.
Acupressão: acupuntura com os dedos para alívio de dores diversas

Acupressão: acupuntura com os dedos para alívio de dores diversas

Técnica derivada da acupuntura, a acupressão consiste basicamente em gerar pressão física sobre determinado ponto do corpo. Através da pressão aplicada suavemente com os dedos será possível liberar pontos nervosos, equalizando o fluxo energético: reduz os excessos, repõe as faltas e descongestiona os bloqueios.

O sistema de cura abrangido pela acupressão é o mesmo da acupuntura tradicional, bem como de técnicas como o Shiatsu e o Do-In. Como finalidade, visa diluir dores, curar doenças e demais disfunções.

Afaste as más energias!
Afaste as más energias da sua vida!
Confira nossa loja virtual só com produtos que você gosta e afaste as más energias. Aproveite as últimas novidades enquanto durarem nossos estoques! ESPIAR LOJA >>

Acupressão – a acupuntura com os dedos

Em se tratando de uma técnica de grande complexidade, são indicados para a trabalhar com a acupuntura o acupunturista, um médico com formação em medicina tradicional chinesa ou ainda um fisioterapeuta com especialização em acupuntura. No entanto, o próprio indivíduo pode alcançar um alívio para algumas condições simplesmente ao pressionar determinados pontos do corpo.

No caso de uma auto aplicação, a técnica não é invasiva e se chama acupressão. Ela visa estimular alguns pontos de acupuntura ao pressiona-los com a ponta dos dedos. O método pode ser utilizado sempre que sentir dores, mal-estar, ansiedade ou outro desconforto de ordem física ou mental. Se os resultados não surgirem na primeira tentativa, não desista!

Em todos os exemplos listados a seguir, sempre aplique a pressão de forma firme e profunda. Para isso, utilize a ponta ou o nó dos dedos. As massagens devem durar de 2 a 5 minutos, dependendo do tempo em que levar para os primeiros sinais de melhora surgirem. É possível repetir a aplicação por até 3 vezes ao dia – não ultrapasse esse limite!


Acupressão nos pés para ansiedade

acupressão nos pés para ansiedade

Os pontos de acupuntura encontram-se também nos pés e consistem nos mesmos pontos utilizados pela reflexologia podal. Essa é uma técnica de mais de 5 mil anos utilizada para tratar órgãos vitais e regiões de todo o corpo utilizando-se de pontos localizados somente nos pés.

Dessa forma, o terapeuta poderá estimular a região do pé que corresponde ao órgão que precisa ser tratado através de agulhas ou mesmo a pressão dos dedos. No caso do tratamento para controlar a ansiedade, recomenda-se pelo menos 10 sessões, uma vez por semana, para obter resultados.

Quando a ansiedade reflete em questões físicas como dores de cabeça, sensação de sufocamento e outras, essas podem ser amenizadas no mesmo dia. Veja algumas dicas de como praticar acupressão em si mesmo. Cada movimento deve ser mantido por 2 a 5 minutos.

  • Pressione seu dedão, realizando curtos movimentos circulares sobre ele;
  • Ainda sobre o dedão, pressione-o enquanto desliza o dedo para cima. Repita o movimento;
  • Na área plantar, sob seus quatro dedos menores, pressione-a e vá deslizando seu dedo, de um lado para o outro, de baixo para cima;
  • Antes de chegar no côncavo do pé, no limiar da área plantar, isole novamente o dedão. Pressione e deslize seu dedo de dentro para fora, em uma linha reta;
  • Agora, trace uma linha horizontal imaginária sobre o côncavo do seu pé. Vá a até a extremidade interna e pressione esse ponto final, fazendo movimentos circulares.

É importante lembrar que na acupuntura acredita-se na existência de 3 tipos de ansiedade: a causada por excesso, por estagnação ou por deficiência. Nesse caso, se a auto aplicação não demonstrar resultados, é aconselhável buscar o tratamento profissional. O terapeuta deverá observar qual a sua deficiência energética, escolhendo os pontos mais aconselháveis para trabalhar.


Clique Aqui: Como funciona a acupuntura?


Acupressão nas mãos para reduzir a dor de cabeça

Conhecido como IG4 ou He Gu, os pontos de acupuntura localizados nas mãos consistem no quarto ponto do canal de energia do intestino grosso (ou Dachang). Quando estimulado, é possível anestesiar dores, principalmente as de cabeça, estômago, intestino, rosto, boca e garganta.

