.
Caminhos nobres segundo Buda- o caminho óctuplo

Caminhos nobres segundo Buda- o caminho óctuplo

Os caminhos nobres segundo Buda ensinam o “caminho óctuplo”- um conjunto de oito práticas que representam a quarta nobre verdade do Budismo. Também é chamado de “caminho do meio”, já que se baseia em atitudes moderadas e harmônicas, fugindo sempre dos extremos.

CONSULTA DE TAROT

Escolha uma carta e comece a consulta de Tarot 100% personalizada!

Caminhos nobres segundo Buda – as 8 práticas

O Nobre Caminho Óctuplo é uma boa forma de encontrar o equilíbrio e praticar os ensinamentos de Buda. Veja quais são as oito práticas propostas:

– Compreensão Correta (Samyag-drsti);

– Pensamento Correto (Samyak-samkalpa);

– Fala Correta (Samyag-vac);

– Ação Correta (Samyak-karmanta);

– Meio de Vida Correto (Samyag-ajiva);

– Esforço Correto (Samyak-vyayama);

– Atenção Correta (Samyak-smrti);

– Concentração Correta (Samyak-samadhi).

Vamos aprofundar aqui em quatro das oito práticas budistas.


Leia também: Budismo e Espiritismo: 5 semelhanças das duas doutrinas


Caminhos nobres segundo Buda – Compreensão Correta (Samyag-drsti)

Conhecer as Quatro Nobres Verdades do Budismo (existência sofrimento, causas do sofrimento, liberação do sofrimento, caminho para liberação) é uma forma de entender e aceitar as coisas da vida como realmente são. Isso vai incentivá-lo a se libertar e querer ajudar os outros a fazer o mesmo.

Para a Compreensão Correta, é essencial se autoquestionar, principalmente a respeito do seu comportamento. A nossa tendência é gastar tempo justificando o que fizemos ou o que queremos fazer. Devemos tentar inverter o processo. Ao invés de tentar justificar nossas transgressões, devemos tentar aprender o que elas significam e transformá-las.

Caminhos nobres segundo Buda – Pensamento Correto (Samyak-samkalpa)

Para o Pensamento Correto, devemos desenvolver a bondade amorosa, nunca ter má vontade em relação aos outros, não desejar o mal (mesmo em pensamento), evitar a avareza e por fim, não ser egoísta.

Mas, como é possível purificar as tendências de nossa mente? Devemos praticar a introspecção profunda. Realize em seu pensamento que todo o mal e todo o bem vêm de sua própria mente e você deve tentar equilibrar ao máximo o que passa nela. Um pensamento maldoso pode gerar uma sequência de consequências nocivas, enquanto um pequeno pensamento bom, pode trazer uma abundância de coisas boas.

Caminhos nobres segundo Buda – Fala Correta (Samyag-vac)

Para alcançar a Fala Correta você não deve mentir, falar em excesso, usar palavras ácidas ou caluniosas. O melhor caminho é falar sempre a verdade, dizer coisas construtivas, conciliadoras e harmoniosas. Existem quatro regras básicas para ter uma Fala Correta:

– Falar sempre a verdade;

– Medir se o que vai falar pode ofender alguém. Se suas palavras forem machucar uma pessoa, é melhor calar-se. Faça com que sua fala sempre espalhe bondade e gentileza;

– Encoraje as pessoas. Muitas vezes, tudo que alguém precisa é de uma palavra amiga e confiante. Caso você tenha a chance de elogiar, animar ou encorajar alguém não meça palavras. Isso pode fazer toda diferença para quem ouve;

– Seja prestativo com suas palavras. Usar a fala para ajudar os outros é sempre uma boa opção. Você pode utilizar as palavras para informar, ensinar e conversar com os outros sobre algo construtivo. É importante dialogar e argumentar com as pessoas sobre diferentes assuntos. Esta é a melhor forma de aprender o Darma.


Leia também: 10 preceitos da sabedoria budista que irão iluminar o seu dia


Caminhos nobres segundo Buda – Ação Correta (Samyak-karmanta)

A Ação Correta se refere a tudo que fazemos com o nosso corpo como ter bons hábitos de alimentação, dormir bem, praticar exercícios físicos e descansar adequadamente. Os hábitos de trabalho e tudo que se refere ao carma gerado pelo comportamento, também afetam a Ação Correta.

Praticar o bem e não causar sofrimento aos outros vai contribuir para que você tenha uma vida equilibrada e plena.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: