.
A Iridologia é confiável? Veja qual é o parecer dos especialistas

A Iridologia é confiável? Veja qual é o parecer dos especialistas

Como uma técnica que se baseia na observação e comparação de traços presentes na íris humana, a Iridologia vem ganhando cada vez mais terreno e credibilidade no meio cientifico moderno. Esse método consiste em estabelecer um padrão de observação da íris do paciente, colhendo dados sobre o formato e disposição da fibras e pigmentos oculares. Com isso, seria possível detectar algumas alterações no equilíbrio do organismo, como doenças, inflamações, disfunções, desordens hormonais, acúmulo de substâncias químicas como medicamentos e até mesmo certos hábitos do paciente.

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência.

10 min de consulta por telefone SÓ R$ 5.

Reconhecimento científico da Iridologia


A Iridologia como método de detecção do estado de saúde de um paciente vem dividindo opiniões médicas há muitos anos; no ocidente isso já acontece desde o século XIX, quando ela foi introduzida em nosso no formato.

O grande problema enfrentado pela Iridologia frente à medicina tradicional é a falta de pesquisas que comprovem sua metodologia e eficácia; isso leva muitos médicos a considera-la falha e descartar seu uso. Diante disso, gera-se outro problema relativo à falta de reconhecimento e regulamentação da técnica pelo Conselho Federal da Medicina.

Um dos grandes fatores responsáveis pela dificuldade em ganhar mais credibilidade junto aos órgãos responsáveis pela regularização é a aplicação inadequada da técnica. Existem muitos profissionais autodenominados iridologistas que não possuem o treinamento e os conhecimentos adequados para a prática deste tipo de ferramenta. Como não existe uma regulamentação do Conselho Federal da Medicina, há uma falha no processo de formação dos profissionais, que em muitos casos se trata de apenas uma longa semana de aulas e instruções, e que não proporcionam o conhecimento e a certificação necessárias para a boa aplicação de um diagnóstico.

Benefícios e reconhecimento


Do outro lado da moeda existem os defensores e praticantes da Iridologia, dentre eles muitos médicos tradicionais. A grande arma da Iridologia são diagnósticos realizados com eximia precisão, ótimos resultados e de forma não invasiva ao pacientes. Muitos médicos tradicionais reconhecem os benefícios da prática e dizem utilizá-la como uma importante ferramenta de diagnósticos.

Quando devidamente treinados e certificados, os profissionais praticantes desse método têm mostrado excelentes resultados, como é o caso de uma modelista de 39 anos que estava sofrendo de anemia severa, possivelmente desencadeada por estresse. Após ter realizado uma série de exames considerados por ela invasivos, resolveu então procurar um profissional homeopata e iridólogo que, antes mesmo de ver qualquer exame que a paciente já havia realizado, requisitou uma análise de sua íris. Após a análise, o profissional foi capaz de determinar com exatidão as causas da anemia, que no caso se tratava de uma deficiência de ácido clorídrico e vitamina B12: essa análise estava em perfeita sintonia com os resultados obtidos nos exames tradicionais da paciente.

De modo que os estudioso e praticantes defendem que a técnica pode trazer uma série de benefícios, além de não ser aplicada através de nenhum modo prejudicial ao paciente, deve-se estar atento à formação e capacitação do profissional selecionado para tal tarefa.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!