.
Aromaterapia: 6 óleos essenciais contra a depressão

Aromaterapia: 6 óleos essenciais contra a depressão

O uso de óleos essenciais da aromaterapia é capaz de equilibrar o humor e as emoções, favorecendo o equilíbrio. Por isso,  os óleos essenciais contra a depressão são um tratamento auxiliar no combate os estados depressivos. Veja quais são as fragrâncias mais indicadas para combater estados depressivos.

óleos essenciais contra a depressão: Como tratar depressão com a aromaterapia?

Alertamos que o uso dos óleos essenciais da aromaterapia jamais devem substituir o tratamento médico. Os aromas ajudam a aliviar estados depressivos leves e auxiliam de forma natural a enfrentar esses momentos delicados que muitas pessoas enfrentam.


Os melhores óleos essenciais contra a depressão

Fizemos uma seleção de óleos essenciais que trazem sensação de relaxamento, melhoram o humor, reduzem a ansiedade e trazem energia e por isso podem ajudar no tratamento desta condição. Veja os melhores:

  • Óleo essencial de Jasmim: traz equilíbrio das emoções. Indicado para quem tem instabilidade e distúrbios emocionais.
  • Óleo essencial de Ylang Ylang: alivia o estresse, a raiva e o medo. Reduz a pressão sanguínea e ajuda também a aliviar a insônia.
  • Óleo essencial de Pau Rosa: este óleo também é indicado para restaurar emoções desequilibradas. Muito indicado para mulheres em TPM, tensão e depressão.
  • Óleo essencial de Gerânio: este óleo possui propriedades antidepressivas e traz equilíbrio hormonal. Age como um tônico do sistema nervoso, sendo eficaz para equilibrá-lo, seja estimulando ou acalmando.
  • Óleo essencial de Neroli: este óleo combate a depressão, tensão e insônia. Ajuda a combater o estresse e a dor de cabeça.
  • Óleo essencial de Bergamota: este óleo essencial traz equilíbrio geral do corpo e das emoções, e reduz sentimentos de melancolia.

Clique Aqui: Conheça os óleos essenciais dos signos


Como os óleos agem?

Através do nosso poderoso sentido do olfato, os óleos essenciais trazem melhoria imediata ao bem-estar emocional. Os compostos ativos presentes nos óleos – provenientes de fitoquímicos de plantas, madeiras e outros compostos naturais – desencadeiam uma resposta no cérebro. Estes compostos alteram os padrões de ondas cerebrais e estimulam a liberação de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, prazer e satisfação. A sensação é imediata, pois o nosso olfato é muito forte.

É preciso alertar: os óleos essenciais da aromaterapia não promovem a cura da depressão, mas sim o alívio dos sintomas gerados por ela sendo eficaz para superar o problema de forma mais eficaz e natural.


Como usar os óleos essenciais?

Existem diversas maneiras de utilizar os óleos essenciais:

  • Difusor: o difusor ajuda a exalar o aroma do óleo essencial por todo o ambiente. Nossa sugestão é que você adicione 2 gotas de óleo de bergamota e 2 gotas de óleo de jasmim.
  • Banho de banheira: se você tem uma banheira em casa, adicione de 2 gotas de óleo de gerânio e 2 gotas de pau rosa e tome um banho reparador e que irá equilibrar suas emoções.
  • Aromatizador pessoal: se você tem um aromatizador pessoal, pingue uma gotinha do seu óleo essencial contra depressão favorita e inspire sempre que sentir necessidade.
  • No travesseiro: cerca de 30 minutos antes de dormir, pingue 2 gotinhas de óleo essencial de ylang ylang e desfrute de uma noite tranquila e um dia com muito mais bom humor.

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual