.
Como usar o açafrão  - 5 formas diferentes

Como usar o açafrão - 5 formas diferentes

O açafrão possui inúmeros usos diferentes que você pode optar para aproveitar o seu sabor, suas propriedades terapêuticas e medicinais. Veja 5 usos diferentes dessa especiaria.

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência.

10 min de consulta por telefone SÓ R$ 5.

Açafrão – especiaria com diferentes utilidades


1- Chá de açafrão
O chá é poderoso para prevenir e tratar diversas doenças, incluindo o câncer. Ele também retarda o envelhecimento precoce, acelera o metabolismo, facilita a digestão, alivia a tosse e auxilia no controle da diabetes. Para prepará-lo, basta ferver um litro de água e acrescentar uma colherzinha de café de açafrão. Abafe por 10 minutos e espere amornar. Beba 2 vezes ao dia.  Se você estiver resfriado, você pode fazer um chá de açafrão diferente. Ferva uma xícara de leite (pode ser de vaca, de amêndoas ou de cabra), coloque uma pitadinha de açafrão e uma pitada de açúcar mascavo. Beba morno e dê adeus à gripe.

Leia Também: Conheça os 6 principais benefícios do açafrão

2- Como tempero culinário
O açafrão é utilizado em diversas receitas, principalmente na culinária indiana.  Pode-se consumir essa especiaria salpicando uma colher de chá em saladas, sopas, no arroz, em carnes e legumes. Um prato delicioso que é feito com açafrão é o frango com leite de coco e açafrão. Busque um site de receitas e divirta-se!

3- Para aliviar dores
Como um poderoso anti-inflamatório e analgésico, o açafrão pode ser utilizado para aliviar dores. Basta misturar um pouco de água ao açafrão para que ele ganhe a textura de uma pasta e esfregar no local, deixando agir de 20 minutos a uma hora. Atenção: ele mancha temporariamente a pele, é normal.

4- Para cuidados da pele
Existem diversos tipos de produtos cosméticos naturais para a pele que podemos fazer em casa utilizando o açafrão.

  • Eliminar cravos da pele - basta esfregar diretamente o pó de açafrão na área afetada pelos cravos durante cerca de 5 minutos diariamente até que eles saiam da pele.
  • Eliminar marcas de espinha - misture uma pitada de açafrão em uma colher de sopa de sândalo e um pouquinho de água, o suficiente para formar uma pastinha lisa. Passe na região afetada pelas marcas de espinha e deixe agir por 30 minutos. Repita esse processo 2 vezes por semana. Alerta: logo após retirar essa pasta sua pele ficará levemente manchada de amarelo, que sai com as lavagens.
  • Atenuar marcas de estria – basta adicionar duas pitadas de açafrão a uma colher de sopa de iogurte natural e aplicar sobre as estrias diariamente em movimentos circulares. Deixe agir por 10 minutos depois enxágue, você pode repetir esse procedimento todos os dias até que as marcas atenuem.
  • Esfoliar a pele do corpo – misture 2 colheres de sopa de farinha de grão de bico com meia colher de chá de açafrão. Depois você deverá utilizar um líquido para dar liga à sua mistura, se tiver a pele normal, pode utilizar leite. Se tiver a pele oleosa utilize água de rosas. Aplique essa mistura em todo o corpo em movimentos circulares. Depois remova tomando um banho de água morna.

Leia Também: 4 propriedades medicinais poderosas do açafrão

5- Para remover caspa
Para eliminar o problema da caspa, basta misturar duas colheres de sopa de azeite de oliva (ou óleo de coco) com 2 pitadas de açafrão e esfregar com as pontas dos dedos no couro cabeludo. Depois, lave o cabelo como de costume, passando o shampoo duas vezes. Repita esse procedimento 2 vezes na semana.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!