.
Como reconhecer um manipulador e agir diante dos sinais

Como reconhecer um manipulador e agir diante dos sinais

A grande maioria das pessoas já desconfiou estar sendo manipulada ou já presenciou pessoas que conseguem manipular facilmente quem está em seu entorno. A manipulação pode ser facilmente confundida com um simples pedido de ajuda, tornando o comportamento difícil de ser descoberto e vindo à tona em momentos onde a relação já se encontra em determinado grau de envolvimento e dependência.

Essa sutil diferença entre a manipulação e a real necessidade de ajuda faz com que algumas pessoas tirem vantagem disso em seu próprio benefício, utilizando o próximo como uma simples ferramenta em busca de uma conquista própria. Manipuladores não nutrem uma empatia verdadeira por quem está a sua volta; para eles, pessoas são apenas seres convenientes, as quais oferecem uma série de possibilidades para serem manipuladas.

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência.

10 min de consulta por telefone SÓ R$ 5.

Como reconhecer e tratar pessoas manipuladoras


É importante dizer que nem todo pedido ou elogio é uma expressão de manipulação; para identificar esse perfil é preciso observar se um conjunto de atitudes que corresponde à práticas de manipuladores, está realmente presente. Veja quais são as principais características destes indivíduos e como devemos trata-los, uma vez que conseguirmos identificar o comportamento.

Leia Também: Saiba como identificar um mentiroso com 6 sinais físicos

Mentiras

Se tem algo em que um manipulador é bom, é em mentir. O indivíduo com impulsos e necessidades em manipular tem uma grande habilidade em alterar a realidade da maneira que for mais conveniente aos seus objetivos. Ele mente indiscriminadamente sempre que for necessário para se beneficiar, envolvendo o parceiro, o porteiro do prédio, ou quem quer que seja.

Omissão

O manipulador evita falar sobre si mesmo e passar informações pessoais. Ele está sempre escapando de situações onde é necessário falar sobre pensamentos, opiniões ou até mesmo fornecer dados como endereço e telefone. Em contrapartida, o indivíduo cava a todo momento, informações sobre as pessoas e potenciais “vítimas”, podendo ser elas profissionais ou pessoais. Fique atento!

Adulação

Uma das maiores armas de um manipulador é o elogio. Um indivíduo com esse perfil sabe, melhor do que ninguém, utilizar o que faz alguém se sentir especial para conquistar sua confiança. Observador e invasivo, ele descobre necessidades, fraquezas e explora sentimentos com muita facilidade. Desconfie de pessoas que, mesmo sem conhece-lo, se mostram forçadamente empenhadas em adular.

Promessas

A arte da promessa desenfreada é integrante permanente do perfil manipulador. Não importa o quão impossível elas possam parecer, fazer promessas é uma das características mais evidentes e perigosas de um manipulador prestes a conquistar uma vítima. Um dos exemplos de seus absurdos inclui jurar amor eterno à pessoas que acabou de conhecer.

Leia Também: Saiba qual é o perfil psicológico de uma pessoa infiel

Favores

Um dos princípios dos manipuladores é sempre ter favores a cobrar. Esses indivíduos sempre encontrarão maneiras de agradar o próximo, prestando uma suposta ajuda; mas nada será de graça vindo deles. Por trás dos favores e elogios, sempre haverá um plano para cobrar por eles. Se já passou por situações semelhantes, desconfie, pois manipuladores nunca agem sem algum interesse.

Emoção

Os especialistas em manipulação sabem como utilizar emoções fortes a seu favor, o que pode representar um grande perigo às pessoas que entram em seus caminhos. Manipuladores sabem que pessoas sob a influência de fortes estados emocionais, como o medo e a culpa, normalmente não agem com muita clareza e se deixam levar por impulsos; tirando vantagem dessa fraqueza. Esse perfil detecta com facilidade esse ponto, incentivando ainda mais tais estados emocionais extremos.

Sombra

O manipulador está sempre à espreita e sombra de alguém, para chegar ao seu alvo em questão. Quando este não consegue as informações das quais precisa sobre um indivíduo, é muito comum que ele recorra à outras pessoas para obtê-las. Entre alguns dos exemplos, o manipulador pode plantar ou espalhar fofocas e rumores até que a situação tome a forma deseja e conveniente a ele.


Descubra a sua orientação espiritual! Encontre-se!

Gostou? Compartilhe!