.
Desvendando o significado dos chakras – Muladhara

Desvendando o significado dos chakras – Muladhara

Dos 7 chakras que compõem nosso corpo e mente, o chakra raiz (Muladhara) é o primeiro e está localizado na base da espinhal dorsal, entre o ânus e os órgãos genitais. É importante tomar consciência dele, pois ele é a base da sua energia.

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência.

10 min de consulta por telefone SÓ R$ 5.

O Chakra Raiz



Apesar de estar próximo do sexo das pessoas, este chakra tem muitas funcionalidades e é de grande importância para o equilíbrio dos outros chakras. É responsável pelo início da coluna vertebral, do cóccix a toda forma rígida que sustenta o corpo, ou seja, está em toda parte. Entre os chakras, é o que está mais envolvido com a circulação sanguínea e com a divisão celular. 

Este ponto energético tem a ver com os sentidos de sobrevivência do individuo, proporcionando ações básicas, como comer, beber, dormir, reproduzir-se, entre outras. No entanto, também conecta os seres às questões materiais, como emprego, casa, alimentação e assim vai. O alinhamento do chakra raiz demonstra uma harmonia entre vida material, física e mental. Também indica uma pessoa com perfeito domínio do seu corpo e organismo, especialmente sobre a sexualidade.

O desalinhamento tem o efeito contrário: uma pessoa passiva, depressiva e apática. Este é um dos chakras associados a doenças como obesidade, bulimia, anorexia, depressão, entre outros distúrbios psicológicos. O sentido do giro do Muladhara é horário nos homens e anti-horário das mulheres. No primeiro, os chakras fluem melhor, pois alguns pontos são mais desenvolvidos no sexo masculino.

Leia Também: Pedras e Cristais - Energizando os Chakras

Veja técnicas e dicas para desenvolver o chakra raiz



Sendo o chakra mais físico, qualquer atividade que lhe faça ficar mais ciente do seu corpo, fortalece este e outros chakras. Isso inclui esportes, porém também inclui mexer-se e fazer tarefas diárias. Cuide para não sobrecarregar-se, exaustão não é algo bom.

Uma das melhores formas de lidar com os chakras é a meditação, pois ajuda você a tornar-se ciente do seu corpo. No caso, o Muladhara é o ponto de conexão com a terra.

Leia Também: Alinhando os Chakras: harmonia dos centros energéticos

Por isso, pratique um exercício que fortaleça essa ligação



•    Sente-se ereto e relaxado.
•    Ponha a largura de seu ombro diante de seus pés.
•    Dobre ligeiramente seus joelhos.
•    Ponha sua pélvis para frente.
•    Mantenha seu corpo balançado, de modo que seu peso seja distribuído uniformemente sobre as solas de seus pés.
•    Afunde seu peso descendente.
•    Mantenha-se nessa posição por alguns minutos.
•    Contraia os músculos que estão entre o ânus e as genitais para estimular o chakra.
•    A cada respiração, contraia esses músculos internos, a cada expiração, relaxe.
•    Faça isso por alguns minutos, até sentir-se relaxado(a).

Descubra a sua orientação espiritual! Encontre-se!

Gostou? Compartilhe!