.
Como a canela pode equilibrar distúrbios e enfermidades? Descubra

Como a canela pode equilibrar distúrbios e enfermidades? Descubra

Considerada uma poderosa especiaria afrodisíaca, a canela, juntamente com a pimenta, foi, ao longo de toda a antiguidade, uma cara e cobiçada combinação, onde apenas os mais ricos e poderosos teriam acesso à ela.

Também datada deste período, a canela foi associada a uma considerável propriedade afrodisíaca, citada no livro bíblico dos Provérbios como ferramenta de sedução para o adultério. Anos à frente, a canela foi uma das especiarias responsáveis por movimentar as grandes navegações nos séculos XV e XVI.

As propriedades medicinais e a canela na Ayurveda


Começando com as propriedades da canela na Ayurveda, a erva é utilizada a partir da casca ou da extração de seu óleo essencial, apresentando três sabores: o adocicado, o picante e o adstringente. Sendo assim, mostra-se com uma energia quente e sabor pós-digestivo picante.

Diante desse padrão, a Ayurveda indica que a canela é uma pacificadora dos doshas Vata e Kapha, mas que pode agravar os biótipos Pitta. Como efeitos secundários de sua ingestão, a especiaria é capaz de aumentar o apetite, eliminar toxinas, atuar como um tônico, anti-gases, afrodisíaco, antibacteriano, antifúngico, antialérgico e ainda um poderoso tônico para o coração.

Leia Também: Doshas: conheça os elementos que definem um biotipo na Ayurveda

Além desses efeitos, a canela é indicada para consumo no tratamento de gripes, tosses, secreções, má digestão, diarreia, flatulências, artrites, reumatismos do tipo Vata, má circulação, infertilidade, disfunção erétil, cólicas menstruais, endometriose, TPM e também para indivíduos que possuem suas extremidades sempre frias.

A canela não é recomendada para mulheres grávida nem para indivíduos com o dosha Pitta em desequilíbrio. Para os demais, a dose diária indicada é de uma a três gramas do pó de canela para ser ingerido; no caso de áreas doloridas ou reumatismo, pode-se utiliza-la através de seu óleo essencial.

Leia Também: A medicina e a dieta pela Ayurveda: as chaves para o equilíbrio

Aceita também pela medicina tradicional como uma eficiente especiaria curativa, especialistas afirmam que seu consumo pode prevenir e tratar doenças de grande seriedade como o câncer, diabetes, colesterol, triglicérides, hipertensão arterial, ovário policístico, úlcera (atacando a bactéria responsável pela doença) e a candidíase. A níveis intelectuais, a canela também atua como auxiliar no aumento das funções cognitivas, aperfeiçoando a concentração, a memória e também a agilidade visual e motora.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!