.
A Ayurveda no tratamento do Reumatismo - como funciona?

A Ayurveda no tratamento do Reumatismo - como funciona?

A medicina Ayurveda tem entre seus princípios básicos a crença de que tudo no universo é formado por 5 elementos fundamentais da natureza. Portanto, através destes elementos é possível detectar e tratar os mais variados problemas de cunho físico, mental ou espiritual – o que inclui ainda o tratamento parar enfermidades como o reumatismo.


A Ayurveda e o Reumatismo

Antes de entrar no campo da Ayurveda para iniciar esse tratamento, é preciso entender um pouco mais sobre o quadro das doenças reumatoides. O reumatismo, como o próprio nome já indica, é uma doença reumatológica que pode incluir outras mais de 100 doenças existente na medicina ocidental.

Os processos reumatológicos que recebem a alcunha de reumatismo são normalmente classificados em 7 situações diferentes, sendo divididas pela Escola Americana de Reumatologia em: Doenças do Colágeno ou Autoimunes como a Artrite Reumatóide e Lúpus Eritematoso; Artrites associadas a Espondilites como a artrite da Psoríase; Reumatismo degenerativo que caracteriza a Artrose; Artrites infecciosas em geral; Doenças endócrinas e metabólicas como a Gota; Alterações ósseas que comumente se apresenta como a Osteoporose; e por último o Reumatismo de tecidos moles que pode ser muito bem representado pela Bursite, Tendinite e Fibromialgia.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Tratamento através da Ayurveda

A Ayurveda possui uma visão um pouco diferente da medicina ocidental tradicional. No caso do reumatismo, por exemplo, enquanto a medicina ocidental vê múltiplas doenças separadamente, a Ayurveda distingue apenas 3 tipos de reumatismo – os quais estão de acordo com seus doshas, obtendo-se assim os reumatismos dos tipos Vata, do tipo Pitta e do tipo Kapha.

Segundo a Ayurveda, tais reumatismos normalmente estão associados ao acúmulo de toxinas (também conhecidas como Ama). Isso ocorre devido à algumas alterações digestivas e constipação. Desse modo, é possível tratar o reumatismo dentro da Ayurveda seguindo uma dieta individualizada e que esteja de acordo com o diagnóstico da desarmonia do paciente. Atente-se pois existem alimentos, normalmente de origem animal, que podem provocar o acúmulo de Ama.

Além de uma alimentação equilibrada que busque balancear os doshas deficientes, existem outras formas de terapia que podem ser aplicadas como o uso de fototerápicos - dentro da Ayurveda é possível encontrar muitas ervas com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, por exemplo. A própria massoterapia ayurvédica pode ser uma ótima ferramenta auxiliar no tratamento dos casos de reumatismo.

Leia também: Conheça os princípios e significados da Ayurveda.
 

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!