Ainda entre seus benefícios, a pressão dos pontos relaxa tensões musculares, principalmente dos membros superiores. Estados febris também são reduzidos após a terapia. Independentemente da condição de saúde do paciente, os pontos aumentam e energia do mesmo. Veja como localizar e fazer a acupressão.

  • O ponto se encontra no arco entre o indicador e o polegar;
  • Junte os dedos da mão e observe um “montinho” mais alto bem ao lado do seu polegar;
  • Para certificar-se de que encontrou o ponto exato, cutuque ou aperte essa região. Você deve sentir alguma dor ou desconforto, pois essa é uma área muito sensível;
  • Pressione esse ponto por 2 a 5 minutos, tempo necessário para alcançar o alívio esperado.

Se estiver realizando a acupressão para aliviar dores de cabeça, pode ser necessário pressionar o ponto por mais de 5 minutos. Continue até que a dor comece a passar.


Acupressão entre as sobrancelhas para acalmar a mente

Conhecido como o ponto Yin Tang, ele está localizado exatamente entre as sobrancelhas. Ao massageá-lo em movimentos circulares, o indivíduo é capaz de acalmar a mente, diminuindo tonturas, dores, sensação de peso e principalmente quadros de ansiedade e distúrbios do sono.

Ao localizar o ponto, pressione-o suavemente entre 2 e 5 minutos para alcançar o alívio desejado. Você pode utilizar seu dedão para fazer a pressão ideal.


Clique Aqui: Conheça os benefícios da acupuntura para o corpo e a mente


Acupressão nas canelas para cólicas menstruais

Este é o ponto San Yin Jiao e pode ser utilizado para mulheres que sejam sofrendo com os sintomas da TPM: nervosismo, ansiedade, retenção hídrica, dores no corpo, cólicas menstruais, má circulação e outros.

Neste caso, são dois pontos, localizados entre o tornozelo e o joelho, basicamente nas laterais da sua canela. Massageie pressionando os pontos e deslizando seus dedos para baixo. Retorne ao ponto inicial e repita o processo.


Acupressão no punho para ansiedade e exaustão

Esse é um dos pontos de emergência do corpo, pertencente ao meridiano do coração. Ele funciona para diluir a ansiedade, a angústia e também para controlar pessoas que estejam à beira de um colapso nervosos. Quando há uma espécie de “pane” geral do organismo, esse ponto pode ser ativado – em casos de exaustão, desmaios ou outras situações. Para localiza-lo, faça da seguinte forma:

  • Abra os dedos e volte a palma da mão para você;
  • Olhe para o seu punho e identifique duas linhas que marcam exatamente a sua articulação;
  • Coloque o dedo do lado externo do punho (na direção do dedo mínimo) até sentir que encontrou um nervo;
  • Ao localiza-lo, pressione-o levemente durante 2 a 5 minutos.

Clique Aqui: Descubra quais são as doenças tratáveis com a acupuntura


Como apertar os pontos corretamente?

Além de seguir as orientações sobre a localização e respeitar o tempo necessário para cada pressão, é preciso colocar sua sensibilidade à prova para saber se está ou não fazendo a coisa certa. Confira algumas dicas para ter os melhores resultados.

  • Ao procurar pelo ponto, sinta áreas doloridas, inchadas ou entumecidas. Elas deverão ter suas cargas energéticas aliviadas mediante pressão intermitente, movimentos circulares ou através de toques articulados (como se estivesse tocando tambor com os dedos sobre o ponto).
  • Se os pontos que lhe estão causando incômodo estão frios, sem sensibilidade e afundados, é possível que estejam carentes de energia ou bloqueados de fluxo natural. Para resolver essa questão, aperte o ponto firmemente, até sentir que o fluxo está retornando.
  • Cuidado para não apertar pontos em áreas do corpo que tenham feridas abertas ou sobre varizes inflamadas. Lembre-se sempre de nunca apertar qualquer ponto com muita força. Nada de deixar roxos sobre a pele.

Em caso de dúvidas, nunca deixe de consultar mapas de pontos mais específicos ou, ainda mais recomendável, um profissional que possa te orientar.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar