.
Chico Xavier e Pombagira: entenda a relação entre a entidade e o espiritismo

Chico Xavier e Pombagira: entenda a relação entre a entidade e o espiritismo

O espiritismo e a umbanda são religiões moldadas a partir do contato com outras entidades e o cristianismo. O espiritismo veio da França, através de Allan Kardec, com os ensinamentos de reencarnação, a mediunidade e a comunicação com as entidades. E a Umbanda, por sua vez, que surgiu no século XX no Rio de Janeiro, principalmente durante os períodos de escravidão brasileira, com conceitos muito próximos do espiritismo, como a espiritualidade, o culto a Deus e o processo de reencarnação. Neste artigo entenda qual a ligação entre Chico Xavier e Pombagira.

Entretanto, muitas polêmicas se criaram quando da chegada de pombagira ao Brasil, junto com a Umbanda. O catolicismo da época a nomeou como a figura diabólica daquela região e, com isto, a imagem da pombagira foi se negativizando. Mas o que Chico Xavier e pombagira têm em comum?

Afaste as más energias!
Afaste as más energias da sua vida!
Confira na nossa loja virtual as ervas produtos naturais para afastar as más energias. Aproveite já pois nossos estoques são limitados!
ESPIAR LOJA >>

Chico Xavier e pombagira: Espiritismo e umbanda?

Chico Xavier e Pombagira

Bem, pombagira, como qualquer outra entidade, é um espírito para ambas as religiões. Chico Xavier dizia que devemos respeito a todos os espíritos, pois todos são mutáveis e decisões arrogantes podem trazer consequências para a imortalidade. Como a imagem da pombagira intrigou os católicos no período colonial brasileiro, muitas pessoas, até mesmo alguns adeptos do espiritismo, alimentavam preconceitos em relação a esta entidade.
Por outro lado, Chico Xavier sempre pregou que o conhecimento de todo o mundo espiritual é necessário, antes mesmo que o vejamos com os olhos terrestres.


Leia também: O que a Pombagira faz na vida de uma pessoa


Pombagira: Seu significado espiritual

A pombagira, segundo Chico Xavier, é uma entidade com forte intensidade espiritual. Precisamos entender por que ela foi tão mal vista entre os católicos. Bem, antes de tudo, a pombagira se caracteriza por ser o Exu em sua forma feminina, ou seja, seus níveis de luz são extremamente elevados e possuem ligações diretas com os Orixás. A pombagira é a mulher bem-arrumada que sempre se mostra envolta pelo manto escarlate da sensualidade. Com maquiagem forte e cigarrilhas à boca, ela é a figura-alvo da liberdade espiritual.

A partir da sua imagem, os cristãos e certos espíritas não conseguiram incluí-la em seus cultos, principalmente nos rituais de tradição do espiritismo e, por isso, ela ganhou apenas uma visão demonizada. Sabe-se que na África não havia distinção entre o bem e o mal, como distinguimos hoje no ocidente, através do discurso judaico-cristão. Portanto, foi mais cômodo referenciar a pombagira ao lado que feriam os dogmas da Igreja da época, como o cigarro, a sensualidade da mulher, a liberdade de viver a sua essência e o charme. Estas características foram interpretadas por Chico Xavier como apenas a liberdade do Exu-feminino, sem que houvesse a necessidade de enquadrá-lo em outras doutrinas. A pombagira estimula na mulher a sua virtude feminina, visto que todas as mulheres – que são incorporadas por esta entidade – revelam um chacra repleto de uma beleza divina e poderosa.

As ideias e vivências de Chico Xavier e pombagira têm visões conjuntas de liberdade e intensidade naquilo em que se vive, pois a vida numa encarnação é única e esta nunca retorna, apenas prossegue rumo à eternidade.


Veja aqui as declarações de Chico Xavier sobre Umbanda e espíritos de luz, no programa Pinga Fogo de 1971.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.