.
Conheça Svasthavritta - a medicina preventiva da Ayurveda

Conheça Svasthavritta - a medicina preventiva da Ayurveda

Quem já teve algum contato com a medicina Ayurveda sabe qual a importância em se ter os Doshas em equilíbrio para uma vida saudável. Entretanto, devido a essa complexa e profunda doutrina de vida, aqueles que se dedicam à ela aprendem cedo que para conquistar uma vida longa, produtiva, feliz e saudável, é preciso ter não somente os Doshas e Agni - que é o fogo digestivo - em equilíbrio.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

É preciso garantir que todos os tecidos e excreções chamados de Dhatus e Malas estejam cumprindo devidamente suas funções, além de garantir é claro que todos os sentidos da mente e da alma, ou Atma, estejam em perfeita ordem.

A Medicina Ayurvédica, além de ser reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, ainda compartilha de sua mesma definição técnica, onde não basta simplesmente estar livre de doenças, mas é preciso possuir também um completo bem estar físico, mental e social.

Leia Também: A meditação não muda ninguém, te coloca em contato consigo mesmo

Dentro da Ayurveda acredita-se que para alcançar esse bem estar completo é preciso seguir uma rotina de hábitos saudáveis que deve ser diária e é denominada Dinacharya. Segundo Robert Svoboda, médico e mestre Ayurvédico, a palavra Svasthavritta representa justamente “estabelecer-se em bons hábitos”, e assim ela é baseada em uma conduta de vida que engloba desde o momento em que se desperta até o momento do sono noturno.

O princípio mais importante da Ayurveda Svasthavritta segundo ele é a moderação, onde toda e qualquer forma de excessos deve ser combatida, pois certamente serão prejudiciais à saúde.

Leia Também: Vajikarana - a vital e afrodisíaca terapia da Ayurveda

Svasthavritta, a medicina preventiva da Ayurveda


A rotina a ser seguida dentro da Svasthavritta é individual e deve ser formatada de acordo com cada indivíduo. Entretanto, de maneira inicial como é descrita em seminários e cursos, ela deve seguir 3 segmentos básicos:

O primeiro segmento é composto pelas 8 horas de sono necessárias a um bom descanso e recuperação; o segundo, que também compete as 8 horas, deve ser dedicado ao trabalho; e por último, novamente com 8 horas, vem o terceiro segmento dedicado à família, higiene, atividade física, transporte, alimentação saudável e meditação.

Leia Também: Dieta detox ayurvédica - purifique seu organismo após os exageros

O sistema Svasthavritta Ayurveda recomenda também que seu dia comece cedo e sempre com um ou dois copos de água bem cheios ainda em jejum. A temperatura da água deve ser ambiente, ajudando então a cumprir uma outra recomendação, que é a de habituar seu intestino a funcionar todas as manhãs.

Esse processo serve, por exemplo, para auxilia-lo a eliminar todas as toxinas do organismo, bem como representar um bom momento para detectar eventuais problemas de saúde.
A meditação é outra importante parte desse processo e é recomendado reservar de 15 a 20 minutos logo após o banho matinal para a prática da mesma, sendo que o ideal é realizar essa meditação 2 vezes ao dia para os iniciantes - uma pela manhã e outra ao fim do dia.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!