.
Acupuntura facial: rejuvenescedora, combate rugas e flacidez

Acupuntura facial: rejuvenescedora, combate rugas e flacidez

Geralmente, a acupuntura é associada ao tratamento de dores das mais diversas origens. No entanto, ainda são poucos os que conhecem o direcionamento dessa terapia para reverter os sinais do tempo, estampados em nossos rostos. É através da acupuntura facial que muitas pessoas estão buscando soluções seguras para retardar o surgimento de rugas, flacidez e também corrigir algumas imperfeições. Segundo profissionais e pacientes, é possível rejuvenescer até 10 anos com a técnica.

Acupuntura facial: o que é e como funciona

A acupuntura facial é apenas uma pequena parcela de tudo o que essa milenar terapia tem a oferecer. Complexa e constantemente aprimorada, o tratamento à base de agulhas e energia vital promete trazer, além dos benefícios já conhecidos contra diversas doenças, uma intervenção estética. Quando direcionada ao rosto, atua sobre rugas, marcas de expressão e outras condições faciais que podem sofrer com a influência do tempo, genética ou descuidos.

A acupuntura tem resultados tão sólidos em suas mãos para apresentar ao longo desse tempo, que mesmo a Organização Mundial de Saúde (OMS) não pôde ignorar seus benefícios, reconhecendo-a como uma forma de medicina cientificamente comprovada. Sua abrangência já consta em catálogos de diversos planos de saúde, bem como no Sistema Único de Saúde, aqui no Brasil. Instituições de saúde recomendam a acupuntura no tratamento de, pelo menos, 40 doenças.

No entanto, uma vertente de seus benefícios ainda não caiu nas graças dos adeptos, ainda que por pouco tempo. A acupuntura facial, além de promover resultados para a saúde e bem-estar, também se firma como uma excelente alternativa aos tratamentos estéticos invasivos e convencionais. Tudo em prol da beleza e da redução das intimidadoras marcas do tempo.


Clique Aqui: Como a acupuntura atua no combate à ansiedade?


Acupuntura facial vs. Outros tratamentos estéticos

Como seria bom se existisse um tratamento que reduzisse as rugas, especialmente as faciais, porém que fosse minimamente invasivo e sem riscos de sequelas. Pois bem, através da acupuntura facial é possível começar a ponderar se você ainda quer insistir em tratamentos milagrosos, ou migrar para um conhecimento milenar sobre o assunto.

O objetivo da acupuntura facial nada mais é que estimular pontos energéticos específicos no rosto, capazes de produzir efeitos como o aumento da produção localizada de colágeno (responsável por firmar e dar mais elasticidade à pele); estimular uma melhor aparência e luminosidade da pele através da energização da mesma; e melhorar o funcionamento dos sistemas do organismo como um todo.

Outros de seus benefícios incluem uma melhor oxigenação da pele, circulação sanguínea, metabolismo, além de trabalhar os músculos faciais e diminuir incômodos como acne e excesso de oleosidade.

Através de pequenas agulhas, e finas como um fio de cabelo, a sessão começa, direcionada a tratar seus maiores incômodos faciais, como rugas, flacidez e até mesmo o temido bigode Chinês. Aqui apenas as agulhas são pequenas (menores que as utilizadas para o resto do corpo), pois os benefícios são enormes.

A acupuntura facial é muito menos invasiva que outras medidas como as cirurgias plásticas em si, as quais podem deixar sequelas e envolvem uma série de riscos inerentes a qualquer cirurgia. Temos também outras técnicas como do botox, a qual faz uso de certa toxina aplicada em locais estratégicos que induzem uma contração de tecidos e reduzem as rugas, porém também apresenta uma série de riscos.

Entre eles, o mais comum é que um profissional pouco experiente aplique a substância e, em um eventual erro, o resultado seja pior que o original. Além do que, estamos falando sobre a aplicação deliberada de uma substância tóxica em seu corpo.

Ao contrário de todas essas mencionadas e outras, a técnica de acupuntura facial não envolve qualquer risco, pois não é invasiva, não utiliza nenhuma substância adicional, não requer períodos de recuperação, é indolor, proporciona resultados naturais e ainda traz muitos benefícios a saúde.


Clique Aqui: Acupuntura no combate à enxaqueca: como funciona?


Procedimento de aplicação da acupuntura facial

A aplicação da acupuntura é bastante simples e rápida. Mesmo que não exclua a necessidade do devido conhecimento no assunto, nas aplicações faciais são utilizadas uma espécie de micro agulhas, bem menores que as convencionais, utilizadas no restante do corpo.

Todas essas pequenas agulhas são posicionadas em pontos energéticos estratégicos. São utilizadas em média cerca de 50 a 70 agulhas em cada aplicação, dependendo do paciente. As sessões também não são muito longas e, assim como a acupuntura para outros fins, demoram uma média de 30 minutos a 40 minutos.

Para melhores resultados, é recomendado que o paciente retorne ao consultório de 2 a 3 vezes por semana, podendo ainda essa quantia ser aumentada para 4 ou de acordo com as necessidades particulares a cada paciente.

O mínimo recomendado para a maioria dos pacientes são cerca de 10 sessões para que alguns resultados possam ser observados. Em geral, segundo relatos, mudanças já poder ser vistas a partir da quinta ou sexta sessão. Tudo irá depender de uma avaliação inicial do paciente para determinar suas necessidades.


Clique Aqui: Acupuntura dói? Entenda o que acontece durante as sessões


Contraindicações para a acupuntura facial

Como já foi dito, não existe praticamente nenhuma restrição quanto ao uso da acupuntura facial, salvo algumas exceções e casos bem especiais. Pessoas que possam ter desenvolvido algum tipo de alergia às agulhas, no caso, ao material em que são confeccionadas, são alguns dos poucos casos de rejeição.

No entanto, mesmo sendo raros esses casos, os bons profissionais de acupuntura sempre realizam uma série de perguntas durante as avaliações prévias dos pacientes, submetendo-os aos devidos testes de alergia; tudo para evitar problemas e garantir o bem-estar.

Pessoas que tem outros problemas de pele menos comuns ou que estão sofrendo de alguma situação temporária como alergias e irritações diversas, também têm restrições com esse tratamento e devem informar o profissional com antecedência.

O ideal é que sempre procure tratar esses problemas antes de dar início as sessões de acupuntura. Se tiver qualquer infecção de pele, seja bacteriana ou viral, também não será possível iniciar nenhum tratamento. Mulheres grávidas também devem informar seu estado, mesmo nos estágios iniciais das primeiras semanas de gestação, e consultar seu médico responsável para saber se estão autorizadas a fazer as sessões de acupuntura.

Como é possível perceber, o que não faltam são motivos para optar pela acupuntura, seja pela quase ausência de restrições, pelos inúmeros benefícios ou pela inexistência dos riscos presentes em outras terapias.


Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar