.
Acupuntura para emagrecer: entenda como funciona

Acupuntura para emagrecer: entenda como funciona

Utilizada como forma de tratar distúrbios e doenças de ordens diversas, a acupuntura e é um milenar ramo da medicina chinesa recentemente introduzido no ocidente – se comparado aos anos de sua existência. Quando o paciente busca a acupuntura para emagrecer, a técnica oferece uma abordagem holística no tratamento de controle de peso. Seu plano toma como base o perfil de cada indivíduo, para que as energias fluam e se movam de acordo.

Acupuntura para emagrecer: como funciona?

De um modo geral, a acupuntura tem como objetivo equilibrar as energias do organismo humano. Como consequência, temos um eficaz tratamento de doenças físicas, emocionais, além e otimizar o funcionamento do sistema como um todo. Quando usamos a acupuntura para emagrecer, essa energia será equilibrada de forma a coloca-lo em condições de seguir rotinas de exercícios e uma alimentação saudável.

Portanto, as sessões de acupuntura com essa finalidade não te farão perder peso instantaneamente. Indiretamente, elas terão funções específicas que equilibrarão descontroles que possam estar colaborando para o aumento de gordura.

Pessoas com desequilíbrios metabólicos, de ansiedade, compulsórios e demais questões que colaboram para uma maior ingestão de comida ou dificuldade em eliminar toxinas, serão beneficiadas com a metodologia utilizada pela acupuntura para emagrecer.

A acupuntura é baseada na teoria dos opostos, sendo yin negativo e yang, positivo. Essas forças combinadas formam a energia vital chamada Chi, que estaria distribuída ao longo do corpo em 12 trilhas nervosas – os meridianos.

Quando o indivíduo se encontra em desequilíbrio, há um bloqueio de ambos os polos, que resultam em males sobre o corpo físico e mental. Diante da acupuntura, a aplicação de agulhas e outras técnicas (como ventosas, moxas e sangrias) buscam desbloquear esses meridianos, promovendo a circulação do Chi.

É importante lembrar que, como qualquer outra terapia de cunho holístico, a força de vontade do paciente e a mudança de hábitos é fundamental para impulsionar os resultados. Ao contrário das intervenções cirúrgicas, a acupuntura trabalha de forma minuciosa e busca equilibrar sua condição de saúde de um modo geral – mas você precisará também fazer sua parte.

Estudos afirmam que a frequência do tratamento também é importante para os resultados, sendo necessário completar uma série mínima de 10 sessões. A eficácia da acupuntura para emagrecer depende principalmente da combinação com dieta e exercícios. Ainda são escassos os estudos que examinam a terapia como único método para a perda de peso.

O ganho de peso pode ser ocasionado por uma infinidade de motivos, os quais podem ser sanados através da acupuntura. Veja alguns deles e como podem contribuir para o emagrecimento.


Clique Aqui: Como funciona a acupuntura?


Controle do apetite

Controlar a quantidade de comida ingerida é uma das principais solicitações de quem busca a acupuntura para emagrecer. Nesse caso, as agulhas serão posicionadas em pontos estratégicos para que o paciente passe, com o decorrer das sessões, a comer apenas o suficiente para saciar seu organismo. Impulsos, compulsões e a gula que causa arrependimento tendem a desaparecer.


Redução nos níveis de ansiedade

Além do controle de apetite, reduzir os níveis de ansiedade está entre as principais queixas entre os que procuram pela acupuntura. Neste caso, a terapia ajuda o paciente a tratar a compulsão alimentar gerada pelo excesso de ansiedade.

As agulhas são capazes de agir diretamente sobre os centros reguladores do desequilíbrio, promovendo uma melhor sensação de bem-estar e resultados definitivos no processo de emagrecimento.


Melhor qualidade do sono

Em decorrência da ansiedade, uma série de outros desequilíbrios podem ser desencadeados – dentre eles, a insônia, os pesadelos, a inquietude e a desregulação do horário biológico. Uma pessoa que não dorme o suficiente dá margem para o aumento do estresse, da ansiedade e para demais alterações de humor.

Com a acupuntura o indivíduo se verá mais relaxado, enxergando com mais plenitude a saída para situações difíceis, resgatando a qualidade do sono. É fato: dormir bem emagrece e ainda melhor a qualidade de vida.


