.
Conheça os princípios e significados da Ayurveda

Conheça os princípios e significados da Ayurveda

Descubra as previsões do horóscopo para 2017

Com origem em sânscrito – idioma praticado na Índia – a palavra Ayurveda tem o seu significado dividido em duas partes: ayus, representando a vida a partir da combinação entre corpo, órgãos dos sentidos, mente e alma, e veda, representando o conhecimento. 

Definida então como o conhecimento da vida, a Ayurveda evolui e se desenvolve há milhares de anos no subcontinente indiano, sendo considerada a mãe de todos as vertentes da medicina.

Veja também: A medicina e a dieta pela Ayurveda: as chaves para o equilíbrio

Afirmando que tudo no universo é composto pelos cinco elementos básicos da natureza – espaço ou éter, ar, fogo, terra e água – chamados panchamaha-bhutas, a ciência é disseminada por meio dos principais textos autorizados, conhecidos como Brihat Trayi ou o grande trio, sendo eles: Caraka Samhita (escola de clínica médica), Susruta Samhita (escola de cirurgia) e Astanga Hrdayam (coração dos 8 ramos do Ayurveda de Vagbhata). Na Índia, todo estudante de Medicina Ayurvedica, recorre a estes antigos livros escritos em sânscrito.

Os objetivos da Ayurveda


Como objetivo, a ciência visa estudar as influências destes elementos da natureza no ser humano, pois, dentro desta filosofia o Homem é um microcosmo do universo: o macrocosmo. Para isso, a Ayurveda une estes elementos dois a dois, formando os doshas, que representam os humores biológicos e atuam tanto na nossa fisiologia quanto na formação dos desequilíbrios psicofísicos. Espaço e ar formam o dosha Vata, fogo e água geram o dosha Pitta e água e terra formam o dosha Kapha. Estes, representam as expressões fisiológicas com cinco elementos envolvidos quando existe o equilíbrio do indivíduo, porém, quando algum destes doshas encontra-se em desarmonia, torna-se uma expressão patológica. É neste ponto que a ayurveda atua: reequilibrando os doshas, trazendo o equilíbrio.

Os Doshas


| Dosha Vata

Representado pelos elementos espaço e ar, é definido como frio, leve, seco, móvel e rápido, atuando principalmente nas funções excretórias e nervosas. No tubo digestivo localiza-se no intestino grosso. 

Um Vata desequilibrado ou patológico gera um quadro clínico relacionado ao aumento de espaço e ar (movimento) no nosso corpo físico, com os seguintes sintomas: secura, frio, perda de peso, inquietação, gases, prisão de ventre, ansiedade, medos, depressão e insônia. 

Doenças relacionadas ao dosha Vata: fibromialgia, artrose, dores em geral, problemas de coluna, cefaleia, constipação, flatulência, colite, síndrome do intestino irritado, síndrome bipolar, doença de Parkinson, demência senil.

Veja também:  Doshas: conheça os elementos que definem um biotipo na Ayurveda

| Dosha Pitta

Como o fogo e a água, é quente, moderado e úmido, atuando principalmente na função metabólica e digestiva. No tubo digestivo localiza-se no estomago e no intestino delgado. Um Pitta desequilibrado ou patológico promove um quadro clínico relacionado ao aumento de calor e umidade (fogo e água) no corpo físico, gerando sintomas como a azia, queimação abdominal, fezes soltas, calor no corpo, sudorese, pele sensível e vermelha, olhos vermelhos, irritabilidade e agressividade. 

Doenças relacionadas ao dosha Pitta: gastrite, ulcera digestiva, regurgitação, diarreia, hepatite, inflamações, acne, crises de fúria e ciúmes, climatério e menopausa, enxaqueca e estresse exacerbado.

| Dosha Kapha

Pesado, úmido, frio e lento, este dosha é regido pelos elementos água e terra, atuando na função estrutural e de lubrificação dos tecidos. O dosha Kapha desarmônico ou patológico gera um quadro clínico relacionado ao aumento de água e terra no nosso corpo físico, com sintomas como o aumento de peso corporal, lentidão, preguiça, oleosidade, secreções, embotamento mental. 

Doenças relacionadas ao dosha Kapha: obesidade, diabetes, aumento do colesterol, bronquite, sinusite, tosse com secreção, alergias respiratórias, lentidão em todas as funções físicas e mentais e apego exacerbado.

Diante de uma avaliação por um profissional da ayurveda, é possível diagnosticar quais doshas estão em desequilíbrio para que estes possam ser tratados e qual tratamento será o mais indicado para trazer a harmonia de volta ao seu corpo físico.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Especialidades da Ayurveda


Complexa e com diversas ferramentas terapêuticas que visam equilibrar os doshas, a Ayurveda pode ser aplicada por meio da massagem ayurvedica, óleos medicinais, dieta, rotina diária de hábitos saudáveis, oleação e sudação (purvakarma), fitoterapia (uso terapêutico das plantas medicinais), terapias purificadoras (panchakarma), medicamentos com metais, minerais e pedras preciosas (rasa shastra), recomendação de atividade física, prática de yoga e meditação.

De acordo com o livro Susruta Samhita (escola de cirurgia),conheça também as oito principais especialidade da ayurveda estudadas nas faculdade de Medicida Ayurvedica, a fim de proporcionar a cura com maior precisão e assertividade.

  1. Cirurgia geral (salya)
  2. Doenças da cabeça e pescoço, incluindo oftalmologia e otorrinolaringologia (salakya)
  3. Medicina interna ou clínica médica (kayacikitsa)
  4. Psiquiatria e doenças de causas sobrenaturais (bhutavidya)
  5. Ginecologia, obstetrícia e pediatria (kaumarabhrtya)
  6. Toxicologia e envenenamento por animais peçonhentos (agadatantra)
  7. Terapia de rejuvenescimento (rasayana tantra)
  8. Terapia dos afrodisíacos (vajikaranatantra)


► Já viu o seu Horóscopo para hoje?

 

Fale com nossos esotéricos e saiba como mudar sua vida!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!