.
Desapego: Aprenda a dizer adeus

Desapego: Aprenda a dizer adeus

Desapego – Liberte-se


Quase todo mundo tem apego por alguma coisa. A estima é tão forte que imaginamos ser impossível se desligar do objeto ou cortar relação com determinadas pessoas. Todavia, ao nutrir esse sentimento de posse prejudicamos nossa saúde mental e emocional.  Aprenda a dizer adeus. Pratique o desapego com tranquilidade e coragem. Aceite a máxima que nada dura para sempre: alguns amigos somem, as crianças crescem, as pessoas vão embora... O que deve estar sempre presente é a sua capacidade de amar. 

 

 

Desapego – Relacionamento 


Quando nos sentimos reféns em uma relação, nossos dias tornam-se estafantes e sem brilho. Isto porque deixamos o apego destruir o amor. O bom relacionamento tem entrega, tem liberdade e confiança. Quando trocamos estes adjetivos por possessividade, restrição e ciúmes, fazemos mal ao outro e a nós mesmos. Ao adotar o desapego, tendemos a eliminar a ansiedade, a depressão e o medo de perder. A pessoa desapegada é calma e está sempre em harmonia. Ela desenvolve autoconfiança e discernimento. Aprende que o término de uma relação e/ou o distanciamento de quem um dia amou não vai mudar a sua verdadeira essência. Assim, ela está sempre pronta para viver novas experiências.

 

Desapego – Morte


Nascer, viver e morrer. Este é o ciclo da vida. Quiçá por medo ou por estarmos acostumados a residir neste mundo, enxergamos a morte como algo ruim, algo que desejamos ao máximo protelar. Mas, a morte simboliza mais que o fim da vida. Ela está presente em nosso dia a dia, quando finalizamos um projeto ou quando renovamos nossos ideais. Algo precisa acabar para dar lugar a outro. No hinduísmo, por exemplo, existem os deuses Brahma (O Criador),  Vishnu (O Preservador) e Shiva (O Destruidor ou Transformador). Sendo este último o mais cultuado por seus seguidores justamente por trazer a mudança. Perder um ente querido faz a gente repensar sobre o sentido da vida. Este baque nos tira da nossa zona de conforto. Por isso, é preciso entender que a morte é a outra face da vida. Saber dizer adeus para os que partem, ressalta a grandeza da vida, não só daquele que morreu, mas de quem ainda vive.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

 

Gostou? Compartilhe!