • 5

    Shleshaka Kapha


    Está localizado nas articulações e proporciona a lubrificação necessária para manutenção, suavidade e flexibilidade das mesmas.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!