.
Como funciona a acupuntura?

Como funciona a acupuntura?

A acupuntura é uma técnica muito presente entre os tratamentos alternativos, conhecida e adotada mesmo pelos mais céticos. Entretanto, ainda que o conhecimento seja relativamente difundido, muitos desconhecem seu método de atuação mais profundamente, incluindo as possibilidade de tratamentos que oferece.

Consulta Personalizada Medium Leila - Taróloga

Consultar agora!

Uma boa maneira de descrever a acupuntura seria dizer que ela é um conjunto de técnicas terapêuticas responsáveis por atuar no fluxo de canais energéticos corporais. A técnica utiliza uma série de agulhas que, quando aplicadas em alguns dos mais de 1.500 pontos energéticos distribuídos pelo corpo, acabam por abordar diferentes vias que levam à cura do paciente.

Uma das vias de cura é a manutenção dos canais energéticos de modo que, através das agulhas é possível aumentar ou reduzir o fluxo de canais específicos. Segundo a acupuntura, o desequilíbrio do fluxo energético, seja por excesso ou carência em algum ponto, pode levar a alguns quadros emocionais e físicos negativos. Além disso, é possível manipular essas energias para proporcionar o alívio de dores locais, por exemplo.

Leia Também: Guia de Florais de Bach

Como funciona um tratamento de acupuntura


As técnicas utilizadas pela acupuntura apresentam resultados tão positivos, que são muito estudadas e aceitas pela ciência moderna e a medicina tradicional. Muitos médicos suportam que um dos principais responsáveis pelos resultados obtidos seriam os nervos presentes nos pontos de aplicação. Como as terminações nervosas são responsáveis por transmitir informações ao cérebro, isso explicaria o porquê de uma agulha espetada no joelho ser capaz de aliviar uma dor no ombro, por exemplo.

Outro caminho também discutido por médicos seria que o estímulo causado pela aplicação das agulhas enviaria uma mensagem nervosa capaz de disparar reações do hipotálamo. Este então, junto à glândula hipófise liberaria cargas hormonais que, como a ciência explica, são capazes de promover inúmeras reações físicas e emocionais.

Em um caminho semelhante, outros ainda discutem que a pressão aplicada sobre tais pontos faria com que o sistema nervoso liberasse neurotransmissores específicos, como a beta-endorfina. Esta, por sua vez, poderia provocar uma profunda sensação de relaxamento, atuando ainda como analgésico.

Leia Também: Rituais: Limpeza com Óleo de proteção


Indo um pouco mais a fundo, alguns pesquisadores apresentam um quadro onde a acupuntura atua com a polaridade de impulsos elétricos. Essa hipótese se baseia na técnica que utiliza agulhas e objetos metálicos na aplicação, onde o metal utilizado teria a capacidade de “embaralhar” os impulsos elétricos utilizados para transmitir informações para os neurônios, o que eliminaria o sinal de dor em algumas regiões.

Leia também: Benefícios da Acupuntura para Corpo e Mente

Lembrando que um profissional acupunturista responsável deve, antes de iniciar qualquer tratamento, efetuar uma espécie de entrevista com seus pacientes, onde serão levantadas questões sobre a alimentação, possíveis problemas familiares, situação no ambiente profissional, rotina de atividades físicas e também algumas medições básicas como a pulsação. Essa avaliação atua com auxiliar na elucidação do profissional sobre as possíveis causas de um problema, oferecendo assim o tratamento adequado.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!