.
Como fazer pedido ao Daruma

Como fazer pedido ao Daruma

O Daruma é uma figura muito conhecida entre japoneses. Um boneco da sorte, ele pode ser usado para se fazer pedidos e alcançar objetivos. Já sabe como fazer isso? Se ainda não, o WeMystic explica.

Como usar o Daruma


Os bonecos de Daruma são vendidos sem olhos, por representarem a história do monge que o originou. Ao comprar ou ganhar um, para fazer seu pedido deverá inicialmente pintar um dos olhos.

Depois, quando o pedido já tiver sido realizado, é necessário pintar o segundo olho. Além disso, a tradição diz que é necessário queimar o Daruma na sequência. Para isso, deve-se levar seu boneco a um templo ou santuário budista e o entregue como oferenda. Passado este ciclo, você pode comprar outro e fazer um novo pedido.

É muito importante observar que você deve segurar o Daruma enquanto pinta seu olho e faz o pedido.

Quando comprar um Daruma


A melhor época para comprar um Daruma é no início do ano. Segundo a tradição, isso faz com que você comece um novo ciclo de sorte e prosperidade com o ano que se inicia.

Há quem diga que o Daruma é um talismã de ano novo.

Leia Também: Conheça o significado do Daruma

Significados das cores


Ao comprar um Daruma, observe a cor do boneco e seus significados. O Daruma vermelho, mais comumente encontrado simboliza a boa sorte e a felicidade. Quem busca a saúde e a longevidade deverá procurar por um boneco azul. Já para quem precisa de mais amor e harmonia na vida deverá procurar a versão branca. O boneco amarelo simboliza a segurança; o preto, a fortuna e a prosperidade.

O que ele representa


A história do Daruma está ligada à história de um monge indiano que decidiu remover suas pálpebras para não cair no sono e assim atingir a iluminação. Isso se reflete na falta de olhos do boneco.

Já seu formato remete à posição de meditação. O monge Bodidharma perdeu os movimentos das pernas e dos braços após passar nove anos meditando dentro de uma caverna.

No Japão o Daruma é conhecido como um símbolo de perseverança e da importância de se estabelecer metas para poder alcançar seus objetivos.

O boneco é bastante procurado por turistas que vão ao Japão por representar a paciência, a luta pela realização de um sonho, a perseverança e o esforço constante. Há inclusive quem opte por oferecer um Daruma como presente a alguém que está precisando de ajuda para alcançar um objetivo.

O Daruma é construído de forma que não possa ser deitado. Com isso pode-se dizer que ele nunca cai e não cair representa jamais desistir. Isso também é representado por um provérbio japonês que diz “NANA KOROBI, YA OKI”, que quer dizer “Caia sete vezes mas levante oito vezes”.

Os pelos no rosto do boneco simbolizam animais da cultura japonesa representativos da longevidade: o tsuru (grou) e a tartaruga. Por isso, suas sobrancelhas remetem ao tsuru, enquanto que os pelos nas bochechas lembram os cascos da tartaruga. Com isso, diz a lenda que Daruma foi feito para lembrar o provérbio “Tsuru wa sen nen, kame wa man nen” (鶴は千年亀は万年), ou seja, o tsuru vive 1.000 anos, e a tartaruga 10.000 anos. Sua intenção seria reforçar a ideia de longevidade.

Onde comprar


Os japoneses costumam comprar o boneco de Daruma em barraquinhas localizadas em locais próximos aos santuários e templos budistas, no ano novo. Com isso esperam que o desejo depositado se realize no ano que se inicia.

Sugerimos: Como fazer um boneco Daruma

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!