.
8 passos para conseguir se lembrar dos sonhos

8 passos para conseguir se lembrar dos sonhos

Você pode até dizer que não, mas o fato é que todo mundo sonha. Mesmo que não consiga se lembrar, eles acontecem todas as noites – cabe a você praticar se quiser tê-los cada vez mais frescos em sua memória. Quer saber como lembrar dos sonhos? Anote essas dicas valiosas e coloque o plano em prática.

Como lembrar dos sonhos? Passo a passo

Enquanto algumas pessoas se lembram com riqueza de detalhes, outras não fazem ideia de como lembrar dos sonhos. O fato é que, por diversos fatores, essa lembrança pode ficar bloqueada ou limitada, sendo necessário colocar em prática algumas técnicas para retoma-la.


Clique Aqui: Homens e mulheres têm sonhos iguais? Descubra os padrões!


Sonhos são manifestações da alma, capazes de orientar, avisar ou amansar os sentimentos do sonhador. Por meio deles, você terá acesso a informações que a sua mente consciente não deixa acessar. Portanto, entender essa importância é fundamental para fazer bom uso dos passos a seguir, permitindo que se consiga lembrar e interpretar adequadamente cada um desses sinais. Vamos lá!

  • 1

    Aceite seus sonhos

    Pode parecer absurdo, mas muitas das pessoas que não conseguem se lembrar dos sonhos acabam bloqueando essas lembranças inconscientemente. Isso acontece quando se tem medo de acordar sob a má sensação de um pesadelo, de um sonho que traga à tona memórias indesejadas, ou até mesmo de ter uma noite agitada e não conseguir descansar.

    Ou seja, na grande maioria dos casos, a falta de lembrança é reversível, e para isso é necessário relaxar e aceitar os sonhos, bem como os respectivos significados que vierem com eles.

  • 2

    Relaxe e mantenha o foco

    O segundo passo é relaxar e pensar sobre o que você gostaria de sonhar. Agora diga a si mesmo que, ao acordar, você também gostaria de se lembrar daquilo que sonhou. Essa técnica é capaz de aumentar as chances não só de controlar a temática dos sonhos, como também de guardar a história em sua memória.

  • 3

    Fixe a lembrança

    Antes de se levantar da cama, ou mesmo mudar de posição, permaneça imóvel e procure, calmamente e de olhos fechados, repassar as cenas vividas em seu sonho. Esse processo pode te ajudar a fixar e tornar mais acessíveis as lembranças.

    Coloque em ordem as informações e estabeleça uma linha do tempo para os acontecimentos subconscientes. Transforme as cenas em uma história com começo, meio e fim, ou pelo menos algo com alguma lógica temporal.

  • 4

    Anote tudo

    O quarto passo, e talvez o mais importante dentre eles, é anotar tudo o que se lembrar logo que acordar. Para isso, tenha ao lado da cama um caderninho e uma caneta, e deixe-o sempre aberto em uma página em branco.

    Se você acordar durante a madrugada e se lembrar de algo, vá até o caderninho e anote tudo o que vier à mente; pode ser em forma de palavras-chave ou como achar mais fácil. Atente-se a detalhes como as pessoas presentes no sonho, o cenário, objetos relevantes e outros pontos altos.

  • 5

    Ou grave…

    Para aqueles que acordam muito “bêbados” de sono, ou que não querem ter o trabalho de escrever logo cedo, podem optar por gravadores de voz para registrar o que vivenciou durante a noite. Vale contar a história toda ou novamente soltar algumas palavras-chave para depois transcrever o áudio para um pedaço de papel ou para um arquivo no computador, onde possa organizar melhor essas informações.

  • 6

    Não interrompa seu sono

    Outra forma valiosa de como lembrar dos sonhos é simplesmente dormir até acordar. Nada de interrupções com despertadores, barulhos externos ou alguém te chamando. Isso pode fazer com que você tenha de parar de sonhar, acorde confuso e ainda esqueça de tudo em apenas alguns segundos.

    Tendo essa informação em mente, vale começar a praticar esses passos em um final de semana, feriado ou outro momento em que não precise se levantar cedo no dia seguinte.

  • 7

    Dê importância aos flashbacks

    Ao longo do dia, é possível que você tenha alguns flashbacks dos sonhos que teve. Não ignore essas visualizações. Quando tiver alguma lembrança do que aconteceu, novamente peque seu caderninho e faça as anotações pertinentes.

  • 8

    Conte o sonho para alguém

    Se você não foi interrompido e conseguir tomar nota, ou ao menos segurar na memória os detalhes do seu sonho, pode ser bastante vantajoso conta-lo também a uma outra pessoa – mesmo que ele pareça o maior dos absurdos.

    Enquanto conta a história, é possível que alguns insights ocorram, e que você consiga acrescentar novas informações ao contexto.

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar