.
A saúde e a justiça do Salmo 72 durante o reino de Salomão

A saúde e a justiça do Salmo 72 durante o reino de Salomão

Cada Salmo pertencente aos 150 compostos para o livro bíblico dos Salmos foi criado especificamente para um propósito, com fins de sintonizar seus pedidos à entidades e energias celestiais. Basicamente, funcionam como um anúncio das vontades pessoais, nos auxiliando a levar desejos, anseios, agradecimentos e todo o tipo de sentimento à seus destinos corretos.

O modo como são criados deixa claro que possuem ritmos e cadências acertadas para serem cantados. Desde modo, ao cantar tais orações conseguimos chegar mais perto das energias do universo, criando uma íntima conexão com cada uma delas. Salmos são formas de devoção, e por isso mesmo devem ser declamados com fé, sem medos ou timidez de soltar sua voz aos quatro ventos.

Salmo 72 para saúde e justiça: seja feita a vossa vontade


O Salmo 72 foi possivelmente idealizado pelo Rei David no mesmo período em que seu filho, Salomão, era posto como Rei e tornava-se uma espécie de Messias para a nação de Israel. Isso fazia repousar grandes responsabilidades sobre ombros de Salomão, mas enchia de esperanças os corações de seus súditos. Salomão foi responsável por estender seu reino de Israel por um vasto território, o qual ultrapassava as barreiras da Judéia e era visto como um reinado próspero e justo.

Talvez diante de tais características atribuídas à seu reinado, o Salmo 72 tenha recebido um caráter messiânico, sendo ele construído de forma a reverenciar e a clamar por ajuda à doenças que afetam os membros, muito comuns para a época. Por esse motivo, ainda hoje essa oração é utilizada por aqueles que desejam obter sucesso no tratamento de doenças dos membros, sejam qual forem. Ela também atende àqueles que procuram soluções para problemas nos rins, coração, disfunções que afetem a mente e o intelecto, além de vícios de muitos tipos. Afinal, a cura de todas essas mazelas faz parte justamente do que se espera de um reinado governado por um Messias.

Este também é um Salmo da justiça e pode, juntamente com outros Salmos, ser utilizado para pedir que a vontade divina seja feita e a justiça prevaleça. A seguir, conheça a oração dedicada ao louvor à Deus, pedindo a ele que nos conceda o privilégio de sua glória.


“Ó Deus, dá ao rei os teus juízos, e a tua justiça ao filho do rei. Ele julgará ao teu povo com justiça, e aos teus pobres com juízo. Os montes trarão paz ao povo, e os outeiros, justiça. Julgará os aflitos do povo, salvará os filhos do necessitado, e quebrantará o opressor.

Temer-te-ão enquanto durarem o sol e a lua, de geração em geração. Ele descerá como chuva sobre a erva ceifada, como os chuveiros que umedecem a terra. Nos seus dias florescerá o justo, e abundância de paz haverá enquanto durar a lua. Dominará de mar a mar, e desde o rio até às extremidades da terra.

Aqueles que habitam no deserto se inclinarão ante ele, e os seus inimigos lamberão o pó. Os reis de Társis e das ilhas trarão presentes; os reis de Sabá e de Seba oferecerão dons. E todos os reis se prostrarão perante ele; todas as nações o servirão. Porque ele livrará ao necessitado quando clamar, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude.

Compadecer-se-á do pobre e do aflito, e salvará as almas dos necessitados. Libertará as suas almas do engano e da violência, e precioso será o seu sangue aos olhos dele. E viverá, e se lhe dará do ouro de Sabá; e continuamente se fará por ele oração; e todos os dias o bendirão.

Haverá um punhado de trigo na terra sobre as cabeças dos montes; o seu fruto se moverá como o Líbano, e os da cidade florescerão como a erva da terra. O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos enquanto o sol durar, e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado.

Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, que só ele faz maravilhas. E bendito seja para sempre o seu nome glorioso; e encha-se toda a terra da sua glória. Amém e Amém. Aqui acabam as orações de Davi, filho de Jessé.”

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!