.
Como afastar a falsidade e atrair a segurança com o Salmo 23

Como afastar a falsidade e atrair a segurança com o Salmo 23

Antes de escolher por um Salmo para suas orações, é preciso primeiramente entender o significado de tais textos bíblicos. Muitas vezes referidos como versos, já que possuem uma construção a qual permite que sejam tratados poeticamente e quase cantados, esse formato não foi atribuído ao acaso, pois acredita-se que assim seria possível alcançar um conexão mais próxima com Deus e os anjos da guarda.

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência.

10 min de consulta por telefone SÓ R$ 5.

Essa característica tornaria mais poderosa toda mensagem enviada aos céus, de modo que ao perceber a devoção do salmista (aquele que utiliza o poder dos salmos para orar), seus pedidos seriam mais facilmente atendidos.

Um Salmo também carrega uma forte importância histórica em meio às suas características místicas, onde cada um dos 150 textos que compõem o Livro dos Salmos possuem temas diversos, os quais são direcionados à situações específicas. Cada um deles foi escrito sob um momento da história do povo hebraico, carregando dessa maneira os desejos do rei e seu povo naquele preciso momento; isso quer dizer que situações de guerra e desespero gerariam Salmos que pediriam por força e proteção divina. Já situações polêmicas como o julgamento de uma figura icônica promovem a criação de Salmos de apelo à intervenção divina em prol dos que sejam injustiçados ou oprimidos.

Leia Também: A magia do Salmo: conheça a importância e os significados deste livro bíblico

O poder do Salmo 23 para afastar a falsidade


Exatamente com esse espírito de promover o bem encontrado em meio a todos os 150 Salmos, o Salmo 23 foi especificamente construído para não apenas clamar à Deus, mas também para passar alguns ensinamentos ao povo.

Leia Também: Salmo 91 – o mais poderoso escudo de proteção espiritual

A mensagem pede para que as forças divinas afastem de seus fiéis pessoas falsas e de coração malicioso, de modo que mantenha longe todas as aflições que perseguem seus espíritos. Além da busca por um coração puro, ele é frequentemente recomendado para os que estejam em vias de viajar, servindo como uma espécie de oração para que se chegue em segurança ao destino.

Além do pedido de ajuda à Deus e seus anjos, o texto contém uma mensagem para o povo, dizendo à todo os fiéis que é preciso ter confiança no poder divino para não esmorecer perante qualquer dificuldade, algo facilmente percebido no trecho “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo”.

Leia Também: Como despertar a gratidão e a alegria com o Salmo 96

A seguir podemos conferir todas estas características diretamente no Salmo 23.

“O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!