.
Como equilibrar o seu corpo e sua alimentação com o Feng Shui

Como equilibrar o seu corpo e sua alimentação com o Feng Shui

Você sabia que é possível harmonizar energias através da sua alimentação? Veja a relação entre os alimentos e a técnica milenar chinesa Feng Shui.

Alimentação que nutre e equilibra com o Feng Shui


O Feng Shui é uma técnica de harmonização de ambientes e equilíbrio da energia Chi, a energia vital. Mas o nosso corpo também pode ser considerado um ambiente, onde vivem centenas de milhares de microorganismos que trabalham para gerar o equilíbrio e o bom funcionamento de todos os nossos sistemas. Como equilibrar o nosso corpo como um ambiente? Há diversas formas, todas elas devem buscar o equilíbrio e a saúde do nosso corpo. Os chineses vêem no nosso corpo como um templo sagrado, que deve ser tratado como tal pois dele depende a nossa qualidade de vida, o nosso bem estar, a duração da nossa estadia na terra. Por isso, o Feng Shui tem uma relação próxima com a alimentação, considera os alimentos como sagrados pois eles são capazes de nutrir e equilibrar a energia chi dentro do nosso corpo.Mas eles podem ser também os vilões, o veneno que corrompe o nosso templo sagrado.

Leia Também: A cromoterapia na alimentação

As energias Yin e Yang nos alimentos


Na Culinária Feng Shui, acredita-se que os alimentos também são regidos pelas polaridades opostos Yin e Yang.

Os alimentos Yin:são os alimentos leves e frescos, como frutas, legumes, verduras e sucos naturais. A combinação de alimentos de energia Yin é poderosa para acalmar, relaxar e desintoxicar o organismo.

Os alimentos Yang: são os alimentos substanciais, como as carnes, massas, cereais, doces e condimentos. São os alimentos que dão força, energia, disposição, vigor. São eles que geram a maior parte da nossa energia e estimulam a circulação no organismo.

Lembra-se que as energias Yin e Yang precisam estar sempre equilibradas? Não sabe muito sobre as energias Yin e Yang? Consulte aqui. A polaridade negativa Yin precisa estar equilibrada e harmonizada com a positiva Yang todo o tempo, da mesma forma, a nossa alimentação precisa equilibrar os elementos representados por cada polaridade.

Leia Também: Refeições equilibradas e energizadas - aplicando o Reiki nos alimentos

A alimentação e os 5 elementos do Feng Shui


Na Culinária Feng Shui, é importante além de equilibrar as energias, consumir também os alimentos representativos dos 5 elementos da sabedoria chinesa. Cada elemento é representado por um sabor de alimentos, e o equilíbrio é alcançado quando conseguimos manter a harmonia entre as polaridades yin e yang e os elementos do Feng Shui. Veja como cada um deles é representado:

  • Madeira

    Madeira


    Alimentos azedos

  • Fogo

    Fogo


    Alimentos amargos.

  • Terra

    Terra


    Alimentos doces.

  • Metal

    Metal


    Alimentos picantes.

  • Água

    Água


    Alimentos salgados.

Leia Também: 4 alimentos essenciais para favorecer sua beleza e vitalidade

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!