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Sabedoria Ayurveda: 8 superalimentos que te fazem viver mais

Sabedoria Ayurveda: 8 superalimentos que te fazem viver mais

Ainda que seja verdade que nossa expectativa de vida esteja aumentando com o passar dos anos, o número de doenças crônicas também segue pelo mesmo caminho. Mesmo com a popularidade de medicinas alternativas como a Ayurveda e tantas outras “tendências” para uma vida saudável – como dietas específicas e atividades físicas –, é inegável que as gerações atuais possuem muito mais probabilidades de desenvolverem problemas cardíacos, articulares ou até mesmo de visão com muito menos idade que antigamente.

Esse resultado é um indicativo do fato de que muitas foram as mudanças de estilo de vida ocorridas desde os tempos de seus avós, e que talvez não estejam a nosso favor, aumentando os riscos de saúde em alguns aspectos.

A dieta, principalmente, foi um dos fatores que mais sofreu alteração com o tempo. Mesmo que hoje tenhamos superalimentos e uma infinidade de novos ingredientes e meios de preparo, a vida moderna nos obriga muitas vezes a sucumbir a alimentos enlatados, embutidos, empacotados e repletos por conservantes e elementos artificiais.

Sendo assim, dado ao cenário atual em que a obesidade infantil e doenças como a diabetes também atingindo os pequenos, temos novas preocupações mundiais de saúde. Tais fatores realmente nos impulsiona a repensar a maneira como conduzidos nossas vidas e tentamos voltar às raízes.

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Superalimentos da Ayurveda para a sua saúde

ayurveda

Seu corpo precisa estar nutrido com qualidade para conseguir atingir o seu melhor em termos de saúde física e mental. A Ayurveda é um antigo sistema de vida saudável e, de acordo com ele, existem três pilares da vida que sustentam o indivíduo capazes, portanto, de construir uma boa saúde e atingir a longevidade. São eles: dieta, sono e autocontrole.

A dieta tem um importante papel em manter um equilíbrio entre as energias de nosso corpo, e quando nos alimentamos de superalimentos, ou mesmo de elementos básicos para tal, essa nutrição nos completa com energias positivas. Como resultado, temos o auxílio na melhor gestão o peso ideal, uma melhora em suas funções vitais e a promoção, acima de tudo, do bem-estar.

A principal finalidade de um estilo de vida saudável é a de promover uma vida vibrante pelo maior período de tempo possível. Portanto, estar bem nutrido e com bons hábitos de saúde é fundamental para sua longevidade.

De acordo com o especialista em Ayurveda Dr. Ashutosh Gautam, são sugeridos alguns alimentos em particular para contribuir para uma vida longa e saudável. Veja quem são eles.

  • Amla

    Também conhecida como Gooseberry indiana ou Sarandi, a Amla é uma das ervas mais amplamente utilizadas na Ayurveda. Ela ajuda na manutenção de um equilíbrio perfeito entre os três doshas – Vata, Pitta e Kapha.

    Excelente fonte de vitamina C, seu consumo é capaz de fortalecer os mecanismos de defesa de seu corpo contra doenças e infecções. Acredita-se que a Amla é um poderoso antioxidante que atrasa o envelhecimento e promove a longevidade. Em uma das mais populares escrituras Hindus, o Padam Purana, foi mencionado que Lorde Shiva considerou a erva como um fruto sagrado, capaz de prolongar a vida.

  • Gengibre

    O principal benefício do popular gengibre certamente está em suas propriedades altamente antioxidantes. Acredita-se que essa raiz possua ao menos 25 diferentes tipos de antioxidantes, atuando de forma a combater radicais livres causadores de doenças no organismo, protegendo-o contra uma série de doenças degenerativas, problemas cardíacos, diabetes, artrite e até câncer.

  • Cardamomo

    Especiaria da mesma família do gengibre, de acordo com a tradição chinesa, tomar chá de cardamomo é conhecido como um dos maiores segredos para a longevidade. O chá de cardamomo é capaz de auxiliar na expulsão de toxinas do organismo, ajudando-o a se manter limpo.

    Rico em óleos essenciais, o cardamomo melhora a digestão, regula os níveis de açúcar, aumenta a potência da circulação sanguínea e, portanto, mantém a vitalidade do indivíduo, bem como seus níveis de energia elevados.

  • Ajowan

    De nome científico Trachyspermum ammi, Ajowan é uma planta da família Apiaceae, da qual também fazem parte a salsa e demais plantas aromáticas. Suas sementes são consideradas pela Ayurveda como grandes amigas do coração devido à presença de substâncias como a niacina e timol, as quais são responsáveis por manter a boa saúde cardíaca.

    O consumo de Ajowan também atua como um ótimo antibiótico natural e muito bom para a estimular a digestão – auxiliando ainda na perda de peso.

  • Cominho

    O cominho e também as sementes de funcho são algumas das melhores opções que a Ayurveda pode te apresentar para tratar de problemas estomacais de forma natural. Ao ingerir cominho, você estará obtendo uma excelente fonte de ferro e fibras, o que estimula a produção de suco gástrico e acalma o sistema nervoso.

    Por muitas vezes, é recomendado que se comece o seu dia bebendo um copo d’água, no qual o cominho tenha sido imergido durante a noite. Esse é um hábito capaz de melhorar a digestão, além de manter o seu metabolismo ativo durante o dia.

  • Cravo

    Os famosos cravos-da-Índia possuem propriedades antifúngicas, antissépticas e analgésicas. Você ainda acha que existem motivos para não consumi-lo? Cravos são super especiarias com incríveis propriedades curativas.

    Repletos por manganês, o consumo do cravo é um excelente auxiliar em gerenciar o seu metabolismo, mantendo ainda seu sistema nervoso estável.

  • Pimenta Preta

    Pimentas em geral são superalimentos, e dificilmente você encontrará alguém que abomine sabores levemente picantes em suas refeições. Um dos temperos mais famosos e utilizados em cozinhas por todo o mundo, essa popular especiaria possui excelentes propriedades medicinais escondidas em suas intensas bolinhas, além de ser rica em minerais.

    Outro fato interessante sobre a pimenta preta é a sua capacidade em aumentar o poder nutritivo no açafrão. A pimenta preta é o ingrediente secreto que você deve adicionar ao leite de açafrão para torna-lo ainda mais saudável.

    A piperina, composto orgânico presente na pimenta preta, é capaz de facilitar a absorção do ingrediente ativo na cúrcuma, chamada curcumina. Este composto fenólico – a piperina pode ser creditada pelos benefícios poderosos da pimenta preta – também ajuda a tornar seu sistema digestivo muito mais forte.

  • Mel

    Por último, mas definitivamente não menos importante, listamos o mel entre os superalimentos indicados pela Ayurveda, sendo considerado o melhor entre todos eles. O mel sempre foi usado como um ótimo ingrediente aliado da beleza, capaz de reduzir drasticamente os sinais de envelhecimento. Fora isso, ele possui também benefícios maravilhosos para a sua saúde de um modo geral.

    O mel é repleto de minerais naturais e enzimas vivas que fortalecem o sistema imunológico. Apenas uma colher de sopa de mel puro ingerida diariamente pode proporcionar ao seu corpo mais força e vigor.

    Um estudo comandado pelo professor russo Nicolal Vasllievich Tistsin mostrou que as pessoas mais longevas que viviam na Cordilheira do Cáucaso, na Rússia, as quais viveram por mais de 100 anos, consumiam regularmente o mel que colhiam frescos das colmeias.

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Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

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