.
Aromaterapia com óleo essencial de verbena

Aromaterapia com óleo essencial de verbena

A aromaterapia é uma forma de terapia holística que busca o equilíbrio do corpo, da mente, das emoções e do espírito através do aroma de óleos essenciais. Hoje no artigo vamos mostrar os efeitos e potencialidades do óleo essencial de verbena na aromaterapia e como realizar essa técnica.

encontre resposta para os seus pedidos

Quero a ajuda do meu Anjo!

Quais os efeitos da aromaterapia com a verbena?


A Verbena Brasileira é uma erva típica das Américas e muito disseminada no Brasil. Ela possui aroma marcante que provoca sensação de relaxamento e alívio do estresse. O cheiro é cítrico e adocicado, agradando a praticamente todos os usuários e além de ser calmante, ele possui ainda diversas propriedades terapêuticas e medicinais.

Leia Também: Como cuidar e cultivar verbena

Efeitos terapêuticos

O uso do óleo essencial de verbena na aromaterapia  funciona como um excelente anti-depressivo. Ele relaxa o sistema nervoso, alivia tensões, insônia, espanta o desânimo, o estresse e a ansiedade.

Efeitos medicinais


É um poderoso digestivo, controlando sintomas como náuseas, indigestão, flatulência, espasmos estomacais e ainda funciona como um desintoxicante. A verbena estimula o apetite e atua na bile, auxiliando também na digestão de gorduras. No fígado, tem ação refrescante e estimulante suavizando as inflamações e infecções, sendo muito comum o uso no tratamento da cirrose. É também um sedativo leve.

Leia Também: Alfazema e lavanda – é a mesma coisa?

Como utilizar o óleo essencial de verbena na aromaterapia


1-Aromatização

Para aromatizar ambientes, você pode colocar algumas gotinhas de óleo essencial de verbena em um borrifador com água e espirrar em todo o local. Se você tiver aqueles queimadores ou aromatizadores de essência, coloque uma colher de sopa de água morna com algumas gotinhas do óleo essencial de verbena.

2- Massagem

Você deve misturar o óleo essencial em outro óleo ou creme de base vegetal para aproveitar as propriedades da verbena. Por exemplo: Misture entre 20 e 60 gotas de óleo essencial de verbena em 100 ml de óleo de amêndoas ou de girassol, por exemplo, e massageie o local desejado.

3- Banhos

Em uma banheira de água morna, já cheia, adicione de 5 a 10 gotas de óleo essencial de verbena e fique em imersão por cerca de 15 a 20 minutos. Para escalda-pés acrescente de 3 a 5 gotas do óleo na bacia de água morna.

Leia Também: As mil e uma utilidades do óleo essencial de alecrim

4- Inalações

Coloque de 5 a 8 gotas de óleo essencial de verbena em um recipiente com água fervente. Coloque uma toalha na cabeça e aspire o vapor d’água com a essência. Você pode também colocar algumas gotas de óleo essencial em um lenço limpo ou chumaço de algodão e inspirar o aroma.

5- Compressas

Coloque de 5 a 10 gotas de óleo essencial de verbena em um recipiente com água morna, mergulhe uma toalha limpa, torça e aplique sobre o local desejado.  Repita de forma a manter a região afetada sempre aquecida.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!