Clique Aqui: Descubra quais são as doenças tratáveis com a acupuntura


Redução de inchaços

Prisão de ventre e inchaço não são condições exclusivas de pessoas acima do peso. Por questões biológicas ou alimentares, é comum termos reclamações vindas inclusive entre aqueles que estão em forma.

Provocada por uma alteração no cardápio, alergias alimentares ou questões emocionais, a prisão de ventre pode ser tratada com acupuntura, aliviando dores e inchaços na região abdominal, além de sintomas como a indisposição.

No caso, a terapia age como reeducadora do seu intestino, estimulando seu funcionamento e purificando o organismo como um todo.


Os pontos de acupuntura para emagrecer

Ao chegar para sua primeira sessão de acupuntura, o profissional deverá fazer uma longa série de questionamentos e avaliações antes de começar o tratamento de fato. Essa minúcia é fundamental para certificar-se sobre a condição geral de sua saúde. Pontos como a cor da língua e a pulsação também costumam entrar no checklist, e servem para dizer quais órgãos estão trabalhando em desequilíbrio.

Depois da avaliação inicial, o acupunturista fará uma avaliação sobre as informações obtidas para só então começar o tratamento – personalizado de acordo com seus objetivos e necessidades. Quem deseja perder peso, será possível direcionar as agulhas para diversos locais diferentes. Conheça oito deles:

Boca

As pessoas que comem e falam constantemente podem ter a boca como ponto inicial do tratamento. Certos pontos podem ser usados estrategicamente pelo acupunturista para te ajudar a não comer demais.


Orelha

Um dos pontos mais utilizados na acupuntura, a orelha é muito eficaz para reduzir o apetite. A aplicação pode ser feita em diversas partes da orelha, já que ela possui reflexos sobre quase todas as partes do corpo. O número de agulhas dependerá de seus hábitos alimentares, condição psicológica e saúde num geral.


Clique Aqui: A relação complementar entre o Reiki e Acupuntura


Estômago

A acupuntura direcionada ao estômago fará com que o paciente entenda os sinais de está ou não com fome. Ela evita que a pessoa continue comendo por gula, mesmo depois de estarem saciadas. Existem diversos pontos pelo corpo que tratam o estômago de forma a controlar a compulsão – além de problemas digestivos.


Rins

Para tratar de retenção hídrica, estresse e ansiedade, os rins costumam ser os pontos escolhidos pela acupuntura. Os órgãos filtros do organismo podem ser usados para regular também desequilíbrios hormonais.


Tireoide

Problemas como o hipotireoidismo costumam ser os maiores vilões da perda de peso. A acupuntura visa controlar os sintomas desse distúrbio, tornando possível o emagrecimento e estabilidade do paciente.


Clique Aqui: Conheça os benefícios da acupuntura para o corpo e a mente


Ovários

Mulheres que sofrem com o inchaço e o aumento do apetite decorrentes da TPM ou sintomas da menopausa terão como provável ponto da acupuntura os ovários. Além de resolver problemas de ordem alimentar, outras condições como cólicas e alterações de humor também serão tratadas.


Pulmões

A acupuntura costuma ser direcionada aos pulmões para pessoas que têm como maior fraqueza o consumo de doces.

Sistema endócrino

Se a retenção de líquido é o maior problema, a acupuntura direcionada ao sistema endócrino busca equilibrar a liberação dos hormônios pelo seu corpo.


Clique Aqui: Reiki para emagrecer: como utilizar a energia em prol do corpo?


Acupuntura para questões estéticas

Exceto quando o paciente precisa perder peso para prevenir ou tratar problemas de saúde, muitos chegam a acupuntura para emagrecer somente por questões estéticas e de autoestima. Isso inclui técnicas para reduzir a flacidez, melhorar a aparência das estrias, amenizar as celulites e marcas de expressão.

No tratamento das rugas e marcas de expressão, por exemplo, a acupuntura age sobre a circulação sanguínea do local, bem como a oxigenação dos tecidos, o aumento do metabolismo e a sustentação da pele em si. Dessa forma, há uma harmonização dos músculos faciais que promovem um aspecto mais jovial.


Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar