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Aproveite o verão! Como equilibrar o Pitta com alimentação ayurvédica

Aproveite o verão! Como equilibrar o Pitta com alimentação ayurvédica

Um boa alimentação ayurvédica para restaurar Pitta durante o verão deve incluir acima de tudo um equilíbrio favorável a esse dosha. Afinal, promover o equilíbrio do tridosha é um dos grandes fundamentos da alimentação ayurvédica.

Com a chegada do verão e o intenso calor que se segue é preciso ter cuidado redobrado com o que se ingere. Devido a mudança climática, alguns aspectos de Pitta podem mostrar deficiências, necessitando de um rebalanceamento dos alimentos ingeridos.


Alimentação Ayurvédica Pitta – equilíbrio para o verão

A alimentação ayurvédica de verão para o dosha Pitta deve ter como sua máxima os dizeres “coma leve”. Aqueles que possuem tal dosha em sua constituição podem se considerar seres abençoados de certa forma, afinal, são capazes de digerir uma maior quantidade de alimentos e assim se dão ao luxo de se entregar mais aos prazeres do paladar. Entretanto, isso pode mudar um pouco com a chegada do verão.

Segundo a Ayurveda, o dosha Pitta tem uma forte presença do elemento fogo através de sua secreção biliar e das enzimas digestivas. Ao ingerir alimentos mais pesados e que exigem mais esforço digestivo, mesmo que seu fogo o torne mais capaz dessa tarefa, você acaba assim estimulando ainda mais essa já forte presença de tal elemento.

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Esses alimentos exigem um mistura química digestiva mais forte a ser produzida no interior de seu corpo, o que acaba fazendo com que o agni (fogo digestivo) arda em chamas e crie assim mais agressividade ao Pitta. O dosha Pitta já possui agressividade o suficiente, e mais dela não o fará bem. Para melhorar sua alimentação ayurvédica no verão, incorpore gostos mais adstringentes, amargos e doces em suas refeições. Os sabores adstringentes e amargos secam e resfriam as qualidades úmidas e quentes do Pitta, apaziguando o excesso de agressividade e agitação.

Esse sabor pode ser explorado através de alimentos verdes como vegetais folhosos, maçãs verdes, a grande maioria das leguminosas, suco de aloe vera, ruibarbo, romã, hibisco, crisântemo, milho e chá preto. Os sabores doces podem ser estimulados ao incorporar certos grãos, massas, carnes e leite, ervas como a erva-doce, amêndoas e o próprio mel.

Para auxiliar no controle da agitação criada pelo fogo é recomendado aliar a dieta a práticas como meditação, yoga ou qualquer prática que eleve seu lado espiritual.


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Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

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