.
Ayurveda na mesa: receitas para o dosha Pitta

Ayurveda na mesa: receitas para o dosha Pitta

Existem receitas da ayurveda para cada um dos doshas pertencentes à essa, que é uma das mais antigas metodologias de cura da humanidade. Basicamente, os doshas representam os elementos naturais que regem um indivíduo e influenciam em seu corpo e modo de agir, sendo eles o Pitta, o Vata e o Kapha - mas é importante lembrar que cada indivíduo é formado por todos os três doshas, o que muda é a predominância de cada um deles dentro de si.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Receitas da Ayurveda para os críticos de Pitta


ayurveda_pitta_wemystic

Ao utilizar receitas da ayurveda que sejam especificas para cada dosha predominante, você permite que o corpo trabalhe em equilíbrio. Afinal, manter esse equilíbrio é o principal objetivo dessa dieta, pois permite que todos os órgão funcionem em perfeita sincronia e assim exerçam suas funções em plena capacidade.

Um pessoa Pitta que siga uma dieta especifica para seu dosha dominante terá melhores resultados em todos os aspectos de sua vida, seja para controlar sua imunidade contra doenças, bem como para manter seu peso e físico ideal.

Leia Também: Vata, Pitta ou Kapha? Descubra seu Dosha através do teste ayurveda

A dieta Pitta


Dosha Pitta

Imagem exemplificativa retirada do site www.eusemfronteiras.com.br

As pessoas que possuem predominância do dosha Pitta reúnem propriedades da combinação do fogo com a água, mas é do elemento fogo que as características são mais proeminentes. As pessoas influenciadas pelo dosha Pitta são normalmente muito ativas fisicamente, e possuem grande apetite.

Além do apetite apurado, eles costumam ficar irritados com facilidade, são muito críticos com todos e com si mesmo, têm caráter perfeccionista e dificuldades em resolver desavenças. Em aspecto físico, há uma tendência a desenvolver acne, possuem tons rosáceos de pele a qual também é mais sensível que a maioria. Não sentem frio com facilidade e quando apresentam excesso de Pitta em seu corpo costumam produzir mais Bile e “ácido”.

Por possuírem um grande caráter de fogo desde o nascimento, essas pessoas devem evitar dietas e receitas de ayurveda que alimentem esse fogo. Como exemplo de alimentos que podem estimular o fogo temos salgados em geral e temperos muito fortes. O ideal é que optem por refeições frias, como saladas e alimentos crus, caso contrário podem surgir quadros inflamatórios variados.

Existem muitas receitas dentro da ayurveda adequadas ao Pitta e uma excelente opção é o Lassi. O Lassi é uma bebida que facilita o processo de digestão e é feita a base de iogurte - além de ser muito simples de preparar, ele pode ser adaptado aos diferentes doshas. Na sequência, veremos um exemplo de preparo para pessoas Pitta.

Leia Também: A medicina e a dieta pela Ayurveda: as chaves para o equilíbrio

Ingredientes

  • 1/2 xícara (chá) de iogurte;
  • 1 xícara (chá) de água mineral;
  • 1/2 colher (café) de cardamomo em pó;
  • Açúcar demerara a gosto;
  • 8 folhas grandes de hortelã frescas;
  • 3 colheres (chá) de água-de-rosa;
  • 1 ramo de hortelã para decorar.

O preparo dificilmente seria mais simples que este, sendo necessário apenas reunir todos os ingredientes no liquidificador, bater e servir. Quem preferir pode coar a bebida antes de colocá-la em um copo e ainda decorar com a hortelã.

Leia Também: Doshas: conheça os elementos que definem um biotipo na Ayurveda

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!