.
Ayurveda e a alimentação Sattvica - bem-estar sobre os estados da mente

Ayurveda e a alimentação Sattvica - bem-estar sobre os estados da mente

A alimentação Sattvica é uma das 3 principais dietas inseridas nos conceitos da Ayurveda, dividindo espaço com a dieta de Rajas e Tamas. A medicina Ayurveda tem em seus princípios fundamentais a cura e a obtenção de uma longeva e plena vida através de hábitos diários e alimentares saudáveis.

A Ayurveda atua basicamente sobre três doshas com qualidades particulares: o Pitta, o Vata e o Kapha, onde cada indivíduo tem sua rotina adaptada a tais características. Entretanto, como sempre a predominância se apoia em um dos três nomes, é preciso seguir uma dieta que mantenha o equilíbrio entre eles, de modo a controlar principalmente àquele que tenda a se manifestar de forma mais intensa.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

A alimentação Sattvica nos princípios da Ayurveda

Os ensinamentos da Ayurveda conta com 3 dos chamados mahagunas em sânscrito, os quais representam, segundo os preceitos da sabedoria Bhagavad Gita, 3 estados da mente humana. O Sattva sobre o qual é construída a alimentação Sattvica promove e estimula o equilíbrio, pureza, espiritualidade e autoconhecimento. O segundo, que seria o Rajas está ligado ao desejo, apegos, paixões e egoísmo; já o terceiro, representado pelo Tamas, está ligado à inércia, preguiça, embotamento, escuridão e ignorância.

A alimentação Sattvica da Ayurveda tem como objetivo promover o crescimento gradual do Sattva, reduzindo os estados mentais negativos do Rajas e Tamas. Segundo os preceitos indianos, as pessoas de Sattva e que desejam estimular esse mahaguna, devem procurar alimentos que sejam capazes de proporcionar maior longevidade, clareza mental, vitalidade e saúde.

A dieta Sattvica contempla o uso de boa quantidade de frutas frescas adocicadas, cereais integrais, leite orgânico e derivados, mel, tâmaras, legumes e verduras orgânicos. Em grande parte, essa dieta se assemelha a algumas dietas vegetarianas, sendo ainda livres do consumo de alho e cebola.

Alimentos pertencentes ao Rajas e ao Tamas não necessariamente devem ser abolidos por todos os indivíduos, mas seu uso deve ser restrito e devidamente controlado, já que segundo os ensinamentos ayurvédicos, os alimentos Tamasicos, por exemplo, podem ser considerados alimentos sem vitalidade e prejudiciais à saúde física e mental - entre eles estão a carne de vaca e a de porco.

Já os alimentos Rajasicos são menos restritos, pois podem ser considerados estimulantes dos sentidos e da força vital - eles normalmente incluem ovos, peixes, carne de carneiro e aves.

Leia também: Vajikarana - a vital e afrodisíaca terapia da Ayurveda.
 

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!