.
Acupuntura dói? Entenda o que acontece durante as sessões

Acupuntura dói? Entenda o que acontece durante as sessões

Se você faz parte do popular grupo daqueles que tem medo de agulhas, certamente já se perguntou se acupuntura dói. De fato, muita gente se preocupa com a sensação e a possível dor provocada pelas agulhas. Outros até mesmo desistem de tentar a acupuntura tamanho o trauma causado pelas picadas.

A realidade, no entanto, é que a acupuntura funciona de uma maneira bem diferente de uma injeção ou tatuagem, por exemplo. Começamos pelo calibre das agulhas, ou seja, a espessura das mesmas, que se assemelham a de um fio de cabelo (cerca de 10 vezes mais fina que as de injeção). Nesse caso, a “dor” causada pelas agulhas é tão mínima que até mesmo crianças podem ser submetidas à terapia sem problemas nem traumas.

As agulhas são descartáveis, confeccionadas em aço inoxidável e flexível. As pontas, ao contrário das injeções, são ovais e não cortantes. Seu diâmetro varia de 0,20mm a 0,30mm, com comprimento entre 15mm e 70mm.

Afaste as más energias!

Afaste as más energias da sua vida!

Confira a loja virtual só com produtos que você gosta e afaste as más energias. Aproveite enquanto durarem os estoques!
ESPIAR LOJA >>

Mas afinal, acupuntura dói?

acupuntura dói

Não é possível responder precisamente se a acupuntura dói, já que a sensibilidade para dor é algo muito individual. Em geral, a sensação provocada pela aplicação das agulhas é semelhante a de um “choquinho”, formigamento ou peso. Na acupuntura, essa “dor” é chamada de “Qi”, e se ela ocorreu, é porque o ponto correto foi atingido.

Basicamente, um tratamento de acupuntura não dói e nem deve doer. Caso o paciente sinta alguma dor durante a sessão, deve comunicar o terapeuta para que faça um remanejo das agulhas. Outra situação que pode ocorrer posteriormente é a formação de hematomas caso as agulhas perfurem algum vasinho – mas essa é uma circunstância perfeitamente normal e que pode resultar em uma dor chatinha.

Mulheres no período menstrual podem ser uma exceção à regra, já que costumam ficar comprovadamente mais sensíveis devido as alterações hormonais. Outra exceção no quesito sensibilidade está nos chamados “pontos gatilhos”, que são locais de grande sensibilidade. Em geral eles estão localizados em nodulações ou músculos tensos e causam algum incômodo durante a inserção das agulhas.


Clique Aqui: Quais são os pontos de acupuntura? Conheça a técnica e seus meridianos


Reações comuns na acupuntura: efeitos colaterais da acupuntura

Como alertado, não é possível precisar que o tratamento será totalmente indolor para todos os casos. Existem diversos motivos aleatórios e que variam de acordo com cada indivíduo para determinar a sensibilidade à dor.

Algumas pessoas relatam sensações físicas de bem-estar, calma, sonolência, sensação de que algo está se movendo internamente e outros chegam até mesmo a dizer que sentem vontade de chorar. Existem ainda os que relatam coceira em determinadas regiões do corpo, alívio de pressão peito, aumento da motilidade intestinal e também vontade de urinar.

De todo modo, é importante que o paciente esteja ciente de que a sua condição física e mental no dia da sessão influenciará no sentir ou não algum incômodo durante a acupuntura. Motivos como uma tensão muscular pontual, picadas em terminações nervosas ou uma punção mais “pesada” pelas mãos do terapeuta podem incomodar um pouco.

Se você é uma pessoa mais ansiosa, por exemplo, pode sentir um pouco mais de incômodos em pontos de acupuntura específicos do que uma pessoa mais relaxada. Mais uma vez, as reações podem variar muito de acordo com cada indivíduo, mas os benefícios apresentados pela técnica buscam sempre superar qualquer sensação incômoda que o paciente possa vir a sentir durante as sessões.


Clique Aqui: Como funciona a acupuntura?


Tenho medo de agulhas, o que fazer?

Se definitivamente você não quer passar perto das agulhas e acha que acupuntura dói, existem outras formas de obter os mesmos resultados, com ausência dessas pontiagudas ferramentas. Existem diversos recursos terapêuticos presentes na Medicina Tradicional Chinesa e que servem tanto para potencializar os efeitos da acupuntura quanto como forma alternativa para os têm medo de agulhas.

Em pontos de acupuntura usados no pavilhão auricular (na orelha) do paciente, é possível substituir as agulhas por diversos outros materiais não perfurantes. Alguns exemplos estão nas sementes de mostarda, esferas de prata, ouro, cristais ou ainda magnetos.

Algumas das técnicas mais populares incluem o uso de ventosas, moxas (bastões de erva Artemísia que aplicam calor sobre os pontos do paciente), laser e magnetos, promovendo um tratamento completamente indolor.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar