.
Descubra como tratar alergias através da Ayurveda

Descubra como tratar alergias através da Ayurveda

Reações alérgicas a algum tipo de substância são extremamente comuns, portanto não é à toa que tanto na medicina tradicional como na Ayurveda seja possível encontrar diversas opções de tratamento para tal condição.

Mesmo que alguém possa se sentir desafortunado por ter alguma forma da doença, a realidade é que segundo pesquisas, é estimado que uma em cada três pessoas sofra de algum tipo de reação alérgica. Quando se fala de alergias alimentares os números também nãos são muito otimistas e estima-se que elas atinjam cerca de um quarto da população. No Brasil as estatísticas mostram que nas últimas três décadas, o número de alérgicos aumentou em 50%, já nos Estados Unidos a alergia ocupa o quinto lugar no ranking de doenças crônicas.

O termo alergia se refere a uma doença que afeta o sistema imunológico, sendo ela uma resposta de hipersensibilidade a determinada substância comum ou incomum. Entre as mais recorrentes estão presentes um vasto leque de desencadeadoras, as quais vão de álcool em gel à comidas pasteurizadas; dos antibióticos ao aspirador de pó; do sabonete bactericida aos banhos diários.

Parte disso é culpa do estilo de vida moderno, sempre rodeado produtos artificiais e buscando sempre o menor contato possível com todo tipo de micro-organismos. O bebê que antes levava a mão à boca sem culpa, hoje a tem limpa e esterilizada como forma de afasta-lo de possíveis bactérias – essenciais para o desenvolvimento de anticorpos. Como consequência, o indivíduo acaba demonstrando uma maior vulnerabilidade às ameaças do ambiente.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Ayurveda no tratamento das alergias

Dentro da Ayurveda, a alergia também é tratada como um assunto de suma importância e, segundo suas práticas, essa intolerância é um resultado de Agni fraco ou desequilibrado (fogo digestivo). Um Agni fraco significa que há formação de Ama (toxina) no corpo. Portanto, as alergias são mais comuns em pessoas com Ama em seu sistema. Além de se relacionar com a constituição básica do corpo dos indivíduos, as alergias são causadas também por um Dosha em desequilíbrio (Vata, Pitta ou Kapha).

Se baseando nos Doshas individuais da Ayurveda as alergias também podem ser divididas segundo eles. Veja os exemplos:

Alergia relacionada à Vata

Causas: Primeiramente, todos os fatores agravantes Vata podem induzir a estados de alergia. Estas pessoas costumam ser, em sua maioria, alérgicas a alimentos secos, amargos, picantes e adstringentes, alimentos crus, alimentos frios, feijões, tempo frio seco e ventoso, excesso de stress e excesso de atividades.

Principais sintomas: O sistema nervoso, respiratório, ossos e cólon são em geral mais afetados, pois são importantes para o Vata. Causam inchaço do estômago, flatulência, eructação (arrotos), dor abdominal e desconforto. Sintomas de acompanhamento podem ser dores nervosas, sensações de formigamento nos membros, perda de sono, contração muscular, dores nos ossos, dores nas articulações e cólicas intestinais.


Leia também: Vata, Pitta ou Kapha? Descubra seu Dosha através do teste ayurveda


Alergia relacionada à Pitta

Causa: Os fatores mais agravantes para o dosha Pitta são alimentos picantes, azedos e salgados, juntamente com frutas cítricas, alimentos fermentados, tempo quente e extremas condições ensolaradas. Essas pessoas têm pele muito sensível e são alérgicas a certos tecidos, metais, materiais sintéticos, etc.

Principais sintomas: As partes do corpo mais afetadas são a pele, olhos, partes do sistema digestivo, fígado e baço. Entre os sintomas observados nestas partes do corpo estão erupções vermelhas, urticária e dermatite alérgica, eczema, vermelhidão da pele com prurido e formação de pústula. Outros sintomas são azia, náuseas, acidez, diarreia, ardor e vermelhidão dos olhos.


Leia também: O conceito de beleza segundo a Ayurveda


Alergia relacionada à Kapha

Causa: Os fatores alimentares que são normalmente agravantes para o dosha Kapha são os sabores doces, ácidos, alimentos salgados, incluindo alimentos lácteos, queijo, iogurte, leite, etc. Também se incluem algumas frutas e legumes como pepino e melão, que podem levar a reações alérgicas. As alergias são agravadas durante a estação fria, chuvosa e nublada.

Principais sintomas: As passagens nasais, senos nasais e boa parte do sistema respiratório se relacionam diretamente com o dosha Kapha, e por isso são mais afetadas. Os sintomas incluem corrimento nasal, acumulação de muco, desordens congestivas, resfriados, tosse, sinusite e também asma relacionada com Kapha. Outros sintomas alérgicos relacionados com Kapha são retenção de água, peso no abdômen e distúrbios do sono.


Leia também: O Relógio da Ayurveda – equilibre sua rotina e seja mais saudável


Dicas para redução de quadros alérgicos

Seguir um estilo de vida saudável e uma dieta alimentar que favoreça o bom estado de seu dosha, seguindo as orientações da ayurveda, pode trazer melhoras realmente significativas para muitos casos de alergia; desde as mais corriqueiras, aos casos de maior gravidade.

Procure saber qual o seu dosha predominante e verifique se a sua dieta está adequada às suas necessidades. Muitas vezes durante essa investigação é possível descobrir qual o agente causador de determinada alergia que há muito tempo o perseguia.

Há casos de pessoas que descobriram alergias sem nem ao menos saberem que as possuíam, só percebendo quando os sintomas, antes considerados normais, desapareciam. Não se esqueça que uma vida mais saudável e cercada de produtos com mais componentes orgânicos pode fortalecer seu sistema imunológico, proporcionando um maior preparo frente aos organismos que vir a encontrar.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: