.
A técnica Ayurveda de raspar e língua e seus 9 benefícios

A técnica Ayurveda de raspar e língua e seus 9 benefícios

Imprescindível para a saúde bucal, desde muito jovens desenvolvemos o hábito diário de escovar os dentes e, em alguns casos, até mesmo a língua. Entretanto, segundo praticantes e especialistas da Ayurveda e Yoga, raspar a língua diariamente também deve fazer parte da sua rotina de higiene.

Abrigo de inúmeros resíduos, a língua concentra células mortas, fungos, toxinas, bactérias, e diz-se que até mesmo emoções estão presentes por lá. A explicação para isso tudo se dá durante a noite, período em que, mesmo lentamente, o sistema digestivo continua seu trabalho, buscando remover de seu interior todos os excessos cometidos durante o dia, como resíduos do seu jantar e demais toxinas.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Quando devo raspar a língua, segundo a Ayurveda?

ayurveda raspar a língua

Para evitar que o seu organismo reabsorva todas as impurezas que foram expelidas durante a noite, a Ayurveda recomenda que você raspe a língua logo pela manhã, ainda em jejum. Muito mais que um simples processo de limpeza, a raspagem pode ser benéfica para uma diversidade de fatores em sua saúde e cotidiano.

De acordo com a Ayurveda, a saúde de todo indivíduo começa pelo processo digestivo, e este claramente é um processo que tem início pela boca. Uma vez que sua língua se encontra repleta por células mortas, resíduos e toxinas, a capacidade de discernir sabores e texturas também é comprometida, reduzindo a eficácia da digestão em sua totalidade.

Como benefício, raspar a língua ativa a produção de saliva e contribui para o aumento de agni – o fogo digestivo. Com isso, temos uma melhor digestão e que perdura por um dia inteiro.


Como raspar a língua corretamente?

Existem diversas maneiras eficientes de raspar a língua, entretanto a Ayurveda recomenda sempre o uso de ferramentas de raspagem confeccionadas em aço inoxidável, já que este é um material em geral que não causa danos como alergias, é facilmente esterilizado e não cria resíduos. Caso não encontre nenhum material específico, pode utilizar uma colher de sopa virada ao contrário.


Leia também: Descubra como tratar alergias através da Ayurveda


O que a Ayurveda diz sobre os benefícios de raspar a língua?

Além das questões visíveis inerentes à sua higiene, criar o hábito de raspar a língua é capaz de promover mudanças na saúde do corpo todo e purificação da mente. Confira alguns benefícios sentidos logo nos primeiros dias da prática.

  • Combate ao mau hálito

    Já pensou que maravilha acordar com o hálito equilibrado, e assim permanecer durante todo o seu dia? Ao adotar o hábito de raspar a língua, sua boca se verá livre dos fungos, bactérias e resíduos alimentares que foram se acumulando durante o dia e também enquanto você dormia.

  • Esteticamente mais bonita

    Você vai tirar uma foto ou mesmo se olhar no espelho, e se depara com uma língua opaca, manchada e esbranquiçada. Quer mudar isso? Em poucos dias de raspagem sua língua voltará a demonstrar aquela cor rosada e saudável que é dela por padrão.

  • Saúde bucal

    Como já se pôde perceber, toda a sua saúde bucal será beneficiada pela raspagem. Problemas como tártaro, cáries, gengivites e outros podem ter chances drasticamente reduzidas de surgirem em sua boca. Mas lembre-se sempre que a raspagem não substitui em nenhum momento a escovação e o uso do fio dental.

  • Diminui a formação de muco

    Se você costuma acordar constipado e com a garganta repleta por muco, saiba que raspar a língua antes de se deitar também é capaz de reduzir problemas aéreos como a sinusite, além do acúmulo de muco nasal. Para auxiliar o processo de desobstrução, alie a raspagem a uma limpeza das cavidades nasais utilizando água e sal.

  • Purifica o paladar

    Depois de adotar a prática da raspagem da língua, alguns dias já serão suficientes para que você consiga sentir consideráveis diferenças no seu paladar, identificando inclusive gostos os quais nem se lembrava mais como eram. Tudo isso é possível simplesmente pelo fato de estar presenciando uma língua limpa, com capacidades aumentadas de suas papilas gustativas.

  • Melhora o sistema imunológico

    Promover um bom funcionamento do seu sistema imunológico é uma prática que claramente começa pela língua, uma vez que por ali entram substâncias diversas, e muitas se mantêm por lá, até que uma limpeza seja realizada. Portanto, atente-se para uma limpeza frequente de sua língua, promovendo assim uma melhora nas funções protetoras do seu corpo, bem como a desintoxicação do mesmo.

  • Massageia seus órgãos internos

    De acordo com os princípios da Ayurveda, ao raspar a língua nós também estamos, indiretamente, massageando alguns órgãos internos, como os rins, baço, estômago, fígado, intestinos, vesícula biliar, pulmões e coração, sendo este último localizado bem na ponta da língua.

  • Melhora a digestão

    Como dito logo ao início do artigo, a digestão é um processo que começa ainda dentro da boca, principalmente com uma boa mastigação. Ao apresentar uma língua limpa, esse processo torna-se ainda mais otimizado, permitindo a absorção de um maior número de nutrientes necessários.

  • Purifica corpo e mente

    Para os princípios da Yoga, o processo de raspagem da língua é parte das técnicas de purificação, denominadas Kriyas, aliadas a demais técnicas como a dos seios nasais e do intestino. É recomendada a repetição dessas técnicas de forma rotineira para que sujam então efeitos de cunho físico, mental e espiritual.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!