.
Acupuntura para diabetes — agulhas podem ajudar no tratamento

Acupuntura para diabetes — agulhas podem ajudar no tratamento

acupuntura oferece a oportunidade de tratar inúmeros problemas de saúde com uma eficiência comprovada, uma baixa taxa de rejeição e praticamente nenhum limitante sobre quem pode usufruir desses benefícios. É a partir desse ponto que surge uma oportunidade de também se utilizar da acupuntura para a diabetes, seja com o objetivo da cura completa ou mesmo de seu controle, dependendo de cada caso.

Como funciona a acupuntura para a diabetes?

Originária da China há mais de 5 mil anos e de reconhecida eficácia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), temos de um lado a acupuntura. De outro, uma doença bem mais recente e que se agrava a passos largos em tempos modernos: a diabetes. Para entender o porquê de utilizar a acupuntura para tratar a diabetes é preciso antes conhecer um pouco de cada uma delas.


Clique Aqui: Acupuntura dói? Entenda o que acontece durante as sessões


Explicando a diabetes

De uma maneira sucinta, existem dois tipos de diabetes: a Tipo 1, uma condição autoimune, e a Tipo 2, mais comum e desenvolvida a partir de propensões genéticas ou hábitos de vida.

Basicamente, em ambos os casos, a doença se caracteriza pela dificuldade ou completa incapacidade do corpo de produzir um hormônio chamado insulina. Esse hormônio é o principal responsável pelo processamento e absorção do açúcar presente no sangue pelos tecidos do corpo. Dessa forma, quando existe uma insuficiência de insulina, o açúcar não é bem absorvido, ficando livre no organismo e desencadeando uma série de consequências.

Além do problema evidente onde o corpo não é mais capaz de absorver o açúcar e aproveitar esse nutriente para gerar energia, o excesso de açúcar que circula no sangue pode ser extremamente prejudicial ao funcionamento de alguns tecidos e de certas reações químicas. Entre as complicações mais frequentes do excesso de açúcar provocado pelo diabetes destacam-se:

  • Cegueira total ou parcial;
  • Aumento da sede e da vontade de urinar;
  • Fadiga;
  • Acidente vascular cerebral;
  • Falência renal;
  • Doenças cardíacas;
  • Neuropatias que levam a dores intensas no corpo devido a necrose de tecidos;
  • Amputações de membros;
  • Óbito.

A diabetes é uma doença silenciosa, já que muitas vezes não manifesta sintomas, e muitas vezes subestimada, mas que pode ser devastadora se não for devidamente tratada o quanto antes. O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) norte-americano aponta a diabetes como a sétima colocada no ranking de causadores de mortes nos Estados Unidos.


Clique Aqui: Acupuntura no combate à enxaqueca: como funciona?


A atuação da acupuntura sobre a diabetes

Para a Medicina Tradicional Chinesa, até a mesmo a diabetes tem origem a partir de um desequilíbrio energético. No caso, acredita-se que a doença possa ser provocada por uma deficiência de yin em órgãos como os rins, fígado ou estômago. Como consequência, o excesso de calor passa a consumir líquidos orgânicos, lesando os pulmões e provocando sintomas como boca e garganta secas, além de sede.

Conforme a doença progride, esse yin deficiente começa a lesar também yang e o qi. Quando essa “pane” geral acontece, há um comprometimento da circulação sanguínea. Portanto, quanto antes o paciente diagnosticado com diabetes der início ao tratamento com acupuntura, menor será o risco de novas doenças associadas surgirem.

Basicamente, a terapia atua não somente em termos de níveis glicêmicos, mas pode ser uma excelente aliada do diabético controlando a doença e auxiliando no tratamento de complicações da mesma. A manutenção do paciente com acupuntura pode contribuir para o controle de neuropatias diabéticas, além de impulsionar a redução de sintomas associados à doença, como controle do peso, ansiedade e depressão.

Apesar dos benefícios, a Sociedade Brasileira de Diabetes não recomenda que a acupuntura seja um tratamento substituto para a medicação e os hábitos saudáveis. A terapia reúne uma série de vantagens, mas deve ser administrada em conjunto aos medicamentos (que podem ser reduzidos), a uma alimentação regrada e a prática de exercícios físicos.


Clique Aqui: Conheça os benefícios da acupuntura para o corpo e a mente


Técnicas de acupuntura para diabetes

Através acupuntura é possível não somente aliviar os sintomas ocasionados pela diabetes, como estimular a regeneração de tecidos e, inclusive, combater a doença, dependendo do tipo e estágio em que se encontra. Uma das formas de obter melhoras consideráveis é estimulando o corpo a ser mais receptível a insulina.

Existem muitos estudos nessa área e diversos deles já sugeriram que os pacientes que se submeteram a sessões de acupuntura, mostraram um aumento significativo na sensibilidade a insulina, reduzindo consideravelmente os efeitos da doença e a necessidade/frequência do uso de medicamentos. Alguns dos métodos mais utilizados para obter tais resultados são:

Eletroacupuntura

A eletroacupuntura é a variação de acupuntura mais utilizada para o tratamento da diabetes. O procedimento consiste na aplicação de um par de agulhas em cada ponto de acupuntura, seguido da passagem de impulsos elétricos de baixa intensidade, de uma agulha para a outra.

Estudos apontam que esse método é muito eficaz para reduzir a dor causada pela neuropatia diabética, e também para controlar os níveis de glicose no sangue.


Pulso-tornozelo

Como se pode imaginar, o tratamento pulso-tornozelo consiste na aplicação de agulhas justamente nestas duas áreas do corpo do paciente. A diferença aqui é que o estímulo das agulhas é profundo, atingindo os nervos.

Em 2006, um estudo publicado no Journal of Tradicional Chinese Medicine, relatou a utilidade da acupuntura nos pulsos e tornozelos para o tratamento da neuropatia periférica diabética, um dano nos nervos resultante da doença.

Neste estudo, foram avaliados os resultados de três tipos diferentes de tratamentos para a neuropatia: um abrangendo a acupuntura corporal, outro com métodos alopáticos da medicina ocidental, e um terceiro utilizando da acupuntura pulso-tornozelo. Concluiu-se que o tratamento de acupuntura sobre os pulsos e tornozelos apresentaram maior eficácia para controlar a dor nervosa nos diabéticos.


Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar