.
Dicas de como cuidar dos cabelos através da Ayurveda

Dicas de como cuidar dos cabelos através da Ayurveda

Vamos combinar, nosso estilo de vida moderno conspira contra as madeixas perfeitas. O secador diário, as modelagens e alisamentos, a toalha agressiva sobre os fios, as colorações frequentes, sprays, condicionadores e shampoos que simplesmente esgotam, desgastam e causam estragos nos nossos cabelos.

E agora, com a chegada do verão com um sol escaldante nos vemos sujeitos a banhos cada vez mais frequentes e uma exposição exagerada dos fios ao danos solares e piscinas repletas de cloro. Mas e então? Como cuidar dos cabelos com o auxílio da Ayurveda? O que ela pode nos ensinar para fios mais brilhantes e saudáveis?


Como cuidar dos cabelos com ensinamentos da Ayurveda

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >
De acordo com a Ayurveda, cabelos mais saudáveis e bonitos estão extremamente próximos de nossas mesas de jantar. Afinal, se deseja saber como cuidar dos cabelos e domar as madeixas rebeldes, comece alimentando-se de nutrientes densos e alimentos saudáveis e sempre frescos.

Mas e depois, o que fazer? Bem, muitos de nós acreditam que a solução acontece somente ao aplicar mais tratamentos de uso tópico, mas essa abordagem nada mais é do que despejar água sobre as folhas de uma planta seca, e esquecer-se de molhar as raízes.

E acordo com a Ayurveda, os meios de como cuidar dos cabelos são simples, e estão ali, na sua geladeira, fruteira ou em algum lugar sobre a sua mesa de jantar. Afinal, assim como o corpo em um todo, os cabelos também possuem seu próprio dosha, e o desequilíbrio pode ser apresentado e tratado das seguintes formas:

Vata

São cabelos quebradiços, leves, desnutridos, sem brilho, secos, ralos, com pontas duplas e textura fina.

Como tratar: ao contrário do que se possa imaginar, cremes convencionais não são os melhores amigos desse tipo de cabelo. Para eles, prefira os óleos vegetais prensados a frio, com destaque para o óleo de gergelim – de potência aquecedora e nutritiva. Alie o óleo a uma massagem sobre seus pontos vitais.

Outra alternativa está nos enemas (introdução de água e medicamentos líquidos no organismo via retal), uma vez que o intestino grosso é a sede do elemento ar, e nutre diretamente tecidos, cabelos e organismo como um todo. Os enemas caseiros podem ser feitos com óleo de gergelim, água morna e sal de rocha. Um bom tratamento deve ser repetido durante nove dias.


Leia também: Vata, Pitta ou Kapha? Descubra seu Dosha através do teste ayurveda.


Pitta

São caracterizados por cabelos oleosos, queda de cabelos, caspa, seborreia, couro cabelo sensível e textura fina.

Como tratar: com excesso do elemento fogo no organismo, estes podem apresentar couro cabeludo facilmente irritável. Para aliviar essa sensibilidade, aplique gel de babosa (aloe vera), pó de sândalo com água mineral, fazendo uma pasta com esses ingredientes. Nutrição com óleo de coco também é igualmente eficaz e promove alívio imediato.

Suco de babosa também pode ser administrado via oral, com alguns cuidados para quem estiver grávida, amamentando, com fluxo menstrual abundante ou em casos de hemorragia interna.

Entre as alternativas de como cuidar dos cabelos está também o suco de clorofila, que pode ser tomado em monodieta uma vez a cada quinze dias, acompanhado de gengibre. Já para o tratamento da seborreia, ferva 500ml de leite integral com uma mão cheia de centelha asiática durante três minutos. Espere esfriar, coe e então lave a cabeça com a decocção. Em seguida, enxágue com água em abundância. Repita o procedimento a cada três dias.

Por fim, fuja do sol! Proteja os fios com chapéus e muita hidratação é fundamental para manter o Pitta equilibrado e as madeixa sempre saudáveis.


Leia também: Hidratação Natural – Máscara de Nozes e Leite de coco para Cabelos Secos.


Kapha

Com tendência a cabelos normais ou oleosos, eles se concentram em grande quantidade, são grossos, escuros, ondulados e com brilho.

Como tratar: para esse dosha, o importante é estimular a raiz dos cabelos. Para equilibrar a oleosidade, execute a shiro abhyanga, uma massagem ayurvédica composta por óleo vegetal, seguido de fricção suave com pó de calamo, pó de folhas de manjericão ou pó de eucalipto. Essa massagem promoverá mais leveza aos fios.

Seus elementos são a água e a terra, com uma predominância fria sobre o organismo. Por isso, evite ficar muito tempo com o óleo na cabeça. Após a massagem, tome um banho e certifique-se de ter lavado todo o excesso dos fios.

Via oral, outra dica de como cuidar dos cabelos é realizar jejuns semanais à base de chás digestivos, como acontece com a combinação de dente-de-leão e gengibre – capaz de alegrar o kapha e auxiliar na perda de peso e desintoxicar o organismo.


Leia também: Horóscopo do cabelo: cortes e cores para a mulher de cada signo!


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!