.
Dieta detox ayurvédica - purifique seu organismo após os exageros

Dieta detox ayurvédica - purifique seu organismo após os exageros

Conhecido e praticado há mais de cinco mil anos na Índica, a medicina ayurvédica consiste em um sistema aceito pelos métodos tradicionais e eficazmente difundido como uma análise profunda do ser humano, a fim de reequilibra-lo em sua existência. Neste processo estão envolvidas estabilidades entre o corpo, a mente e o espírito.

O que acontece, de acordo com esse sistema, é que a boa saúde depende exclusivamente da capacidade do nosso corpo em processar e metabolizar tanto nutrientes, quanto sensações e emoções. Dessa forma, quando temos um Agni, o fogo responsável pela digestão, fraco e deficiente, este não é capaz de eliminar as toxinas (ama) de maneira eficiente do organismo.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Encontre já o seu Bem Estar Espiritual!

Aceito a ajuda! >

Como consequência, o indivíduo sente-se inchado, constipado e com frequentes sensações de azia e mal estar. Além dos sintomas físicos, o acúmulo de toxinas devido à baixa eficácia digestiva poderá ocasionar a diminuição em seus níveis de concentração e energia vital, tornando-o muito suscetível a patologias diversas.

Neste caso, seja após um final de semana carregado de desequilíbrios alimentos, feriados, festas de final de ano ou mesmo algum período da vida onde se encontre nestes moldes apresentados, as técnicas de alimentação ayurvédica apresentam como alternativa uma dieta detox, promovendo a limpeza do corpo através de uma rotina alimentar específica.

Veja também:

 

Dieta detox ayurvédica – revigore-se em uma semana!


Detox Dieta

Como forma de auxiliar um metabolismo deficiente ou preguiçoso, a dieta detox ayurvédica pode ser realizada de duas formas distintas: um sistema mais rigoroso com duração de até 21 dias (conhecidos como Panchakarmas) e os periódicos, que podem ser repetidos sempre que quiser, em períodos de uma semana.

A seguir, veja algumas recomendações para começar a sua dieta detox ayurvédica em casa. Lembrando que essa possui duração de sete dias.

Elimine quaisquer alimentos industrializados, processados ou enlatados. O mesmo para carne, leite, ovos, óleos, queijos, manteigas, açúcar ou farinhas refinadas.

Adicione todos os sabores em suas refeições, como o doce, salgado, picante, amargo, azedo e adstringente – priorizando os três últimos.

Prepare suas refeições com no mínimo quatro horas de antecedência. Não utilize o micro-ondas para esquenta-las.

Cozinhe todo e qualquer legume fresco orgânico somente com adição de especiarias como a cúrcuma, a hortelã, coentro, cominho, cravo e a canela. Pode-se também coze-los com grãos integrais ou em sopas. Prefira abobrinhas, abóbora, inhame, chuchu, beterraba, bertalha, espinafre e cenoura.

Consuma sem restrições frutas frescas como a maçã, mamão, pêra, toranja, romã, laranja lima, ameixa, limão e pêssegos. Evite o abacate, o caqui e a banana.

Prefira comer grãos integrais como alface, rúcula e agrião, sempre temperados com sal e limão. Grãos integrais como a lentilha, o arroz e o feijão moyashi também são excelentes opções.

Beba chás mornos e não ingira nada gelado (isso se estende aos alimentos).

Coma algo a cada três horas.

Para uma dieta mais específica para o seu tipo de dosha e desequilíbrio, consulte um terapeuta ayurvédico e solicite uma desintoxicação.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!