.
Ayurveda no café da manhã: comer bem e com saúde

Ayurveda no café da manhã: comer bem e com saúde

Para aqueles que acompanham, mesmo que superficialmente, o modo de funcionamento da Ayurveda, o fato de a maneira e o que você come interferirem diretamente em seu estado de saúde já está mais do que claro. Afinal, as regras de alimentação servem para todas as refeições, principalmente quando falamos sobre o café da manhã. Veja aqui algumas considerações sobre Ayurveda no café da manhã.

Essa primeira refeição do dia é tão importante que não importa se você nunca teve contato algum com variações da medicina alternativa, ou mesmo se cresceu em um lar sem muitas regras alimentares; em algum momento ou em vários deles você já deve ter ouvido o quanto deve ser “caprichado” o seu café da amanhã. Não é à toa que existem frases populares tão conhecidas como “você deve tomar café da manhã como um rei”. Afinal, se você provavelmente passou as últimas sete a oito horas dormindo, deverá acordar e então quebrar o jejum dignamente.

De acordo com muitos médicos, estudiosos e com a própria Ayurveda, o café da manhã é uma das refeições mais importantes de nossas necessidades diárias de saúde; ignorá-lo é dar um grande passo para trás. O que você tem para o seu café da manhã decide a quantidade de energia que você receberá nesse dia específico, podendo definir o estado de seu corpo até o final do dia. Portanto, é necessário que você tenha em mente o tipo de alimentos que consome antes do início do seu dia.

De acordo com o sistema da Ayurveda, uma boa maneira de estimular o hábito de uma alimentação adequada logo pela manhã é incluir frutas e sucos em sua dieta matinal. Além de mantê-lo hidratado durante todo o dia, tal combinação irá ajudá-lo a iniciar o seu dia em uma boa nota nutricional. Esses alimentos são mais fáceis de serem consumidos por aqueles resistentes e que insistem em ficar apenas no “cafezinho”. Isso além de terem uma digestão mais rápida, sem fazer com que comece seu dia muito “pesado”.

Consumir frutas pela manhã é a melhor maneira de colher seus benefícios máximos, sendo que as frutas também são capazes de ajudá-lo no processo digestivo adequado, já que a grande maioria delas contém quantidades muito satisfatórias de fibras. Além disso, o café da manhã nos fornece energia e nutrição que não devem e não podem ser fornecidos ou compensados por qualquer outra refeição durante a parte posterior do dia.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Ayurveda no café da manhã: Alimentos recomendados no café da manhã diário

Assim como a cultura popular e diversos outros sistemas da medicina tradicional, a Ayurveda também recomenda que se faça uma refeição de grande qualidade no início do dia. Afinal, esta é certamente a sua refeição mais importante e em hipótese alguma deve ser esquecida ou menosprezada.

Pensando nisso e no fato de muitas pessoas não fazerem realmente ideia do que deveriam comer no início de sua jornada diária, a seguir listaremos um completo guia contendo diversos alimentos recomendados para um café da manhã saudável e equilibrado, de acordo com especialistas em Ayurveda. Chega de desculpas! Mãos à obra rumo a uma mesa exemplar.


Suco Verde

O primeiro da lista é certamente uma das melhores escolhas possíveis, pois se trata de um combinado alimentar. Existem muitas opções de suco para você escolher e a decisão pode ser feita para agradar seu paladar. Além dos sucos de frutas, você também pode ampliar os horizontes testando sucos de vegetais, que são igualmente saudáveis. O suco verde é uma bebida cheia de energia e que se deve experimentar. Como sugestão inicial temos uma combinação de brócolis, pepino, aipo e salsa. Esta bebida refrescante certamente irá atingir seus objetivos de saúde.


Leia também: A melhor posição para dormir, segundo a Ayurveda


Bananas

As tão populares, mas muitas vezes esquecidas bananas, são uma ótima maneira de começar seu dia. Elas deverão ajuda-lo com suas necessidades diárias de energia, além de também melhorar a digestão. Você pode descascar as bananas e comê-las da mesma forma ou talvez preparar um shake com um pouco de leite.


Brotos

Brotos são uma potência de vitaminas e minerais. Eles lhe dão energia suficiente para passar o dia e também às vezes te surpreendem fornecendo uma boa quantidade de vitaminas. Pode ser chato e sem graça simplesmente comer alguns brotos em um prato, mas para que você possa olhar com mais apetite é possível espalhar alguns brotos em seu sanduíche ou fazer uma salada mais complexa.


Suco de Beterraba

Sucos de beterraba são ótimos para combinar com outros vegetais. Eles podem ser adicionados na sua lista favorita de frutas e vegetais, como cenouras e maçãs facilmente. Uma boa dica pode ser reunir pequenos pedaços de beterraba, cenouras, maçãs e ramos de hortelã em um liquidificador. Mexa bem e está pronto para servir.


Aveia

Outra excelente escolha para um café da manhã, a aveia fica deliciosa com alguns pedaços de maçãs e uvas. O beta-glucano da aveia também promove a sensação de saciedade e você pode acabar comendo menos no decorrer do dia.


Leia também: 4 combinações perigosas com mel de acordo com a Ayurveda


Sementes e Nozes

É importante que você inclua sementes e nozes como parte de seu café da manhã; isso também acaba como uma escolha saborosa e refrescante. As sementes e nozes em geral ajudam a combater o nível de açúcar no sangue e reduzir o risco de doenças cardíacas. Mas lembre-se de consumir sem exageros, assim como tudo em sua dieta.


Berries e Cerejas

Como no Brasil a separação é um pouco diferente, ao nos referirmos como berries e cerejas estamos falando por exemplo dos mirtilos, das framboesas e dos morangos, que são ricos em antioxidantes e são muito saudáveis para o coração. Estes podem ser adicionados a cereais ou shakes, e consumir essas delícias certamente é uma decisão que você não irá se arrepender mais tarde.


Batata Doce

De acordo com Ayurveda, as batatas doces são ricas em fibras que são absorvidas lentamente após o consumo, o que lhe dará uma sensação de saciedade maior no estômago até a próxima refeição. Por isso o consumo de batata doce é recomendado principalmente para quem tem dificuldades com o apetite e acaba comendo além da conta no café da manhã.


Leia também: Descubra como tratar alergias através da Ayurveda


Uva Passa

Pouco comum na dieta dos brasileiros, as uvas passas são uma escolha muito saudável para um café da manhã adequado. Adoradas por uns e odiadas por outros, elas podem ser consumidas juntamente com o pão por exemplo, ou ingeridas com um pouco de aveia depois de hidratar durante a noite.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!