.
Corpus Christi – o que significa essa data?

Corpus Christi – o que significa essa data?

A celebração do Corpus Christi faz parte das comemorações cristãs e o significado das palavras é “Corpo de Cristo” em latim. Entenda a origem, o significado e a importância dessa celebração.

Quando é o feriado de Corpus Christi?

O feriado de Corpus Christi acontece todos os anos 60 dias após o Domingo de Páscoa, sempre na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade. No ano de 2018, o feriado será no dia 31 de maio. Essa celebração é dedicada à memória e devoção à Eucaristia, e apesar de estar presente em todas as localidades brasileiras, não é um feriado nacional, é um feriado facultativo.


A importância da Celebração do Corpus Christi

É a celebração da Eucaristia, do mistério da consagração do pão – que representa o Corpo de Cristo – e do vinho – que representa o sangue de Cristo. Esse ritual renova o sacrifício de Jesus na Cruz pela salvação dos fiéis. Segundo a Igreja Católica, a Eucaristia foi instaurada pelo próprio Jesus Cristo durante a Santa Ceia, na quinta feira anterior à sua morte.


Clique Aqui: Sonhar com igreja tem mesmo relação com a fé? Descubra!


Origem da Celebração

Foi na diocese de Liége, na Bélgica que a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon recebeu visões de Cristo que dizia que o mistério da Eucaristia deveria ser celebrado com destaque naquele período. Era um período que as pessoas deveriam sentir a presença real de Cristo. A freira então recorreu ao então cônego Tiago Pantaleão de Troyes para falar sobre sua visão. Por volta de 1264, em uma cidade chamada Bolsena, ocorreu o Milagre de Bolsena. O Milagre ocorreu quando um sacerdote, ao celebrar a missa e partir a Hóstia na Eucaristia, viu a hóstia derramar muito sangue. Tanto sangue que molhou o corporal (o pano em que se apoia o cálice e a patena durante a missa).

O papa então determinou que os objetos tocados pelo sangue de Cristo fossem enviados para a cidade de Orvieto para uma procissão em 19 de junho de 1264, e essa foi a primeira procissão do Corpo Eucarístico. A celebração de Corpus Christi foi oficialmente instituída em 8 de setembro de 1264 pelo papa Urbano IV.


Clique Aqui: Opus Dei- a instituição evangelizadora da igreja Católica


Comemorações do Corpus Christi no Brasil

A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversas localidades no Brasil. A procissão é feita nas ruas, onde as centenas de pessoas se reúnem para testemunhar e adorar a representação do Corpo e do Sangue de Cristo.

Em cidades de tradição católica do Brasil, existem celebrações com a criação de tapetes de rua coloridos feitos com serragem colorida e flores. É um momento em que os fiéis se dedicam à oração e adoração de Cristo.


Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual