.
Como despertar a gratidão e a alegria com o Salmo 96

Como despertar a gratidão e a alegria com o Salmo 96

Um Salmo é reproduzido com o intuito de louvar os seres celestiais ou clamar por pelo auxílio divino, de modo que todos eles são construídos de forma a transmitir mensagens específicas. Parte da obra do então Rei David, sua construção é feita de modo que sejam ritmados e próprios para serem recitados como poesias e canções.

O Salmo 96, por sua vez faz parte de um conjunto de 150 Salmos que compõe o livro criado por David onde, entre seus primeiros registros esteve sua escritura no livro das Crônicas dos reis de Israel. Nele, David se refere ao trânsito da arca trazida da casa de Obede-Edom em Quiriate-Jearim (1 Cr 13.13, 16.7), deixando clara a alegria de todos os redimidos por seus erros e pecados, já que cita a concessão de benção para todos os povos que haviam se arrependido.

Leia também: Salmo do Dia - Todo o Amor e Devoção do Salmo 111

Voltando ao Salmo 96, ao tomar conhecimento de suas palavras toma-se ciência de que este nasceu com o propósito de demostrar agradecimento à todas as benção que nos foram concedidas, podendo ainda utiliza-lo como forma de agradecer desejos recentemente atendidos ou mesmo gestos de agradecimentos por todas as bênçãos recebidas durante a vida.

Sua leitura ou canção abrange também a vontade em disseminar a graça divina, expandindo a vitória pessoal à todos os que estão ao redor, em forma de generosidade ao dividir os louros de nossas conquistas. Essa configuração que expurga o egoísmo o torna ainda um símbolo de imparcialidade e integridade, mostrando que todos merecem receber o mesmo tratamento e as mesmas oportunidades.

A leitura do Salmo 96 para louvor e gratidão


Esse Salmo pode ser lido ou entoado diante de qualquer situação onde seja do seu desejo expressar gratidão. Como os Salmos deste livro têm o poder de nos sintonizar com as energias celestiais, ao orar e cantar tão belas palavras, permite-se a aproximação com os anjos e ao Pai celestial. Dessa maneira, tal mensagem de gratidão pode chegar aos céus com mais clareza, transmitindo de maneira adequada a intenção de fé.

Lembre-se que, ao recitar um Salmo estará procurando estabelecer uma comunicação com o divino. Portanto, procure fazê-lo em local tranquilo, livre de interferências externas como um barulho excessivo ou incômodo que possa desconcentra-lo. Agora que conhecemos sua história e importância, veja a seguir o Salmo 96 para começar sua leitura.

“Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR toda a terra.
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia.
Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas.
Porque grande é o Senhor, e digno de louvor, mais temível do que todos os deuses.
Porque todos os deuses dos povos são ídolos, mas o Senhor fez os céus.
Glória e majestade estão ante a sua face, força e formosura no seu santuário.
Dai ao Senhor, ó famílias dos povos, dai ao Senhor glória e força.
Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferenda, e entrai nos seus átrios.
Adorai ao Senhor na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra.
Dizei entre os gentios que o Senhor reina. O mundo também se firmará para que se não abale; julgará os povos com retidão.
Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; brame o mar e a sua plenitude.
Alegre-se o campo com tudo o que há nele; então se regozijarão todas as árvores do bosque,
Ante a face do Senhor, porque vem, porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos com a sua verdade.”

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!