.
Descubra a relação entre Orixás e Santos católicos

Descubra a relação entre Orixás e Santos católicos

Santos e Orixás estão presentes em muitas culturas e recebem nomes diferentes de acordo com a religião com a qual são associados. É normal que tenham muitas vezes o mesmo nome na umbanda e no candomblé, mas quando falamos da religião católica, é comum que sejam chamados de formas diferentes, mesmo que se trate de uma mesma santidade.

Explicação histórica

SA ligação dos Orixás com os Santos pode ser explicada por meio da história do Brasil. Durante o período colonial, muitas crenças e divindades foram trazidas para nossa cultura por meio dos hábitos e das crenças dos escravos africanos trazidos para o país pelos portugueses. Contudo, havia uma pressão por tornar tudo aquilo mais perto e presente da cultura e da realidade dos colonizadores portugueses e, desta forma, muitos santos acabaram ganhando outros nomes e algumas imagens também tiveram adaptações.

SÉ verdadeiro dizer que existem diferenças entre as figuras dos Orixás e as dos santos, sejam elas de virtudes e associações, mas de forma geral, encontra-se muitas semelhanças.

Vamos conhecer alguns?


Clique aqui: Entenda a ligação entre os santos católicos e os orixás


Orixás e Santos Católicos

  • Iemanjá e Nossa Senhora da Conceição

    No dia 2 de fevereiro é comemorado o dia de Iemanjá, considerada a deusa dos rios, mares e oceanos. Contudo, na Igreja Católica, nesta mesma data é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Conceição. Com os dois nomes, ela é conhecida por sua forte influência nas duas culturas e é considerada uma mãe maior para ambas.

  • Xangô e São João

    O Deus da justiça e considerado uma divindade muito poderosa é chamado de São João pelos Católicas e de Xangô entre os Orixás. Ele foi o responsável por batizar Jesus Cristo e tem grande influência nas situações relacionadas a conversões religiosas.

  • Iansã e Santa Bárbara

    Ela é a deusa dos ventos, tempestades e raios e as orações associadas a ela pedem por sua forte proteção nestes momentos de dificuldades e temores que têm relação com as fortes chuvas.

  • Ogum e São Jorge

    Ele é extremamente lembrado por sua garra, coragem e atitude de força e vitória, a ponto de lutar contra os dragões. São Jorge, ou Ogum, é considerado um vencedor de grandes batalhas e dito como capaz de ajudar para que os caminhos sejam abertos.

  • Oxalá e Jesus

    Tido como o criado da humanidade, Jesus ou Oxalá, é uma divindade conhecida como o modelo do primeiro ser humano. Ele é considerado o pai, o filho e o espírito santo, sendo esta a mais poderosa e significativa divindade em qualquer que seja a crença a cultura em discussão.

Conhece outros santos e orixás que têm nomes diferentes mas carregam as mesmas características e históricas? Conte para nós nos comentários!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.