.
Ayurveda na mesa: receitas para o dosha Vata

Ayurveda na mesa: receitas para o dosha Vata

Quem conhece este, que é um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade, sabe a importância de seguir algumas receitas da ayurveda de acordo com cada um dos doshas. Cada um dos doshas, por sua vez, pode ser fortalecido por um determinado tipo de alimento, por isso é determinante seguir uma dieta que possua alimentos que fortaleçam seu dosha e evitem o desequilíbrio físico e emocional do seu organismo.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Receitas da Ayurveda para o ativo dosha Vata


As dietas que se baseiam nas receitas da ayurveda de modo a seguir os princípios de cada dosha, são de grande ajuda para manter o correto funcionamento de órgãos como fígado e rins, por exemplo. Além deste fator, essa dieta ayurvédica, tem entre seus maiores benefícios proporcionar um excelente efeito desintoxicante, já que todo o processo de filtração de impurezas deve correr em sua melhor forma possível.

Esses resultados detox oferecidos por dietas baseadas na ayurveda mostram resultados evidentes como o emagrecimento, mostrando uma redução acentuada de medidas corporais.

Leia Também: Doshas: conheça os elementos que definem um biotipo na Ayurveda

A dieta Vata


Receita_Vata

Imagem exemplificativa retirada do site www.eusemfronteiras.com.br

O Vata é um Dosha aéreo e pessoas com predominância nessa energia costumam sofrer de males como constipação e inchaços, rachaduras nos pés, pele seca, problemas intestinais, possuem baixa imunidade para doenças como resfriados e são acometidas facilmente por fadiga intensa e situações de insônia. São também normalmente fisicamente muito ativas e possuem tendência a ter um corpo magro, bem como habilidade para aprendizado rápido. Para as pessoas deste Dosha é recomendado o consumo de alimentos mais “quentes” e evitar alimentos frios e crus, como saladas.

Entre boas opções de receitas da ayurveda para Vata podemos citar o Arroz Picante com Batata. O aspecto úmido do arroz nesse prato ajuda a balancear o efeito seco da batata, favorecendo este dosha.

Leia Também: Vata, Pitta ou Kapha? Descubra seu Dosha através do teste ayurveda


Ingredientes

11/2 xícara de arroz cozido integral;
1 batata média, bem esfregada;
1/4 pimentão verde, cortado (opcional, evitar para Pitta em excesso);
2 colheres de sopa de óleo de girassol;
1/2 colher de chá de sementes de mostarda;
3 colheres de sopa de água;
1/2 colher de chá sal;
1/2 colher de chá pó de curry;
1 colher de chá de gengibre fresco, cortado ou ralado.

Corte as batatas em cubos e reserve. Aqueça o óleo em frigideira adicionando a mostarda e, assim que as sementes de mostarda começarem a “estalar”, pode acrescentar as batatas e o curry. Assim que todo o curry e a mostarda estiverem bem impregnados na batata, adicione água e cozinhe em fogo baixo por 7 minutos aproximadamente - mexa com frequência para que as batatas não grudem.

Após esse período de cozimento, pode acrescentar o arroz já cozido junto a todos os outros ingredientes. Misture bem e só então retire do fogo, pois seu prato estará pronto para servir.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!