.
Descubra como a Ayurveda pode tratar transtornos de ansiedade

Descubra como a Ayurveda pode tratar transtornos de ansiedade

A Ayurveda pode ser um excelente caminho para melhorar a vida e o bem-estar das pessoas que sofrem com a ansiedade. Esse mal do mundo moderno é um estado emocional que tem aparecido com números cada vez mais alarmantes dentro das estatísticas – o número de indivíduos acometidos por esse estado sufocante e desesperador cresce a cada ano, relatando sentimentos como apreensão e preocupação intensa.

Muitos dos pacientes que sofrem de transtornos de ansiedade relatam sofrer com momentos de muita aflição, seguidos pelo medo ou angústia, mesmo que todos estes sentimentos não demonstrem causa ou motivação justificável.

Esse estado de alerta intenso e nervos à flor da pele promove uma série de prejuízos à saúde do indivíduo. A capacidade física e mental de entrar em um estado de relaxamento pode desencadear, por exemplo, uma profunda instabilidade emocional, culminando em acessos de raiva e irritabilidade sem razão aparente.

Fisicamente é possível notar um musculatura exageradamente rígida e tensa, bem como um ritmo cardíaco acelerado. Isso resulta em uma carga excessiva e frequente de dores musculares e de cabeça, além de insônia e taquicardia.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

A Ayurveda como tratamento para a Ansiedade

Enquanto na grande maioria dos consultórios são oferecidas maneiras de combater a ansiedade através de medicamentos, na Ayurveda o processo é um pouco diferente. Como a terapia em questão vê a ansiedade como um sinal de desequilíbrio no corpo humano, ela não se foca em combate-la diretamente, mas sim tratar essa desarmonia responsável por provocar os quadros ansiosos.

Para determinar o tratamento correto da cada paciente é preciso procurar um profissional habilitado, sendo ele capaz de detectar as possíveis causas do desequilíbrio, analisando outros sintomas que acompanham a desarmonia. Entretanto, usualmente dentro da Ayurveda a ansiedade é causada por alterações presentes no dosha Vata.

Essa caracterização acontece pois os muitos sintomas apresentados por quem sofre de ansiedade como insônia, agitação, fadiga e distúrbios alimentares são também relatados pelo que que possuem Vata em desequilíbrio.

Desse modo, o terapeuta ayurvédico irá buscar uma forma de pacificar o dosha Vata, geralmente colocando o paciente sob um regime alimentar regrado e capaz de gerar calor e umidade - características capazes de combater a secura e o frio do dosha Vata. É comum o uso dos sabores doce, ácido e salgado, assim como o de plantas amornantes dentro da fitoterapia Ayurveda.

Lembrando que apesar dos excelentes resultados da terapia Ayurveda no combate a ansiedade, ela não dispensa a consulta com um especialista em medicina tradicional ocidental, como um neurologista, endocrinologista, psicólogo ou psiquiatra. O ideal é que se tenha a orientação das duas frentes para um resultado mais satisfatório e definitivo.

Leia também: Descubra como o Funcho pode beneficiar sua saúde através da Ayurveda.
 

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: