.
Como sair de uma crise existencial? Veja nossos conselhos

Como sair de uma crise existencial? Veja nossos conselhos

Você já passou por uma crise existencial? Só quem já viveu esse momento sabe o quanto pode ser delicado e difícil de sair dele. Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar a sair desse momento de forma mais leve.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Crise Existencial – por que ela acontece?

A crise existencial acontece com muitas pessoas e consiste em um momento de desânimo quando tentamos buscar um real sentido para a nossa vida. Ela pode ser desencadeada por um evento ou aparecer sem causa aparente, mas é mais comumente detectada em um momento triste ou de perda. A crise existencial, segundo os psicólogos, acontece com maior frequência em pessoas com sabedoria elevada, inteligência superior aos demais, o que traz questionamentos do mundo de uma maneira diferenciada. A ausência de respostas pode, entretanto, desencadear a crise.


A sensação da crise

Quando estamos vivenciando uma crise existencial, tudo parece nos irritar, os nossos sentimentos ficam à flor da pele, ninguém parece ser capaz de nos entender. Muitas pessoas dizem que têm vontade de sumir, de não pensar nos problemas nem em ninguém.  A vontade é só ficar na cama e não fazer absolutamente nada. Algumas pessoas confundem com a depressão, outros acabam julgando como preguiça, mas não é uma coisa nem outra, é um momento de reflexão difícil de enfrentar, mas que precisa ser encarado de frente para que não tome proporções mais graves.


Leia também: Afaste-se da tristeza – aprenda uma oração poderosa para se sentir mais feliz


Conselhos para sair da crise existencial

Uma crise existencial é um período muito delicado e não existe uma fórmula exata para sair dela, porque cada um tem a sua própria crise, de diferentes razões e intensidades. Nossos conselhos podem te ajudar a não deixar que ela te afunde, que te afete muito e que você consiga sair dela com mais força. Veja abaixo:

  • crise existencial

    Reconheça o problema

    Muitas pessoas têm dificuldade em reconhecer que está vivendo uma crise existencial. Mas reconhecer o problema é o primeiro passo para vencê-lo. Não há vergonha nenhuma em estar vivenciando este problema, questionar o propósito da vida é algo natural do ser humano, inclusive dos seres humanos mais evoluídos. Cada um de nós tem o poder de escolher o porquê de nossa existência e dar a ela um significado, esse é o momento que a sua mente está pedindo que você reflita. Você não pode é se deixar abater por sentimentos negativos.

  • crise existencial

    Questione-se

    Você não vai sair da crise existencial se não encontrar respostas para a sua mente, então o melhor a fazer é questionar-se. Mesmo que você não saiba de primeira as respostas, olhe para si mesmo e pergunte: “Por que eu estou me sentindo assim?”, “O que me causou essa crise?”. Ao nos perguntar, a resposta que estava em nossa mente e não estávamos conseguindo enxergar pode finalmente ficar clara. Não tenha medo da resposta, não reprima a resposta ou o sentimento que virá junto com ela, ela é um passo importante para a sua motivação de vida e sua saída deste momento difícil.

    Uma boa ideia é tentar se colocar de fora do problema, tentar imaginar o que você diria se o seu melhor amigo estivesse vivendo essa situação, qual o conselho você daria.  As respostas a esses questionamentos irão trazer a você o autoconhecimento, você irá se entender melhor, se aceitar, desenvolver o amor próprio e a autoestima. Tenha em mente isso, que este processo que você está vivendo irá ter como resultado uma vida mais equilibrada e plena, por mais que ele seja doloroso.

  • crise existencial

    Não culpe os outros pela sua crise

    É preciso assumir a responsabilidade por este momento vivido. Muitas pessoas em crise dizem “meu trabalho me deprime”, “meu namorado me irrita”, “minha família não me entende”. Afinal, você está vivendo para si mesmo ou para os outros? Assuma o controle pela sua vida e pelos seus problemas, somente uma pessoa pode te tirar desta crise existencial: você mesmo.

    Não se faça de vítima, não pense que todos estão contra você, que o mundo conspira contra você ou que você é um azarado, isso não funciona desta maneira. Só você pode assumir a responsabilidade sobre a sua vida, o seu caminho e definir como irá reagir diante desta situação. Ao tirar dos outros essa responsabilidade, vemos com clareza que só depende de nós sair desse sentimento angustiante, e o caminho fica mais fácil. Respire fundo, conte até 10, encare que essa crise é passageira, e se sua mente começar a ficar cheia de pensamentos negativos e vitimistas, afaste-os imediatamente. Comece a tomar o controle da sua vida, dos seus atos e dos seus pensamentos daqui para a frente.

  • crise existencial

    Veja a crise como uma oportunidade para evoluir

    Nós sabemos que não é fácil, mas é preciso. Nem todos têm crises existenciais, e eles podem viver uma vida inteira sem qualquer propósito ou motivação por causa disso. Você não, essa crise te fez abrir os olhos para que você buscasse uma razão maior para viver, sua mente é inteligente o bastante para te alertar que você precisava de uma mudança. É hora de olhar para dentro de si, de buscar aquilo que realmente traz a sua felicidade, a sua plenitude como pessoa.

    É hora de fazer questionamentos sobre os seus atos, seus pensamentos, sua essência. Não tenho das respostas, não tenha medo das mudanças que essa crise existencial pode te pedir, você só precisa acreditar em si, acreditar que é capaz de sair dessa crise uma pessoa mais forte e completa do que era antes. Não tenha medo do fracasso, você só vai vencê-lo se enfrenta-lo, o caminho é um só, não há o que inventar. Esta experiência pode ser dolorosa, mas é também decisiva, um divisor de águas em sua vida, te trará mais sabedoria para evoluir, crescer, mudar, encontrar o sucesso e ser verdadeiramente feliz.

Para acalmar o seu coração em horas de angústia: lembre-se, amanhã é um novo dia. Se hoje você não conseguiu ser forte o bastante para reconhecer o problema, se questionar, se conhecer, amanhã o sol vai brilhar novamente e você terá uma nova chance. Não se puna por isso, cada um tem o seu tempo para sair da crise, respeite o seu.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: