.
As propriedades do capim limão na ayurveda

As propriedades do capim limão na ayurveda

Muito conhecida entre os brasileiros, essa erva que pode levar tanto o nome de Capim Limão como o de Capim Santo está acostumada com o clima quente da Índia e portanto se adaptou muito bem à nossa terra. Tamanha identificação com o clima permite a erva crescer até mesmo à beira de estradas e em meio a praças e parques. De seguida, leia sobre os benefícios e propriedade do capim limão na Ayurveda.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

Seu nome, Capim Limão, é devido ao odor cítrico caraterístico dessa planta, e que lembra muito o do limão – ela é uma planta perene de porte médio e com folhas bem longas capazes de atingir 90 centímetros de comprimento.

Pode ser surpreendente que uma erva tão comum e por vezes subestimada faça parte inclusive da descrição de plantas medicinais ayurvédicas, seguindo todos os critérios da farmacologia Ayurveda (Dravya Guna). O Capim Limão, ou Cymbopogonis citratus pela etimologia botânica, é uma das ervas fitoterápicas mais seguras descritas, tendo inclusive sido alvo de pesquisas no combate ao câncer pelo Instituto de Medicina Integrativa da Índia.

Tal levantamento sobre a planta foi capaz de descobrir que o óleo extraído da mesma pode ter efeitos anticancerígenos sobre 12 tipos diferentes de células cancerígenas, levando a destruição e inviabilidade da célula tumoral segundo publicação no Chemical and Biological Interactions.

Estudos mais recentes ainda confirmaram efeitos positivos dessa erva para tratar a diabetes tipo 2, quadros de epilepsia, alterações no colesterol e triglicerídeos, bem como combate à candidíase.

►Saiba Mais: Conheça os princípios e significados da Ayurveda

Como usufruir dos benefícios do Capim Limão na Ayurveda


Além das pesquisas medicinais sobre o combate ao câncer, o Capim Limão já é um velho conhecido na Ayurveda por ser muito útil em casos de febre alta, indigestão, ansiedade, insônia, TPM, cólicas e diversos tipos de dor. Na Ayurveda são utilizadas as folhas da planta e seu óleo essencial para os tratamentos – seu extrato possui um sabor amargo e picante, e é descrita como possuidora de uma potência (energia) quente, mesmo que alguns autores ocidentais digam ser fria.

Além dos benefícios já citados, ela pode ser utilizada para melhorar as funções respiratórias, reduzir o nível de toxinas do organismo, como um sedativo de ação suave ou analgésica e ainda reduzir sintomas como as flatulências. Possui ação antiespasmódica e pode servir para reduzir a libido excessiva.

CONSULTA DE TAROT

Escolha uma carta e comece a consulta de Tarot 100% personalizada!

O óleo essencial, por sua vez, é normalmente utilizado durante massagens nos locais onde é necessário tratar, e para ingestão são utilizados o pó e as folhas – para o pó é recomendado de 1 a 9 gramas diárias e para as folhas 20 gramas em infusão com um litro de água.

Dentro da Ayurveda o Capim Limão é costumeiramente indicado para má digestão, flatulência, gripes, secreções, bronquite, febre, TPM, cólicas menstruais, cefaleias, ansiedade e insônia, sendo contraindicado para mulheres em período de gestação.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!